Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349 |
Resumo: | A inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; formação de professores; ensino fundamental. Abstract The insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation. Keywords: environmental education; interdisciplinarity; fundamental education; teacher formation. |
id |
INEP-2_7d36098e430777516d5b16a2cbfa8b12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1349 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamentalA inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; formação de professores; ensino fundamental. Abstract The insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation. Keywords: environmental education; interdisciplinarity; fundamental education; teacher formation.INEP2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/134910.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.917Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349/108810.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1088Bizerril, MarceloFaria, Dóris S.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:35:36Zoai:ojs3.inep:article/1349Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:35:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental |
title |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental |
spellingShingle |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental Bizerril, Marcelo |
title_short |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental |
title_full |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental |
title_fullStr |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental |
title_sort |
Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental |
author |
Bizerril, Marcelo |
author_facet |
Bizerril, Marcelo Faria, Dóris S. |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Dóris S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bizerril, Marcelo Faria, Dóris S. |
description |
A inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; formação de professores; ensino fundamental. Abstract The insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation. Keywords: environmental education; interdisciplinarity; fundamental education; teacher formation. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.917 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349/1088 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700789198848 |