Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizerril, Marcelo
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Faria, Dóris S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349
Resumo: A inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; formação de professores; ensino fundamental. Abstract The insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation. Keywords: environmental education; interdisciplinarity; fundamental education; teacher formation.
id INEP-2_7d36098e430777516d5b16a2cbfa8b12
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1349
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamentalA inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; formação de professores; ensino fundamental. Abstract The insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation. Keywords: environmental education; interdisciplinarity; fundamental education; teacher formation.INEP2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/134910.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.917Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349/108810.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1088Bizerril, MarceloFaria, Dóris S.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:35:36Zoai:ojs3.inep:article/1349Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:35:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
spellingShingle Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
Bizerril, Marcelo
title_short Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_full Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_fullStr Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_full_unstemmed Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
title_sort Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
author Bizerril, Marcelo
author_facet Bizerril, Marcelo
Faria, Dóris S.
author_role author
author2 Faria, Dóris S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizerril, Marcelo
Faria, Dóris S.
description A inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. Palavras-chave: educação ambiental; interdisciplinaridade; formação de professores; ensino fundamental. Abstract The insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation. Keywords: environmental education; interdisciplinarity; fundamental education; teacher formation.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.917
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1349/1088
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.1088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 82 n. 200-01-02 (2001)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 82 Núm. 200-01-02 (2001)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 82 No 200-01-02 (2001)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700789198848