Políticas inclusivas no ensino superior: análise do acesso, permanência e aprendizagem dos acadêmicos participantes do ProUni na Universidade do Vale do Itajaí, no período 2006-2007*
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2862 |
Resumo: | Objetivou analisar o perfil, a permanência e os índices de rendimento acadêmico dos estudantes beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no período de 2006 a 2007. Os dados, coletados no sistema acadêmico da instituição, foram tratados estatisticamente e avaliados a partir da legislação vigente. Trata-se de um estudo descritivo com vista a obter um diagnóstico do funcionamento desse programa, criado pelo governo federal, em 2005, com a finalidade de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em cursos de graduação de instituições de educação superior (IES) não públicas. Os resultados desta pesquisa, mesmo que preliminares, indicam que o programa tem possibilitado o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e que eles demonstram rendimento compatível ao do grupo de coingressantes. |
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Políticas inclusivas no ensino superior: análise do acesso, permanência e aprendizagem dos acadêmicos participantes do ProUni na Universidade do Vale do Itajaí, no período 2006-2007*Objetivou analisar o perfil, a permanência e os índices de rendimento acadêmico dos estudantes beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no período de 2006 a 2007. Os dados, coletados no sistema acadêmico da instituição, foram tratados estatisticamente e avaliados a partir da legislação vigente. Trata-se de um estudo descritivo com vista a obter um diagnóstico do funcionamento desse programa, criado pelo governo federal, em 2005, com a finalidade de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em cursos de graduação de instituições de educação superior (IES) não públicas. Os resultados desta pesquisa, mesmo que preliminares, indicam que o programa tem possibilitado o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e que eles demonstram rendimento compatível ao do grupo de coingressantes.INEP2010-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/286210.24109/2176-6681.rbep.91i228.578Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 228 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 228 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 228 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i228reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2862/259710.24109/2176-6681.rbep.91i228.2597Ferri, CássiaLinhares Hostins, ReginaFronza, FabíolaValdamari, Gildeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:50:13Zoai:ojs3.inep:article/2862Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:50:13Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
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