Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicetti, Vera Lucia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fossatti, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842
Resumo: Em todos os níveis educacionais há a problemática da evasão. Esta, por sua vez, vem sendo tema preocupante devido ao aumento, em destaque neste artigo, da evasão no Ensino Superior nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento comparativo entre alunos de cursos de licenciatura bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos não bolsistas no que diz respeito à situação deles, no segundo se­mestre de 2012, nos cursos por eles ingressados em 2007, 2008 e 2009 em uma instituição de Ensino Superior privada de cunho filantrópico, sem fins lucrativos, do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia usada foi quantita­tiva, com objetivo exploratório comparativo e procedimento técnico ex post facto. Foi usada a estatística descritiva e de inferência para a análise dos dados. A frequência de evasão foi menor entre os bolsistas ProUni (30%) do que entre os não bolsistas (41,2%). Os resultados indicam o ProUni como um programa que está conseguindo fidelizar os alunos nos cursos de licenciatura, pois um dos achados na regressão logística realizada foi que os bolsistas tiveram 56% menos chances de evadirem, sendo essa associação significativa, com p=0,005. Alunos mais jovens e do sexo feminino também apresentaram menores chances de evasão. O presente trabalho aponta para a necessidade de estudos mais abrangentes no que diz respeito às relações entre os ingressantes nos cursos de formação de professores via programas de ações afirmativas com relação aos outros ingressantes.
id UFPR-4_8804c6d91003c75acdcea78db8b7e193
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32842
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em focoEducaçãoEvasão; Cursos de Graduação – Licenciatura; PROUNIEm todos os níveis educacionais há a problemática da evasão. Esta, por sua vez, vem sendo tema preocupante devido ao aumento, em destaque neste artigo, da evasão no Ensino Superior nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento comparativo entre alunos de cursos de licenciatura bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos não bolsistas no que diz respeito à situação deles, no segundo se­mestre de 2012, nos cursos por eles ingressados em 2007, 2008 e 2009 em uma instituição de Ensino Superior privada de cunho filantrópico, sem fins lucrativos, do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia usada foi quantita­tiva, com objetivo exploratório comparativo e procedimento técnico ex post facto. Foi usada a estatística descritiva e de inferência para a análise dos dados. A frequência de evasão foi menor entre os bolsistas ProUni (30%) do que entre os não bolsistas (41,2%). Os resultados indicam o ProUni como um programa que está conseguindo fidelizar os alunos nos cursos de licenciatura, pois um dos achados na regressão logística realizada foi que os bolsistas tiveram 56% menos chances de evadirem, sendo essa associação significativa, com p=0,005. Alunos mais jovens e do sexo feminino também apresentaram menores chances de evasão. O presente trabalho aponta para a necessidade de estudos mais abrangentes no que diz respeito às relações entre os ingressantes nos cursos de formação de professores via programas de ações afirmativas com relação aos outros ingressantes.UFPRFAPERGSFelicetti, Vera LuciaFossatti, Paulo2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 265-282Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 265-282Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 265-2821984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842/22084https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842/30698info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:10:49Zoai:revistas.ufpr.br:article/32842Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:10:49Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
title Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
spellingShingle Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
Felicetti, Vera Lucia
Educação
Evasão; Cursos de Graduação – Licenciatura; PROUNI
title_short Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
title_full Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
title_fullStr Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
title_full_unstemmed Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
title_sort Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco
author Felicetti, Vera Lucia
author_facet Felicetti, Vera Lucia
Fossatti, Paulo
author_role author
author2 Fossatti, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Felicetti, Vera Lucia
Fossatti, Paulo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Evasão; Cursos de Graduação – Licenciatura; PROUNI
topic Educação
Evasão; Cursos de Graduação – Licenciatura; PROUNI
description Em todos os níveis educacionais há a problemática da evasão. Esta, por sua vez, vem sendo tema preocupante devido ao aumento, em destaque neste artigo, da evasão no Ensino Superior nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento comparativo entre alunos de cursos de licenciatura bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos não bolsistas no que diz respeito à situação deles, no segundo se­mestre de 2012, nos cursos por eles ingressados em 2007, 2008 e 2009 em uma instituição de Ensino Superior privada de cunho filantrópico, sem fins lucrativos, do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia usada foi quantita­tiva, com objetivo exploratório comparativo e procedimento técnico ex post facto. Foi usada a estatística descritiva e de inferência para a análise dos dados. A frequência de evasão foi menor entre os bolsistas ProUni (30%) do que entre os não bolsistas (41,2%). Os resultados indicam o ProUni como um programa que está conseguindo fidelizar os alunos nos cursos de licenciatura, pois um dos achados na regressão logística realizada foi que os bolsistas tiveram 56% menos chances de evadirem, sendo essa associação significativa, com p=0,005. Alunos mais jovens e do sexo feminino também apresentaram menores chances de evasão. O presente trabalho aponta para a necessidade de estudos mais abrangentes no que diz respeito às relações entre os ingressantes nos cursos de formação de professores via programas de ações afirmativas com relação aos outros ingressantes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842/22084
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32842/30698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 265-282
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 265-282
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 265-282
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902015684608