Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Telma
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Andrea Tereza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625
Resumo: Objetiva discutir sobre estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento. Foram analisados 152 relatórios de 24 orientadores de estudo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que esses orientadores, muitos ainda iniciantes nesta função de “desenvolver experiências de formação docente”, evidenciaram capacidade de favorecer, entre seus pares, situações de aprendizagem ancoradas em saberes construídos no cotidiano da escola.
id INEP-2_80365a57ea74d366bc3a759dc6be4f33
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3625
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-LetramentoObjetiva discutir sobre estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento. Foram analisados 152 relatórios de 24 orientadores de estudo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que esses orientadores, muitos ainda iniciantes nesta função de “desenvolver experiências de formação docente”, evidenciaram capacidade de favorecer, entre seus pares, situações de aprendizagem ancoradas em saberes construídos no cotidiano da escola.INEP2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/362510.24109/2176-6681.rbep.92i231.546Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i231reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625/336010.24109/2176-6681.rbep.92i231.3360Leal, TelmaFerreira, Andrea Terezainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:38:43Zoai:ojs3.inep:article/3625Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:38:43Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
title Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
spellingShingle Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
Leal, Telma
title_short Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
title_full Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
title_fullStr Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
title_full_unstemmed Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
title_sort Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
author Leal, Telma
author_facet Leal, Telma
Ferreira, Andrea Tereza
author_role author
author2 Ferreira, Andrea Tereza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Telma
Ferreira, Andrea Tereza
description Objetiva discutir sobre estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento. Foram analisados 152 relatórios de 24 orientadores de estudo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que esses orientadores, muitos ainda iniciantes nesta função de “desenvolver experiências de formação docente”, evidenciaram capacidade de favorecer, entre seus pares, situações de aprendizagem ancoradas em saberes construídos no cotidiano da escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625
10.24109/2176-6681.rbep.92i231.546
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.92i231.546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625/3360
10.24109/2176-6681.rbep.92i231.3360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.92i231
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703476699136