Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625 |
Resumo: | Objetiva discutir sobre estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento. Foram analisados 152 relatórios de 24 orientadores de estudo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que esses orientadores, muitos ainda iniciantes nesta função de “desenvolver experiências de formação docente”, evidenciaram capacidade de favorecer, entre seus pares, situações de aprendizagem ancoradas em saberes construídos no cotidiano da escola. |
id |
INEP-2_80365a57ea74d366bc3a759dc6be4f33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3625 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-LetramentoObjetiva discutir sobre estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento. Foram analisados 152 relatórios de 24 orientadores de estudo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que esses orientadores, muitos ainda iniciantes nesta função de “desenvolver experiências de formação docente”, evidenciaram capacidade de favorecer, entre seus pares, situações de aprendizagem ancoradas em saberes construídos no cotidiano da escola.INEP2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/362510.24109/2176-6681.rbep.92i231.546Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i231reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625/336010.24109/2176-6681.rbep.92i231.3360Leal, TelmaFerreira, Andrea Terezainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:38:43Zoai:ojs3.inep:article/3625Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:38:43Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento |
title |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento |
spellingShingle |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento Leal, Telma |
title_short |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento |
title_full |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento |
title_fullStr |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento |
title_full_unstemmed |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento |
title_sort |
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento |
author |
Leal, Telma |
author_facet |
Leal, Telma Ferreira, Andrea Tereza |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Andrea Tereza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Telma Ferreira, Andrea Tereza |
description |
Objetiva discutir sobre estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento. Foram analisados 152 relatórios de 24 orientadores de estudo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que esses orientadores, muitos ainda iniciantes nesta função de “desenvolver experiências de formação docente”, evidenciaram capacidade de favorecer, entre seus pares, situações de aprendizagem ancoradas em saberes construídos no cotidiano da escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625 10.24109/2176-6681.rbep.92i231.546 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.92i231.546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3625/3360 10.24109/2176-6681.rbep.92i231.3360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 231 (2011) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 231 (2011) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 231 (2011) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.92i231 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703476699136 |