O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1058 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo discutir a questão da avaliação escolar, a partir do enfoque da teoria psicogenética de Piaget. Assim, num primeiro momento, o estudo procura mostrar os usos inadequados dessa teoria quando aplicada à prática pedagógica; num segundo momento, destacando sobretudo o seu caráter epistemológico, busca aproveitar algumas das contribuições piagetianas para a discussão dos problemas da aprendizagem, mais especificamente os que dizem respeito à questão do erro. Abstract This paper aims at discussing the educational evaluation issue based on Piaget's psychogenetic theory approach. Firstly, the study intends to show the inadequate employment of such theory, when applied to pedagogic praxis. Afterwards, emphasizing above ali its epistemological character, it seeks to make good use of some Piaget' s contributions in the question linked to learning problems, particularly those related to the error question. Résumé Cette étude a comme objectif là discussion de là question de l'evaluation scolaire, à partir de l'approche de là Théorie Psychogénetique de Piaget. Dars un premier moment, l' étude cherche de montrer les usagens inadéquats de cette théorie lorsque appliquée à là praxis pédagogique; dans un Second moment, en relevant surtout son caractère épistémologique, il cherche de profiter quelques contributions piagetiennes, pour là discussion des problèmes de l'apprentissage, mais particulièrement ceux qui s'occupent de Ia question de là faute. Resumen Este estúdio tiene como objetivo discutir là cuestión de la Evaluación Escolar, a partir del enfoque de là Teoria Psicogenética de Piaget. Así, en un primer momento, el estúdio busca mostrar los usos inadecuados de esa teoria cuando se aplica a là práctica pedagógica; en un segundo momento, destacando sobretodo su caracter epistemológico, busca aprovechar algunas de las contribuciones piagetianas para là discusión de los problemas de aprendizaje, especificamente los referidos a là cuestión del error. |
id |
INEP-2_88c43c22569db13431a3d453369c35cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1058 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação EscolarEste estudo tem como objetivo discutir a questão da avaliação escolar, a partir do enfoque da teoria psicogenética de Piaget. Assim, num primeiro momento, o estudo procura mostrar os usos inadequados dessa teoria quando aplicada à prática pedagógica; num segundo momento, destacando sobretudo o seu caráter epistemológico, busca aproveitar algumas das contribuições piagetianas para a discussão dos problemas da aprendizagem, mais especificamente os que dizem respeito à questão do erro. Abstract This paper aims at discussing the educational evaluation issue based on Piaget's psychogenetic theory approach. Firstly, the study intends to show the inadequate employment of such theory, when applied to pedagogic praxis. Afterwards, emphasizing above ali its epistemological character, it seeks to make good use of some Piaget' s contributions in the question linked to learning problems, particularly those related to the error question. Résumé Cette étude a comme objectif là discussion de là question de l'evaluation scolaire, à partir de l'approche de là Théorie Psychogénetique de Piaget. Dars un premier moment, l' étude cherche de montrer les usagens inadéquats de cette théorie lorsque appliquée à là praxis pédagogique; dans un Second moment, en relevant surtout son caractère épistémologique, il cherche de profiter quelques contributions piagetiennes, pour là discussion des problèmes de l'apprentissage, mais particulièrement ceux qui s'occupent de Ia question de là faute. Resumen Este estúdio tiene como objetivo discutir là cuestión de la Evaluación Escolar, a partir del enfoque de là Teoria Psicogenética de Piaget. Así, en un primer momento, el estúdio busca mostrar los usos inadecuados de esa teoria cuando se aplica a là práctica pedagógica; en un segundo momento, destacando sobretodo su caracter epistemológico, busca aprovechar algunas de las contribuciones piagetianas para là discusión de los problemas de aprendizaje, especificamente los referidos a là cuestión del error.INEP1991-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/105810.24109/2176-6681.rbep.72i171.1295Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 171 (1991)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 171 (1991)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 171 (1991)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.72i171reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1058/79710.24109/2176-6681.rbep.72i171.797Davis, CláudiaEsposito, Yara Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:44:55Zoai:ojs3.inep:article/1058Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:44:55Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar |
title |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar |
spellingShingle |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar Davis, Cláudia |
title_short |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar |
title_full |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar |
title_fullStr |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar |
title_full_unstemmed |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar |
title_sort |
O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar |
author |
Davis, Cláudia |
author_facet |
Davis, Cláudia Esposito, Yara Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Esposito, Yara Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davis, Cláudia Esposito, Yara Lúcia |
description |
Este estudo tem como objetivo discutir a questão da avaliação escolar, a partir do enfoque da teoria psicogenética de Piaget. Assim, num primeiro momento, o estudo procura mostrar os usos inadequados dessa teoria quando aplicada à prática pedagógica; num segundo momento, destacando sobretudo o seu caráter epistemológico, busca aproveitar algumas das contribuições piagetianas para a discussão dos problemas da aprendizagem, mais especificamente os que dizem respeito à questão do erro. Abstract This paper aims at discussing the educational evaluation issue based on Piaget's psychogenetic theory approach. Firstly, the study intends to show the inadequate employment of such theory, when applied to pedagogic praxis. Afterwards, emphasizing above ali its epistemological character, it seeks to make good use of some Piaget' s contributions in the question linked to learning problems, particularly those related to the error question. Résumé Cette étude a comme objectif là discussion de là question de l'evaluation scolaire, à partir de l'approche de là Théorie Psychogénetique de Piaget. Dars un premier moment, l' étude cherche de montrer les usagens inadéquats de cette théorie lorsque appliquée à là praxis pédagogique; dans un Second moment, en relevant surtout son caractère épistémologique, il cherche de profiter quelques contributions piagetiennes, pour là discussion des problèmes de l'apprentissage, mais particulièrement ceux qui s'occupent de Ia question de là faute. Resumen Este estúdio tiene como objetivo discutir là cuestión de la Evaluación Escolar, a partir del enfoque de là Teoria Psicogenética de Piaget. Así, en un primer momento, el estúdio busca mostrar los usos inadecuados de esa teoria cuando se aplica a là práctica pedagógica; en un segundo momento, destacando sobretodo su caracter epistemológico, busca aprovechar algunas de las contribuciones piagetianas para là discusión de los problemas de aprendizaje, especificamente los referidos a là cuestión del error. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1058 10.24109/2176-6681.rbep.72i171.1295 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1058 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.72i171.1295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1058/797 10.24109/2176-6681.rbep.72i171.797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 72 n. 171 (1991) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 72 Núm. 171 (1991) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 72 No 171 (1991) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.72i171 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699854917632 |