Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341 |
Resumo: | Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade. |
id |
INEP-2_89c391cce9be693d2456235078b06e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3341 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade. INEP2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/334110.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 250 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 250 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 250 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i250reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341/307610.24109/2176-6681.rbep.98i250.3076Felden, Eliane de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:20:20Zoai:ojs3.inep:article/3341Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:20:20Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área |
title |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área Felden, Eliane de Lourdes |
title_short |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área |
title_full |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área |
title_sort |
Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área |
author |
Felden, Eliane de Lourdes |
author_facet |
Felden, Eliane de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felden, Eliane de Lourdes |
description |
Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341/3076 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.3076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 250 (2017) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 250 (2017) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 250 (2017) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.98i250 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702344237056 |