Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felden, Eliane de Lourdes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341
Resumo:  Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade.      
id INEP-2_89c391cce9be693d2456235078b06e28
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3341
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área  Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade.      INEP2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/334110.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 250 (2017)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 250 (2017)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 250 (2017)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.98i250reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341/307610.24109/2176-6681.rbep.98i250.3076Felden, Eliane de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:20:20Zoai:ojs3.inep:article/3341Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:20:20Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
title Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
Felden, Eliane de Lourdes
title_short Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
title_full Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
title_sort Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área
author Felden, Eliane de Lourdes
author_facet Felden, Eliane de Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felden, Eliane de Lourdes
description  Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade.      
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341
10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3341/3076
10.24109/2176-6681.rbep.98i250.3076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 98 n. 250 (2017)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 98 Núm. 250 (2017)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 98 No 250 (2017)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.98i250
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702344237056