A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/943 |
Resumo: | A presente pesquisa, focalizou a formação continuada dos professores pela capacitação em serviço promovida por uma professora coordenadora. Analisou como foram planejadas e executadas essas ações na escola - nas reuniões semanais do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo e no acompanhamento cotidiano da execução do trabalho docente, em sala de aula. Um projeto de trabalho em leitura foi executado como oportunidade de acompanhar a capacitação dos professores pela coordenadora, ao mesmo tempo em que atendeu às necessidades educativas dos alunos daquele grupo de educadores. A investigação foi definida numa abordagem quanti-qualitativa como pesquisa colaborativa e permitiu verificar a prática adotada pela coordenação pedagógica junto ao grupo de professores. Enquanto pesquisadora, participei diversas vezes como observadora do desenvolvimento das atividades propostas pela pesquisa. Pequenas intervenções foram realizadas como colaboradora com o aval dos docentes na execução do projeto de trabalho em leitura, em atendimento às solicitações do próprio grupo atuante. Questionários, observações, conversas informais e registros num diário de bordo foram utilizados. Quadros e gráficos foram elaborados como síntese dos dados obtidos. Fotos foram anexadas para aclarar o que foi feito nos projetos de trabalho sobre leitura.Os sujeitos desta pesquisa foram uma Professora Coordenadora Pedagógica e vinte e dois professores de uma escola pública do Ciclo I do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou que é essencial o Coordenador Pedagógico contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica daqueles que se encontram sob sua coordenação sendo pesquisador de estratégias que lhe permita auxiliar seus coordenados a rever, entender e transformar sua prática, seja em sala de aula, seja em outro ambiente de trabalho. É preciso que ele seja, antes de tudo, um profissional preocupado em refletir sobre o seu próprio trabalho e buscar constantemente investir em sua própria capacitação. È necessário que esse coordenador faça constantes estudos na área de formação de professores e de ensino e aprendizagem. A execução de um projeto de trabalho em leitura colaborou com o grupo pesquisado no aprimoramento da formação continuada realizada na escola e obrigou a reflexão sobre a elaboração de projetos de trabalho e às práticas de leitura existentes até então, com resultados na aprendizagem dos alunos. Ao mesmo tempo, auxiliou o grupo pesquisado no embasamento teórico necessário à reflexão, organização e avaliação de ações que contemplaram as necessidades dos alunos. |
id |
UOES_f3a58f20fd6fb20a8a5a52ea9c3cd820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/943 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentesThe work of the Pedagogical Coordinator Theacher in the professional development of the professorsOrientadores educacionaisFormação profissionalEducação permanenteSchool counselorsJob trainingContinuing educationEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa, focalizou a formação continuada dos professores pela capacitação em serviço promovida por uma professora coordenadora. Analisou como foram planejadas e executadas essas ações na escola - nas reuniões semanais do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo e no acompanhamento cotidiano da execução do trabalho docente, em sala de aula. Um projeto de trabalho em leitura foi executado como oportunidade de acompanhar a capacitação dos professores pela coordenadora, ao mesmo tempo em que atendeu às necessidades educativas dos alunos daquele grupo de educadores. A investigação foi definida numa abordagem quanti-qualitativa como pesquisa colaborativa e permitiu verificar a prática adotada pela coordenação pedagógica junto ao grupo de professores. Enquanto pesquisadora, participei diversas vezes como observadora do desenvolvimento das atividades propostas pela pesquisa. Pequenas intervenções foram realizadas como colaboradora com o aval dos docentes na execução do projeto de trabalho em leitura, em atendimento às solicitações do próprio grupo atuante. Questionários, observações, conversas informais e registros num diário de bordo foram utilizados. Quadros e gráficos foram elaborados como síntese dos dados obtidos. Fotos foram anexadas para aclarar o que foi feito nos projetos de trabalho sobre leitura.Os sujeitos desta pesquisa foram uma Professora Coordenadora Pedagógica e vinte e dois professores de uma escola pública do Ciclo I do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou que é essencial o Coordenador Pedagógico contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica daqueles que se encontram sob sua coordenação sendo pesquisador de estratégias que lhe permita auxiliar seus coordenados a rever, entender e transformar sua prática, seja em sala de aula, seja em outro ambiente de trabalho. É preciso que ele seja, antes de tudo, um profissional preocupado em refletir sobre o seu próprio trabalho e buscar constantemente investir em sua própria capacitação. È necessário que esse coordenador faça constantes estudos na área de formação de professores e de ensino e aprendizagem. A execução de um projeto de trabalho em leitura colaborou com o grupo pesquisado no aprimoramento da formação continuada realizada na escola e obrigou a reflexão sobre a elaboração de projetos de trabalho e às práticas de leitura existentes até então, com resultados na aprendizagem dos alunos. Ao mesmo tempo, auxiliou o grupo pesquisado no embasamento teórico necessário à reflexão, organização e avaliação de ações que contemplaram as necessidades dos alunos.The present research, focused the continued formation of the professors for the qualification in service promoted for a coordinating teacher. It analyzed how these actions had been planned and executed in the school in the weekly meetings of the Collective Pedagogical Working Schedule and the daily attendance of the execution of the teaching work, in the classroom. A project of reading work was executed as opportunity to follow the qualification of the professor for the coordinator; at the same time it attended the educative necessities of the pupils of that group of educators. The investigation was defined in a quanti-qualitative boarding as collaboration research and it allowed to verify the practice adopted for the pedagogical coordination next to the group of professors. While I was a researcher, I participated several times as observer of the development of the activities purposed by the research. Small interventions were made as collaborating with the endorsement of the professors in the execution of the project of reading work, in attendance to the requests of the operating group itself. Questionnaires, comments, colloquies and registers in a daily notebook had been used. Pictures and graphs were elaborated as synthesis of the gotten data. Photos were annexed to clarify what was made in the projects of reading work. The participants of this research were a Pedagogical Coordinating Teacher and twenty two professors of a public school of Cycle I of Basic School, located in the city of Presidente Prudente, in the interior of São Paulo State. The research development demonstrated that it is essential to the Pedagogical Coordinator to contribute for the improvement of the Pedagogical practice of those that are under your coordination, being a strategies researcher that allows to auxiliate your subordinates to review, to understand and to transform their way, either in the classroom or in another environment of work. It is necessary the professional to be the one worried in reflecting on its proper work and constantly search to invest in its own qualification. It is necessary that this coordinator makes frequents studies in the area of professors formation and education and learning. The execution of a project of reading work collaborated with the searched group in the improvement of the continued formation in the school and compelled the reflection about the projects elaboration and the practices of reading until then, with results in the learning of the students. At the same time, it assisted the searched group in the necessary theoric basis to the reflection, organization and evaluation of actions that contemplated the necessities of the pupils.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Gebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Lima, José Milton deCPF:00493460837http://lattes.cnpq.br/7758444123838079Caseiro, Luzia de Lourdes2016-07-18T17:54:26Z2007-10-082007-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASEIRO, Luzia de Lourdes. The work of the Pedagogical Coordinator Theacher in the professional development of the professors. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:10Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes The work of the Pedagogical Coordinator Theacher in the professional development of the professors |
title |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes |
spellingShingle |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes Caseiro, Luzia de Lourdes Orientadores educacionais Formação profissional Educação permanente School counselors Job training Continuing education Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes |
title_full |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes |
title_fullStr |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes |
title_full_unstemmed |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes |
title_sort |
A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes |
author |
Caseiro, Luzia de Lourdes |
author_facet |
Caseiro, Luzia de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Helena Faria de CPF:14746921849 http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 Gebran, Raimunda Abou CPF:12107141835 http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 Lima, José Milton de CPF:00493460837 http://lattes.cnpq.br/7758444123838079 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caseiro, Luzia de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientadores educacionais Formação profissional Educação permanente School counselors Job training Continuing education Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Orientadores educacionais Formação profissional Educação permanente School counselors Job training Continuing education Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa, focalizou a formação continuada dos professores pela capacitação em serviço promovida por uma professora coordenadora. Analisou como foram planejadas e executadas essas ações na escola - nas reuniões semanais do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo e no acompanhamento cotidiano da execução do trabalho docente, em sala de aula. Um projeto de trabalho em leitura foi executado como oportunidade de acompanhar a capacitação dos professores pela coordenadora, ao mesmo tempo em que atendeu às necessidades educativas dos alunos daquele grupo de educadores. A investigação foi definida numa abordagem quanti-qualitativa como pesquisa colaborativa e permitiu verificar a prática adotada pela coordenação pedagógica junto ao grupo de professores. Enquanto pesquisadora, participei diversas vezes como observadora do desenvolvimento das atividades propostas pela pesquisa. Pequenas intervenções foram realizadas como colaboradora com o aval dos docentes na execução do projeto de trabalho em leitura, em atendimento às solicitações do próprio grupo atuante. Questionários, observações, conversas informais e registros num diário de bordo foram utilizados. Quadros e gráficos foram elaborados como síntese dos dados obtidos. Fotos foram anexadas para aclarar o que foi feito nos projetos de trabalho sobre leitura.Os sujeitos desta pesquisa foram uma Professora Coordenadora Pedagógica e vinte e dois professores de uma escola pública do Ciclo I do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou que é essencial o Coordenador Pedagógico contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica daqueles que se encontram sob sua coordenação sendo pesquisador de estratégias que lhe permita auxiliar seus coordenados a rever, entender e transformar sua prática, seja em sala de aula, seja em outro ambiente de trabalho. É preciso que ele seja, antes de tudo, um profissional preocupado em refletir sobre o seu próprio trabalho e buscar constantemente investir em sua própria capacitação. È necessário que esse coordenador faça constantes estudos na área de formação de professores e de ensino e aprendizagem. A execução de um projeto de trabalho em leitura colaborou com o grupo pesquisado no aprimoramento da formação continuada realizada na escola e obrigou a reflexão sobre a elaboração de projetos de trabalho e às práticas de leitura existentes até então, com resultados na aprendizagem dos alunos. Ao mesmo tempo, auxiliou o grupo pesquisado no embasamento teórico necessário à reflexão, organização e avaliação de ações que contemplaram as necessidades dos alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-08 2007-08-08 2016-07-18T17:54:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASEIRO, Luzia de Lourdes. The work of the Pedagogical Coordinator Theacher in the professional development of the professors. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/943 |
identifier_str_mv |
CASEIRO, Luzia de Lourdes. The work of the Pedagogical Coordinator Theacher in the professional development of the professors. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159870763008 |