O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miziara, Leni
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro, Ricardo, Bezerra, Giovani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3459
Resumo: Visa identificar os estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em seus entraves e avanços, fundamentando-se numa revisão de literatura. O levantamento bibliográfico, pautado em um referencial crítico-reflexivo, possibilitou explicitar a tese central de diversas pesquisas realizadas sobre a temática, as quais revelam, com maior ou menor ênfase, dados sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. Os pesquisadores atribuem aos coordenadores a responsabilidade precípua de mediar a formação continuada dos docentes, no entanto, fica patente o envolvimento dos coordenadores em atividades de caráter burocrático e trivial, limitando, assim, o alcance político e pedagógico de seu trabalho. Para a superação dessa realidade, torna-se necessário que professores e coordenadores busquem formação e afirmação como sujeitos competentes técnica e politicamente.
id INEP-2_8d70e1af59a0e55e875577cbb11e026d
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3459
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógicoVisa identificar os estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em seus entraves e avanços, fundamentando-se numa revisão de literatura. O levantamento bibliográfico, pautado em um referencial crítico-reflexivo, possibilitou explicitar a tese central de diversas pesquisas realizadas sobre a temática, as quais revelam, com maior ou menor ênfase, dados sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. Os pesquisadores atribuem aos coordenadores a responsabilidade precípua de mediar a formação continuada dos docentes, no entanto, fica patente o envolvimento dos coordenadores em atividades de caráter burocrático e trivial, limitando, assim, o alcance político e pedagógico de seu trabalho. Para a superação dessa realidade, torna-se necessário que professores e coordenadores busquem formação e afirmação como sujeitos competentes técnica e politicamente. INEP2014-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/345910.24109/2176-6681.rbep.95i241.3459Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 241 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 241 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 241 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i241reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3459/319410.24109/2176-6681.rbep.95i241.3194Miziara, LeniRibeiro, RicardoBezerra, Giovaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:24:47Zoai:ojs3.inep:article/3459Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:24:47Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
title O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
spellingShingle O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
Miziara, Leni
title_short O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
title_full O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
title_fullStr O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
title_full_unstemmed O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
title_sort O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico
author Miziara, Leni
author_facet Miziara, Leni
Ribeiro, Ricardo
Bezerra, Giovani
author_role author
author2 Ribeiro, Ricardo
Bezerra, Giovani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miziara, Leni
Ribeiro, Ricardo
Bezerra, Giovani
description Visa identificar os estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em seus entraves e avanços, fundamentando-se numa revisão de literatura. O levantamento bibliográfico, pautado em um referencial crítico-reflexivo, possibilitou explicitar a tese central de diversas pesquisas realizadas sobre a temática, as quais revelam, com maior ou menor ênfase, dados sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. Os pesquisadores atribuem aos coordenadores a responsabilidade precípua de mediar a formação continuada dos docentes, no entanto, fica patente o envolvimento dos coordenadores em atividades de caráter burocrático e trivial, limitando, assim, o alcance político e pedagógico de seu trabalho. Para a superação dessa realidade, torna-se necessário que professores e coordenadores busquem formação e afirmação como sujeitos competentes técnica e politicamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3459
10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3459
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3459
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3459/3194
10.24109/2176-6681.rbep.95i241.3194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 241 (2014)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 241 (2014)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 241 (2014)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.95i241
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702756327424