Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3534
Resumo: Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.
id INEP-2_904783ba645b332092c1f8ca645ab867
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3534
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileiraAnalisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.INEP2013-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/353410.24109/2176-6681.rbep.94i236.392Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 236 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 236 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 236 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i236reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3534/326910.24109/2176-6681.rbep.94i236.3269Coelho, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:26:55Zoai:ojs3.inep:article/3534Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:26:55Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
title Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
spellingShingle Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
Coelho, Cristina
title_short Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
title_full Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
title_fullStr Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
title_full_unstemmed Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
title_sort Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira
author Coelho, Cristina
author_facet Coelho, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Cristina
description Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3534
10.24109/2176-6681.rbep.94i236.392
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3534
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.94i236.392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3534/3269
10.24109/2176-6681.rbep.94i236.3269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 236 (2013)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 236 (2013)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 236 (2013)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.94i236
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703093968896