Cognição espacial e intervenções psicopedagógicas no contexto da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho,Cristina Lúcia Maia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bastos,Claudio Lyra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100003
Resumo: Ao longo do tempo, o conceito, a análise e a atenção prática das deficiências intelectuais e do desenvolvimento (DID) sofreram mudanças, ao se deslocarem de paradigmas médico-psicológicos para incluir enfoques educacionais. O objetivo deste estudo é analisar o impacto de intervenções baseadas na avaliação interativa com alunos com DID - com uso de programas computacionais e práticas como a construção de maquetes - na estimulação do desenvolvimento cognitivo potencial, nas dimensões visuoespaciais e lógicas. O texto constata que o potencial cognitivo de alunos com DID pode ser manifestado através de intervenções mediadas com ênfase nos processos metacognitivos, interacionais e afetivos. Ao destacar as possibilidades de expressão de funções cognitivas, como a espacial - em níveis bidimensionais e tridimensionais -, foi possível desenvolver o potencial de simbolização e abstração dos alunos. A linguagem tecnológica - como o Google Street View - se mostrou uma ferramenta da cultura contemporânea facilitadora na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.
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