Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Rodrigo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gobara, Shirley
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1512
Resumo: Este artigo apresenta uma retrospectiva não-exaustiva e sintética da legislação educacional e do ensino de Ciências Naturais, em particular o ensino de Física, no período que vai da instauração da primeira escola, em 1549, até o final da Era Vargas (1964). Além de realizar esta retrospectiva o trabalho também objetiva verificar de que forma as influências externas, isto é, os condicionantes políticos, econômicos e sociais influenciaram este ensino. Os resultados revelam que o ensino de Ciências Naturais, em particular o de Física, sofreu forte influência destes fatores externos, principalmente dos exames vestibulares, além de não ter recebido uma atenção especial do Estado. Verificou-se, também, que diversos problemas enfrentados hoje já se encontravam presentes durante as várias fases do período analisado: ensino expositivo, geral, superficial e baseado na memorização, número insuficiente de aulas e excessiva dependência dos manuais didáticos. Palavras chaves: educação, ensino de Física, reformas educacionais. This article shows an retrospective non-exhaustive and synthetic of educational legislation and Natural Science teaching, in particular Physics teaching, in the period from the institution of the first school, in 1549, to the end of Vargas' Age (1964). Further of doing this retrospective, the article also objectives verify in what way the external influences - the political, economic and social conditionals had influenced this teaching. The results show that Natural Science teaching, and in particular Physics teaching, suffered strong influences from these external factors, especially from "vestibular" exams, and didn't receive special attention from government. It was also verified that a lot of nowadays problems had already been verified during the several phases of the period analysed: expository teaching, general, superficial and based on memorization, insufficient number of lessons and excessive dependence on didactic manuals. Keywords: education, teaching of physics, educational reforms.
id INEP-2_915d15ae195a99eed7085d0be3d4d802
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1512
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era VargasEste artigo apresenta uma retrospectiva não-exaustiva e sintética da legislação educacional e do ensino de Ciências Naturais, em particular o ensino de Física, no período que vai da instauração da primeira escola, em 1549, até o final da Era Vargas (1964). Além de realizar esta retrospectiva o trabalho também objetiva verificar de que forma as influências externas, isto é, os condicionantes políticos, econômicos e sociais influenciaram este ensino. Os resultados revelam que o ensino de Ciências Naturais, em particular o de Física, sofreu forte influência destes fatores externos, principalmente dos exames vestibulares, além de não ter recebido uma atenção especial do Estado. Verificou-se, também, que diversos problemas enfrentados hoje já se encontravam presentes durante as várias fases do período analisado: ensino expositivo, geral, superficial e baseado na memorização, número insuficiente de aulas e excessiva dependência dos manuais didáticos. Palavras chaves: educação, ensino de Física, reformas educacionais. This article shows an retrospective non-exhaustive and synthetic of educational legislation and Natural Science teaching, in particular Physics teaching, in the period from the institution of the first school, in 1549, to the end of Vargas' Age (1964). Further of doing this retrospective, the article also objectives verify in what way the external influences - the political, economic and social conditionals had influenced this teaching. The results show that Natural Science teaching, and in particular Physics teaching, suffered strong influences from these external factors, especially from "vestibular" exams, and didn't receive special attention from government. It was also verified that a lot of nowadays problems had already been verified during the several phases of the period analysed: expository teaching, general, superficial and based on memorization, insufficient number of lessons and excessive dependence on didactic manuals. Keywords: education, teaching of physics, educational reforms.INEP2008-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/151210.24109/2176-6681.rbep.89i222.707Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 222 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 222 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 222 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i222reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1512/125110.24109/2176-6681.rbep.89i222.1251Diogo, RodrigoGobara, Shirleyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:05:26Zoai:ojs3.inep:article/1512Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:05:26Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
title Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
spellingShingle Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
Diogo, Rodrigo
title_short Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
title_full Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
title_fullStr Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
title_full_unstemmed Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
title_sort Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas
author Diogo, Rodrigo
author_facet Diogo, Rodrigo
Gobara, Shirley
author_role author
author2 Gobara, Shirley
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Rodrigo
Gobara, Shirley
description Este artigo apresenta uma retrospectiva não-exaustiva e sintética da legislação educacional e do ensino de Ciências Naturais, em particular o ensino de Física, no período que vai da instauração da primeira escola, em 1549, até o final da Era Vargas (1964). Além de realizar esta retrospectiva o trabalho também objetiva verificar de que forma as influências externas, isto é, os condicionantes políticos, econômicos e sociais influenciaram este ensino. Os resultados revelam que o ensino de Ciências Naturais, em particular o de Física, sofreu forte influência destes fatores externos, principalmente dos exames vestibulares, além de não ter recebido uma atenção especial do Estado. Verificou-se, também, que diversos problemas enfrentados hoje já se encontravam presentes durante as várias fases do período analisado: ensino expositivo, geral, superficial e baseado na memorização, número insuficiente de aulas e excessiva dependência dos manuais didáticos. Palavras chaves: educação, ensino de Física, reformas educacionais. This article shows an retrospective non-exhaustive and synthetic of educational legislation and Natural Science teaching, in particular Physics teaching, in the period from the institution of the first school, in 1549, to the end of Vargas' Age (1964). Further of doing this retrospective, the article also objectives verify in what way the external influences - the political, economic and social conditionals had influenced this teaching. The results show that Natural Science teaching, and in particular Physics teaching, suffered strong influences from these external factors, especially from "vestibular" exams, and didn't receive special attention from government. It was also verified that a lot of nowadays problems had already been verified during the several phases of the period analysed: expository teaching, general, superficial and based on memorization, insufficient number of lessons and excessive dependence on didactic manuals. Keywords: education, teaching of physics, educational reforms.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1512
10.24109/2176-6681.rbep.89i222.707
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1512
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i222.707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1512/1251
10.24109/2176-6681.rbep.89i222.1251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 222 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 222 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 222 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i222
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701553610752