Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3550 |
Resumo: | Explora o tema estratégias de aprendizagem e revisa algumas pesquisas sobre a aprendizagem de estudantes universitários de diversos cursos de graduação. Especificamente, focaliza-se o estudo individual deliberado, a lei da potência de aprendizagem, estratégias individuais de estudo, a dimensão superficialidade-profundidade e as influências da avaliação no estudo individual. O estudo conclui que estudantes de graduação utilizam estratégias superficiais, qualitativa e quantitativamente ineficientes, que tendem a ser influenciadas pelo tipo de aula que vivenciam e pela dinâmica curricular que orienta a ação pedagógica nos cursos de graduação. Para superar isso é necessário que se estabeleça uma nova cultura de ensino e aprendizagem que leve em conta o modo como experts aprendem. |
id |
INEP-2_9a913b943eaf469d5dd120ff30944425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3550 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitáriosExplora o tema estratégias de aprendizagem e revisa algumas pesquisas sobre a aprendizagem de estudantes universitários de diversos cursos de graduação. Especificamente, focaliza-se o estudo individual deliberado, a lei da potência de aprendizagem, estratégias individuais de estudo, a dimensão superficialidade-profundidade e as influências da avaliação no estudo individual. O estudo conclui que estudantes de graduação utilizam estratégias superficiais, qualitativa e quantitativamente ineficientes, que tendem a ser influenciadas pelo tipo de aula que vivenciam e pela dinâmica curricular que orienta a ação pedagógica nos cursos de graduação. Para superar isso é necessário que se estabeleça uma nova cultura de ensino e aprendizagem que leve em conta o modo como experts aprendem.INEP2013-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/355010.24109/2176-6681.rbep.93i235.409Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i235reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3550/328510.24109/2176-6681.rbep.93i235.3285Galvão, AfonsoCâmara, JaciraJordão, Michelleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:24:06Zoai:ojs3.inep:article/3550Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:24:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários |
title |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários Galvão, Afonso |
title_short |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários |
title_full |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários |
author |
Galvão, Afonso |
author_facet |
Galvão, Afonso Câmara, Jacira Jordão, Michelle |
author_role |
author |
author2 |
Câmara, Jacira Jordão, Michelle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Afonso Câmara, Jacira Jordão, Michelle |
description |
Explora o tema estratégias de aprendizagem e revisa algumas pesquisas sobre a aprendizagem de estudantes universitários de diversos cursos de graduação. Especificamente, focaliza-se o estudo individual deliberado, a lei da potência de aprendizagem, estratégias individuais de estudo, a dimensão superficialidade-profundidade e as influências da avaliação no estudo individual. O estudo conclui que estudantes de graduação utilizam estratégias superficiais, qualitativa e quantitativamente ineficientes, que tendem a ser influenciadas pelo tipo de aula que vivenciam e pela dinâmica curricular que orienta a ação pedagógica nos cursos de graduação. Para superar isso é necessário que se estabeleça uma nova cultura de ensino e aprendizagem que leve em conta o modo como experts aprendem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3550 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.409 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3550 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3550/3285 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.3285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.93i235 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703112843264 |