Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selis, Plinio Sabino
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar o nível de compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem em universitários, estabelecendo comparações entre alunos iniciantes e concluintes do Curso de Letras de uma IES do interior do Estado do Tocantins (N=80). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram Texto Programado em Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que, com relação à compreensão em leitura, a maioria dos sujeitos (42%) apresenta sérias dificuldades, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as turmas dos Períodos. Com relação às estratégias de aprendizagem verificou-se que os alunos do 1º Período (Iniciantes) apresentam uma média mais significativa de estratégias positivas do que os sujeitos do 8º Período (Concluintes). Sugere-se a realização de outros estudos que explorem mais amplamente a relação entre compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem, bem como avaliem a eficácia de programas remediativos de leitura com estudantes universitários.
id UOES_ea76df3da2cf4879f3f5c9559fcb551b
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/797
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitáriosUnderstanding in reading and strategies for learning in universityCompreensão em LeituraEstratégias de AprendizagemUnderstanding in ReadingStrategies for LearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve como objetivo identificar o nível de compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem em universitários, estabelecendo comparações entre alunos iniciantes e concluintes do Curso de Letras de uma IES do interior do Estado do Tocantins (N=80). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram Texto Programado em Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que, com relação à compreensão em leitura, a maioria dos sujeitos (42%) apresenta sérias dificuldades, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as turmas dos Períodos. Com relação às estratégias de aprendizagem verificou-se que os alunos do 1º Período (Iniciantes) apresentam uma média mais significativa de estratégias positivas do que os sujeitos do 8º Período (Concluintes). Sugere-se a realização de outros estudos que explorem mais amplamente a relação entre compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem, bem como avaliem a eficácia de programas remediativos de leitura com estudantes universitários.The survey aimed to identify the level of understanding in reading and strategies for learning in universities, establishing comparisons between students and beginners concluintes the course of an IES Lyrics of the interior of the state of Tocantins (N = 80). The instruments used to gather data were Text Scheduled in Cloze and Scale of Assessment of Strategies for Learning. The results showed that with respect to understanding in reading, the majority of subjects (42%) presents serious difficulties, with no statistically significant differences between the classes of periods. With regard to strategies for learning it was found that students of Term 1 (Beginners) have an average of more significant positive strategies that the subject of the 8 th Period (Concluintes). It is suggested the holding of other studies that explore more widely in understanding the relationship between reading and learning strategies, and evaluate the effectiveness of programmes remediativos of reading with students.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoCardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Silva, Diva Lea Batista daCPF:89384075868http://lattes.cnpq.br/0127226341840518Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Selis, Plinio Sabino2016-07-18T17:54:10Z2010-10-012008-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:49Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
Understanding in reading and strategies for learning in university
title Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
spellingShingle Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
Selis, Plinio Sabino
Compreensão em Leitura
Estratégias de Aprendizagem
Understanding in Reading
Strategies for Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_full Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_fullStr Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_full_unstemmed Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_sort Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
author Selis, Plinio Sabino
author_facet Selis, Plinio Sabino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sônia Maria Vicente
CPF:42497558868
http://lattes.cnpq.br/1875954902451909
Silva, Diva Lea Batista da
CPF:89384075868
http://lattes.cnpq.br/0127226341840518
Schmidt, Ivone Tambelli
CPF:19913877849
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
dc.contributor.author.fl_str_mv Selis, Plinio Sabino
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão em Leitura
Estratégias de Aprendizagem
Understanding in Reading
Strategies for Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Compreensão em Leitura
Estratégias de Aprendizagem
Understanding in Reading
Strategies for Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa teve como objetivo identificar o nível de compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem em universitários, estabelecendo comparações entre alunos iniciantes e concluintes do Curso de Letras de uma IES do interior do Estado do Tocantins (N=80). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram Texto Programado em Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que, com relação à compreensão em leitura, a maioria dos sujeitos (42%) apresenta sérias dificuldades, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as turmas dos Períodos. Com relação às estratégias de aprendizagem verificou-se que os alunos do 1º Período (Iniciantes) apresentam uma média mais significativa de estratégias positivas do que os sujeitos do 8º Período (Concluintes). Sugere-se a realização de outros estudos que explorem mais amplamente a relação entre compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem, bem como avaliem a eficácia de programas remediativos de leitura com estudantes universitários.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-11
2010-10-01
2016-07-18T17:54:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797
identifier_str_mv SELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100158600937472