Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo identificar o nível de compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem em universitários, estabelecendo comparações entre alunos iniciantes e concluintes do Curso de Letras de uma IES do interior do Estado do Tocantins (N=80). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram Texto Programado em Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que, com relação à compreensão em leitura, a maioria dos sujeitos (42%) apresenta sérias dificuldades, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as turmas dos Períodos. Com relação às estratégias de aprendizagem verificou-se que os alunos do 1º Período (Iniciantes) apresentam uma média mais significativa de estratégias positivas do que os sujeitos do 8º Período (Concluintes). Sugere-se a realização de outros estudos que explorem mais amplamente a relação entre compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem, bem como avaliem a eficácia de programas remediativos de leitura com estudantes universitários. |
id |
UOES_ea76df3da2cf4879f3f5c9559fcb551b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/797 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitáriosUnderstanding in reading and strategies for learning in universityCompreensão em LeituraEstratégias de AprendizagemUnderstanding in ReadingStrategies for LearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve como objetivo identificar o nível de compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem em universitários, estabelecendo comparações entre alunos iniciantes e concluintes do Curso de Letras de uma IES do interior do Estado do Tocantins (N=80). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram Texto Programado em Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que, com relação à compreensão em leitura, a maioria dos sujeitos (42%) apresenta sérias dificuldades, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as turmas dos Períodos. Com relação às estratégias de aprendizagem verificou-se que os alunos do 1º Período (Iniciantes) apresentam uma média mais significativa de estratégias positivas do que os sujeitos do 8º Período (Concluintes). Sugere-se a realização de outros estudos que explorem mais amplamente a relação entre compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem, bem como avaliem a eficácia de programas remediativos de leitura com estudantes universitários.The survey aimed to identify the level of understanding in reading and strategies for learning in universities, establishing comparisons between students and beginners concluintes the course of an IES Lyrics of the interior of the state of Tocantins (N = 80). The instruments used to gather data were Text Scheduled in Cloze and Scale of Assessment of Strategies for Learning. The results showed that with respect to understanding in reading, the majority of subjects (42%) presents serious difficulties, with no statistically significant differences between the classes of periods. With regard to strategies for learning it was found that students of Term 1 (Beginners) have an average of more significant positive strategies that the subject of the 8 th Period (Concluintes). It is suggested the holding of other studies that explore more widely in understanding the relationship between reading and learning strategies, and evaluate the effectiveness of programmes remediativos of reading with students.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoCardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Silva, Diva Lea Batista daCPF:89384075868http://lattes.cnpq.br/0127226341840518Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Selis, Plinio Sabino2016-07-18T17:54:10Z2010-10-012008-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:49Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários Understanding in reading and strategies for learning in university |
title |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários |
spellingShingle |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários Selis, Plinio Sabino Compreensão em Leitura Estratégias de Aprendizagem Understanding in Reading Strategies for Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários |
title_full |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários |
title_fullStr |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários |
title_full_unstemmed |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários |
title_sort |
Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários |
author |
Selis, Plinio Sabino |
author_facet |
Selis, Plinio Sabino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Sônia Maria Vicente CPF:42497558868 http://lattes.cnpq.br/1875954902451909 Silva, Diva Lea Batista da CPF:89384075868 http://lattes.cnpq.br/0127226341840518 Schmidt, Ivone Tambelli CPF:19913877849 http://lattes.cnpq.br/1360256846908659 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selis, Plinio Sabino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão em Leitura Estratégias de Aprendizagem Understanding in Reading Strategies for Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Compreensão em Leitura Estratégias de Aprendizagem Understanding in Reading Strategies for Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa teve como objetivo identificar o nível de compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem em universitários, estabelecendo comparações entre alunos iniciantes e concluintes do Curso de Letras de uma IES do interior do Estado do Tocantins (N=80). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram Texto Programado em Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que, com relação à compreensão em leitura, a maioria dos sujeitos (42%) apresenta sérias dificuldades, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as turmas dos Períodos. Com relação às estratégias de aprendizagem verificou-se que os alunos do 1º Período (Iniciantes) apresentam uma média mais significativa de estratégias positivas do que os sujeitos do 8º Período (Concluintes). Sugere-se a realização de outros estudos que explorem mais amplamente a relação entre compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem, bem como avaliem a eficácia de programas remediativos de leitura com estudantes universitários. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-11 2010-10-01 2016-07-18T17:54:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797 |
identifier_str_mv |
SELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158600937472 |