O sistema de avaliação brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Maria Inês
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225
Resumo: Descreve a evolução do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde as discussões que antecederam sua criação em 1988. Além de rever criticamente o debate sobre a natureza de um sistema nacional de avaliação compatível com a realidade e as necessidades brasileiras, apresenta as mudanças ocorridas no SAEB em termos de metodologia e discute a relação entre avaliação e ação no Ensino Fundamental Brasileiro. Na conclusão, são apontados os princípios e diretrizes erigidos pelo Sistema, como instrumentos do desenvolvimento educacional do País. Palavras-Chave: SAEB, avaliação do ensino, educação básica. Abstract This work portrays the development of the National System for Evaluation of Basic Education (SAEB) since the discussion that precede its creation in 1988. Besides, it critically review the debate on the nature of the National Evaluation System compatibility with the Brazilian necessities. The work also presents the methodology changes in SAEB, as well as the discussion about the relationship between evaluation and action in Basic Education in Brazil. In conclusion, it indicates the principles and guidelines raised by the System as the country’s educational development instruments. Keywords: SAEB, basic education, evaluation in basic education.
id INEP-2_9c4bdbf6847883ed65fadd673e0a25c6
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1225
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O sistema de avaliação brasileiroDescreve a evolução do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde as discussões que antecederam sua criação em 1988. Além de rever criticamente o debate sobre a natureza de um sistema nacional de avaliação compatível com a realidade e as necessidades brasileiras, apresenta as mudanças ocorridas no SAEB em termos de metodologia e discute a relação entre avaliação e ação no Ensino Fundamental Brasileiro. Na conclusão, são apontados os princípios e diretrizes erigidos pelo Sistema, como instrumentos do desenvolvimento educacional do País. Palavras-Chave: SAEB, avaliação do ensino, educação básica. Abstract This work portrays the development of the National System for Evaluation of Basic Education (SAEB) since the discussion that precede its creation in 1988. Besides, it critically review the debate on the nature of the National Evaluation System compatibility with the Brazilian necessities. The work also presents the methodology changes in SAEB, as well as the discussion about the relationship between evaluation and action in Basic Education in Brazil. In conclusion, it indicates the principles and guidelines raised by the System as the country’s educational development instruments. Keywords: SAEB, basic education, evaluation in basic education.INEP1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/122510.24109/2176-6681.rbep.79i191.1044Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 191 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 191 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 191 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i191reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225/96410.24109/2176-6681.rbep.79i191.964Pestana, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:57:15Zoai:ojs3.inep:article/1225Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:57:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema de avaliação brasileiro
title O sistema de avaliação brasileiro
spellingShingle O sistema de avaliação brasileiro
Pestana, Maria Inês
title_short O sistema de avaliação brasileiro
title_full O sistema de avaliação brasileiro
title_fullStr O sistema de avaliação brasileiro
title_full_unstemmed O sistema de avaliação brasileiro
title_sort O sistema de avaliação brasileiro
author Pestana, Maria Inês
author_facet Pestana, Maria Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Maria Inês
description Descreve a evolução do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde as discussões que antecederam sua criação em 1988. Além de rever criticamente o debate sobre a natureza de um sistema nacional de avaliação compatível com a realidade e as necessidades brasileiras, apresenta as mudanças ocorridas no SAEB em termos de metodologia e discute a relação entre avaliação e ação no Ensino Fundamental Brasileiro. Na conclusão, são apontados os princípios e diretrizes erigidos pelo Sistema, como instrumentos do desenvolvimento educacional do País. Palavras-Chave: SAEB, avaliação do ensino, educação básica. Abstract This work portrays the development of the National System for Evaluation of Basic Education (SAEB) since the discussion that precede its creation in 1988. Besides, it critically review the debate on the nature of the National Evaluation System compatibility with the Brazilian necessities. The work also presents the methodology changes in SAEB, as well as the discussion about the relationship between evaluation and action in Basic Education in Brazil. In conclusion, it indicates the principles and guidelines raised by the System as the country’s educational development instruments. Keywords: SAEB, basic education, evaluation in basic education.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225
10.24109/2176-6681.rbep.79i191.1044
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.79i191.1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225/964
10.24109/2176-6681.rbep.79i191.964
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 191 (1998)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 191 (1998)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 191 (1998)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.79i191
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700384448513