O sistema de avaliação brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225 |
Resumo: | Descreve a evolução do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde as discussões que antecederam sua criação em 1988. Além de rever criticamente o debate sobre a natureza de um sistema nacional de avaliação compatível com a realidade e as necessidades brasileiras, apresenta as mudanças ocorridas no SAEB em termos de metodologia e discute a relação entre avaliação e ação no Ensino Fundamental Brasileiro. Na conclusão, são apontados os princípios e diretrizes erigidos pelo Sistema, como instrumentos do desenvolvimento educacional do País. Palavras-Chave: SAEB, avaliação do ensino, educação básica. Abstract This work portrays the development of the National System for Evaluation of Basic Education (SAEB) since the discussion that precede its creation in 1988. Besides, it critically review the debate on the nature of the National Evaluation System compatibility with the Brazilian necessities. The work also presents the methodology changes in SAEB, as well as the discussion about the relationship between evaluation and action in Basic Education in Brazil. In conclusion, it indicates the principles and guidelines raised by the System as the country’s educational development instruments. Keywords: SAEB, basic education, evaluation in basic education. |
id |
INEP-2_9c4bdbf6847883ed65fadd673e0a25c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1225 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sistema de avaliação brasileiroDescreve a evolução do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde as discussões que antecederam sua criação em 1988. Além de rever criticamente o debate sobre a natureza de um sistema nacional de avaliação compatível com a realidade e as necessidades brasileiras, apresenta as mudanças ocorridas no SAEB em termos de metodologia e discute a relação entre avaliação e ação no Ensino Fundamental Brasileiro. Na conclusão, são apontados os princípios e diretrizes erigidos pelo Sistema, como instrumentos do desenvolvimento educacional do País. Palavras-Chave: SAEB, avaliação do ensino, educação básica. Abstract This work portrays the development of the National System for Evaluation of Basic Education (SAEB) since the discussion that precede its creation in 1988. Besides, it critically review the debate on the nature of the National Evaluation System compatibility with the Brazilian necessities. The work also presents the methodology changes in SAEB, as well as the discussion about the relationship between evaluation and action in Basic Education in Brazil. In conclusion, it indicates the principles and guidelines raised by the System as the country’s educational development instruments. Keywords: SAEB, basic education, evaluation in basic education.INEP1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/122510.24109/2176-6681.rbep.79i191.1044Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 191 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 191 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 191 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i191reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225/96410.24109/2176-6681.rbep.79i191.964Pestana, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:57:15Zoai:ojs3.inep:article/1225Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:57:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sistema de avaliação brasileiro |
title |
O sistema de avaliação brasileiro |
spellingShingle |
O sistema de avaliação brasileiro Pestana, Maria Inês |
title_short |
O sistema de avaliação brasileiro |
title_full |
O sistema de avaliação brasileiro |
title_fullStr |
O sistema de avaliação brasileiro |
title_full_unstemmed |
O sistema de avaliação brasileiro |
title_sort |
O sistema de avaliação brasileiro |
author |
Pestana, Maria Inês |
author_facet |
Pestana, Maria Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Maria Inês |
description |
Descreve a evolução do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desde as discussões que antecederam sua criação em 1988. Além de rever criticamente o debate sobre a natureza de um sistema nacional de avaliação compatível com a realidade e as necessidades brasileiras, apresenta as mudanças ocorridas no SAEB em termos de metodologia e discute a relação entre avaliação e ação no Ensino Fundamental Brasileiro. Na conclusão, são apontados os princípios e diretrizes erigidos pelo Sistema, como instrumentos do desenvolvimento educacional do País. Palavras-Chave: SAEB, avaliação do ensino, educação básica. Abstract This work portrays the development of the National System for Evaluation of Basic Education (SAEB) since the discussion that precede its creation in 1988. Besides, it critically review the debate on the nature of the National Evaluation System compatibility with the Brazilian necessities. The work also presents the methodology changes in SAEB, as well as the discussion about the relationship between evaluation and action in Basic Education in Brazil. In conclusion, it indicates the principles and guidelines raised by the System as the country’s educational development instruments. Keywords: SAEB, basic education, evaluation in basic education. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225 10.24109/2176-6681.rbep.79i191.1044 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.79i191.1044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1225/964 10.24109/2176-6681.rbep.79i191.964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 191 (1998) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 191 (1998) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 191 (1998) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.79i191 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700384448513 |