Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398 |
Resumo: | Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. |
id |
INEP-2_9cf0bb64963a10c1552dc53e7ee2b3b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3398 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de históriaApresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.INEP2016-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/339810.24109/2176-6681.rbep.97i247.3398Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 247 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 247 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 247 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i247reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398/313310.24109/2176-6681.rbep.97i247.3133Yoshimoto, EltonYoshimoto, Graziele Mariados Santos, Givan JoséOliveira, Mariluinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:17:06Zoai:ojs3.inep:article/3398Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:17:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história |
title |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história |
spellingShingle |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história Yoshimoto, Elton |
title_short |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história |
title_full |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história |
title_fullStr |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história |
title_full_unstemmed |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história |
title_sort |
Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história |
author |
Yoshimoto, Elton |
author_facet |
Yoshimoto, Elton Yoshimoto, Graziele Maria dos Santos, Givan José Oliveira, Marilu |
author_role |
author |
author2 |
Yoshimoto, Graziele Maria dos Santos, Givan José Oliveira, Marilu |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yoshimoto, Elton Yoshimoto, Graziele Maria dos Santos, Givan José Oliveira, Marilu |
description |
Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398 10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3398 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398/3133 10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 247 (2016) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 247 (2016) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 247 (2016) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.97i247 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702430220288 |