Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yoshimoto, Elton
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Yoshimoto, Graziele Maria, dos Santos, Givan José, Oliveira, Marilu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398
Resumo: Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.
id INEP-2_9cf0bb64963a10c1552dc53e7ee2b3b9
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3398
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de históriaApresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.INEP2016-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/339810.24109/2176-6681.rbep.97i247.3398Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 247 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 247 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 247 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i247reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398/313310.24109/2176-6681.rbep.97i247.3133Yoshimoto, EltonYoshimoto, Graziele Mariados Santos, Givan JoséOliveira, Mariluinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:17:06Zoai:ojs3.inep:article/3398Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:17:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
title Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
spellingShingle Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
Yoshimoto, Elton
title_short Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
title_full Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
title_fullStr Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
title_full_unstemmed Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
title_sort Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
author Yoshimoto, Elton
author_facet Yoshimoto, Elton
Yoshimoto, Graziele Maria
dos Santos, Givan José
Oliveira, Marilu
author_role author
author2 Yoshimoto, Graziele Maria
dos Santos, Givan José
Oliveira, Marilu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yoshimoto, Elton
Yoshimoto, Graziele Maria
dos Santos, Givan José
Oliveira, Marilu
description Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398
10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3398
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398/3133
10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 247 (2016)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 247 (2016)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 247 (2016)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.97i247
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702430220288