Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzolato, Nelio
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Mizubuti, Satie, Silva, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1298
Resumo: Visa a dois objetivos, ambos ilustrados com dados escolares do município de Niterói (RJ). O primeiro consiste em uma proposta metodológica para avaliar a oferta de vagas no ensino fundamental de forma a manter escolarizados todos os jovens na faixa de 7 a 14 anos. O segundo consiste em avaliar a distribuição espacial das escolas da rede pública, identificando regiões com excesso e/ou escassez de vagas. O caso estudado apresentou a surpresa de encontrar uma população escolar bastante superior à população demográfica, sugerindo a migração de alunos de outros municípios. Quanto à distribuição espacial das escolas, o estudo apontou as poucas áreas em que haveria necessidade adicional de vagas, mas destacou que, nos bairros onde predomina a população de classe média, poderá haver forte escassez, se tais segmentos optarem pela escola pública. Palavras-chave: localização de escolas; rede escolar; ensino básico; capacidade da rede. Abstract This work has two objectives, both illustrated with schooling data of the municipality of Niterói, State of Rio de Janeiro. Firstly, a methodology is proposed to evaluate the capacity of the public system to offer basic education to all the population in the 7-14 age range. Secondly, the location of the public schools is evaluated in order to identify areas with shortage or excess of school places. The surprising finding of the study was that the enrolled population is larger than the demographic one. The possible explanation would be the migration of students from neighboring municipalities. Regarding school location, the study has identified a few areas in which additional school places would be desirable but emphasized the fact that scarcity would be serious in the districts where the middle classes predominate if such class members would demand the public system rather than the private one. Keywords: school location; capacity of the school system; basic education; school network.
id INEP-2_9ee81dfc9fa76e0edc7a2e99b5d9553e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1298
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)Visa a dois objetivos, ambos ilustrados com dados escolares do município de Niterói (RJ). O primeiro consiste em uma proposta metodológica para avaliar a oferta de vagas no ensino fundamental de forma a manter escolarizados todos os jovens na faixa de 7 a 14 anos. O segundo consiste em avaliar a distribuição espacial das escolas da rede pública, identificando regiões com excesso e/ou escassez de vagas. O caso estudado apresentou a surpresa de encontrar uma população escolar bastante superior à população demográfica, sugerindo a migração de alunos de outros municípios. Quanto à distribuição espacial das escolas, o estudo apontou as poucas áreas em que haveria necessidade adicional de vagas, mas destacou que, nos bairros onde predomina a população de classe média, poderá haver forte escassez, se tais segmentos optarem pela escola pública. Palavras-chave: localização de escolas; rede escolar; ensino básico; capacidade da rede. Abstract This work has two objectives, both illustrated with schooling data of the municipality of Niterói, State of Rio de Janeiro. Firstly, a methodology is proposed to evaluate the capacity of the public system to offer basic education to all the population in the 7-14 age range. Secondly, the location of the public schools is evaluated in order to identify areas with shortage or excess of school places. The surprising finding of the study was that the enrolled population is larger than the demographic one. The possible explanation would be the migration of students from neighboring municipalities. Regarding school location, the study has identified a few areas in which additional school places would be desirable but emphasized the fact that scarcity would be serious in the districts where the middle classes predominate if such class members would demand the public system rather than the private one. Keywords: school location; capacity of the school system; basic education; school network.INEP1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/129810.24109/2176-6681.rbep.80i195.993Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 195 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 195 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 195 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i195reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1298/103710.24109/2176-6681.rbep.80i195.1037Pizzolato, NelioMizubuti, SatieSilva, Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:03:46Zoai:ojs3.inep:article/1298Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:03:46Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
title Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
spellingShingle Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
Pizzolato, Nelio
title_short Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
title_full Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
title_fullStr Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
title_full_unstemmed Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
title_sort Avaliação da oferta de ensino fundamental pela rede pública e sua distribuição espacial: aplicação ao município de Niterói (RJ)
author Pizzolato, Nelio
author_facet Pizzolato, Nelio
Mizubuti, Satie
Silva, Guilherme
author_role author
author2 Mizubuti, Satie
Silva, Guilherme
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzolato, Nelio
Mizubuti, Satie
Silva, Guilherme
description Visa a dois objetivos, ambos ilustrados com dados escolares do município de Niterói (RJ). O primeiro consiste em uma proposta metodológica para avaliar a oferta de vagas no ensino fundamental de forma a manter escolarizados todos os jovens na faixa de 7 a 14 anos. O segundo consiste em avaliar a distribuição espacial das escolas da rede pública, identificando regiões com excesso e/ou escassez de vagas. O caso estudado apresentou a surpresa de encontrar uma população escolar bastante superior à população demográfica, sugerindo a migração de alunos de outros municípios. Quanto à distribuição espacial das escolas, o estudo apontou as poucas áreas em que haveria necessidade adicional de vagas, mas destacou que, nos bairros onde predomina a população de classe média, poderá haver forte escassez, se tais segmentos optarem pela escola pública. Palavras-chave: localização de escolas; rede escolar; ensino básico; capacidade da rede. Abstract This work has two objectives, both illustrated with schooling data of the municipality of Niterói, State of Rio de Janeiro. Firstly, a methodology is proposed to evaluate the capacity of the public system to offer basic education to all the population in the 7-14 age range. Secondly, the location of the public schools is evaluated in order to identify areas with shortage or excess of school places. The surprising finding of the study was that the enrolled population is larger than the demographic one. The possible explanation would be the migration of students from neighboring municipalities. Regarding school location, the study has identified a few areas in which additional school places would be desirable but emphasized the fact that scarcity would be serious in the districts where the middle classes predominate if such class members would demand the public system rather than the private one. Keywords: school location; capacity of the school system; basic education; school network.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1298
10.24109/2176-6681.rbep.80i195.993
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1298
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i195.993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1298/1037
10.24109/2176-6681.rbep.80i195.1037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 195 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 195 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 195 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i195
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700709507072