Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bichon, Paloma del Carmen Moraes Chacon
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1594
Resumo: O presente estudo apresenta a problemática da agregação de valor turístico por parte dos agentes econômicos das empresas de hospedagem. Utilizou-se como metodologia, a análise de variáveis qualitativas que expressam as relações sociais de produção turística com representação nas categorias de análise e fundamentos em uma abordagem alternativa da economia do turismo. A reconstrução das categorias de análise, ocorreu a partir da teoria do valor turístico, que se denominaram desempenho administrativo, chancelamento de serviços, estratégia concorrencial, sustentabilidade social e ecológica e auto-percepção, as quais sustentaram a verificação empírica proposta, para fins de análise reflexiva sobre as relações sociais existentes que caracterizam o processo de agregação. A partir dos resultados, deduziu-se que a participação neste processo, por parte dos empreendimentos hoteleiros, é insignificante, dado que privilegiam a concorrência individual e a acumulação de capital no curto prazo em detrimento de uma produção turística em rede e de forma sustentável e, portanto, no longo prazo. Conclui-se que de fato, o setor hoteleiro agrega valor à economia local, mas não à economia do turismo e, portanto, não contribui para a formação do valor turístico de Niterói
id UFF-2_157a9875dec2c351a462d86c2d5afffb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1594
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJSistema turísticoOferta turísticaOferta hoteleiraValor turísticoNiterói, RJTurismoHotelariaNiterói (RJ)Sistema turísticoOferta turísticaOferta hoteleraValor turísticoNiterói, RJO presente estudo apresenta a problemática da agregação de valor turístico por parte dos agentes econômicos das empresas de hospedagem. Utilizou-se como metodologia, a análise de variáveis qualitativas que expressam as relações sociais de produção turística com representação nas categorias de análise e fundamentos em uma abordagem alternativa da economia do turismo. A reconstrução das categorias de análise, ocorreu a partir da teoria do valor turístico, que se denominaram desempenho administrativo, chancelamento de serviços, estratégia concorrencial, sustentabilidade social e ecológica e auto-percepção, as quais sustentaram a verificação empírica proposta, para fins de análise reflexiva sobre as relações sociais existentes que caracterizam o processo de agregação. A partir dos resultados, deduziu-se que a participação neste processo, por parte dos empreendimentos hoteleiros, é insignificante, dado que privilegiam a concorrência individual e a acumulação de capital no curto prazo em detrimento de uma produção turística em rede e de forma sustentável e, portanto, no longo prazo. Conclui-se que de fato, o setor hoteleiro agrega valor à economia local, mas não à economia do turismo e, portanto, não contribui para a formação do valor turístico de NiteróiEl presente trabajo presenta el conjunto de problemas sobre la agregación de valor turístico por los agentes económicos de las empresas de hospedaje. Se utilizó como metodología la análisis de variables calitativas que expresan las relaciones sociales de producción turística con representación en las categorías de análisis y fundamentos en un enfoque alternativo de la economía de turismo. La reconstrucción de las categorías de análisis, ocurrió apartir de la teoría del valor turístico, que se definieron desempeño administrativo, aprobación de servicios, estrategia competitiva, sostenibilidad social y ecológica y auto-percepción, las cuales sostenieron la investigación empírica propuesta para análisis reflejivas a cerca de las relaciones sociales existentes que caracterizan el proceso de agregación. Apartir de los resultados, se dedució que la participación en este proceso, por parte de las empresas hoteleras, no es significante, porque privilegian la competencia individual y la acumulación de capital en corto plazo en daño de una producción turística en red y de forma sustentable y, entonces, en largo plazo. Se concluye que de hecho, el sector hotelero agrega valor a la economía local, pero no a la economía del turismo, así, no contribuye para la formación del valor turístico de NiteróiValduga, Manoela CarrilloMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaSantos, Lúcia Oliveira da SilveiraBichon, Paloma del Carmen Moraes Chacon2016-03-31T15:10:35Z2016-03-31T15:10:35Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1594CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-15T18:11:36Zoai:app.uff.br:1/1594Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:01.698038Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
title Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
spellingShingle Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
Bichon, Paloma del Carmen Moraes Chacon
Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hoteleira
Valor turístico
Niterói, RJ
Turismo
Hotelaria
Niterói (RJ)
Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hotelera
Valor turístico
Niterói, RJ
title_short Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
title_full Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
title_fullStr Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
title_full_unstemmed Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
title_sort Análise da geração de valor turístico da oferta hoteleira no município de Niterói-RJ
author Bichon, Paloma del Carmen Moraes Chacon
author_facet Bichon, Paloma del Carmen Moraes Chacon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valduga, Manoela Carrillo
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bichon, Paloma del Carmen Moraes Chacon
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hoteleira
Valor turístico
Niterói, RJ
Turismo
Hotelaria
Niterói (RJ)
Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hotelera
Valor turístico
Niterói, RJ
topic Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hoteleira
Valor turístico
Niterói, RJ
Turismo
Hotelaria
Niterói (RJ)
Sistema turístico
Oferta turística
Oferta hotelera
Valor turístico
Niterói, RJ
description O presente estudo apresenta a problemática da agregação de valor turístico por parte dos agentes econômicos das empresas de hospedagem. Utilizou-se como metodologia, a análise de variáveis qualitativas que expressam as relações sociais de produção turística com representação nas categorias de análise e fundamentos em uma abordagem alternativa da economia do turismo. A reconstrução das categorias de análise, ocorreu a partir da teoria do valor turístico, que se denominaram desempenho administrativo, chancelamento de serviços, estratégia concorrencial, sustentabilidade social e ecológica e auto-percepção, as quais sustentaram a verificação empírica proposta, para fins de análise reflexiva sobre as relações sociais existentes que caracterizam o processo de agregação. A partir dos resultados, deduziu-se que a participação neste processo, por parte dos empreendimentos hoteleiros, é insignificante, dado que privilegiam a concorrência individual e a acumulação de capital no curto prazo em detrimento de uma produção turística em rede e de forma sustentável e, portanto, no longo prazo. Conclui-se que de fato, o setor hoteleiro agrega valor à economia local, mas não à economia do turismo e, portanto, não contribui para a formação do valor turístico de Niterói
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-31T15:10:35Z
2016-03-31T15:10:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1594
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823692737413120