As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria A. Ciavatta
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Frigotto, Gaudêncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1162
Resumo: Sintetiza algumas das dimensões discutidas na pesquisa sobre trabalho-educação "Fontes alternativas de história da educação no Brasil". Partindo da perspectiva de que os conceitos e as categorias para serem compreendidos implica entendê-los como produtos historicamente construídos, analisa, no interior das relações sociais capitalistas, a questão da escola do trabalho e da centralidade do trabalho. Abstract This article is a synthesis of some of the dimensions discussed in the research "Work-Education: alternative Sources of the history of education in Brazil". Starting from a perspective that concepts and categories need to be understood as historically constructed products, the article examines, within the capitalist social relations, the question of the school of work and the centrality of labour. Résumé Ce texte sintetize quelques dimensions qu 'ont été discutées dans Ia recherche sur là relation travail-éducation: "Sources alternatives de l 'histoire de l 'éducation au Brésil. A partir de là perspective que considere que pour bien comprendre le concepts et categories il faut les comprendre comme produits qu 'ont été construits historiquement, l 'article analyse, dans l 'interieur des relations Sociales capitalistes, là question de l 'école du travail et de là place central du travail. Resumen Este texto sintetiza algunas de Ias dimensiones discutidas en là investigación "Educación y Trabajo: fuentes alternativas de historia de Ia educación en Brasil". Partiendo de là perspectiva de que comprender los conceptos y Ias categorias implica entenderlos como productos historicamente construídos, el artículo analiza, en el interior de las relaciones Sociales capitalistas, Ia cuestión de là escuela del trabajo y de là centralidad del trabajo.
id INEP-2_ab372ae9b960597d24192d140106236d
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1162
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling As faces históricas do trabalho: como se constroem as categoriasSintetiza algumas das dimensões discutidas na pesquisa sobre trabalho-educação "Fontes alternativas de história da educação no Brasil". Partindo da perspectiva de que os conceitos e as categorias para serem compreendidos implica entendê-los como produtos historicamente construídos, analisa, no interior das relações sociais capitalistas, a questão da escola do trabalho e da centralidade do trabalho. Abstract This article is a synthesis of some of the dimensions discussed in the research "Work-Education: alternative Sources of the history of education in Brazil". Starting from a perspective that concepts and categories need to be understood as historically constructed products, the article examines, within the capitalist social relations, the question of the school of work and the centrality of labour. Résumé Ce texte sintetize quelques dimensions qu 'ont été discutées dans Ia recherche sur là relation travail-éducation: "Sources alternatives de l 'histoire de l 'éducation au Brésil. A partir de là perspective que considere que pour bien comprendre le concepts et categories il faut les comprendre comme produits qu 'ont été construits historiquement, l 'article analyse, dans l 'interieur des relations Sociales capitalistes, là question de l 'école du travail et de là place central du travail. Resumen Este texto sintetiza algunas de Ias dimensiones discutidas en là investigación "Educación y Trabajo: fuentes alternativas de historia de Ia educación en Brasil". Partiendo de là perspectiva de que comprender los conceptos y Ias categorias implica entenderlos como productos historicamente construídos, el artículo analiza, en el interior de las relaciones Sociales capitalistas, Ia cuestión de là escuela del trabajo y de là centralidad del trabajo.INEP1993-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/116210.24109/2176-6681.rbep.74i178.1180Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 178 (1993)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 178 (1993)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 178 (1993)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.74i178reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1162/90110.24109/2176-6681.rbep.74i178.901Franco, Maria A. CiavattaFrigotto, Gaudêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:26:16Zoai:ojs3.inep:article/1162Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:26:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
title As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
spellingShingle As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
Franco, Maria A. Ciavatta
title_short As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
title_full As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
title_fullStr As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
title_full_unstemmed As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
title_sort As faces históricas do trabalho: como se constroem as categorias
author Franco, Maria A. Ciavatta
author_facet Franco, Maria A. Ciavatta
Frigotto, Gaudêncio
author_role author
author2 Frigotto, Gaudêncio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria A. Ciavatta
Frigotto, Gaudêncio
description Sintetiza algumas das dimensões discutidas na pesquisa sobre trabalho-educação "Fontes alternativas de história da educação no Brasil". Partindo da perspectiva de que os conceitos e as categorias para serem compreendidos implica entendê-los como produtos historicamente construídos, analisa, no interior das relações sociais capitalistas, a questão da escola do trabalho e da centralidade do trabalho. Abstract This article is a synthesis of some of the dimensions discussed in the research "Work-Education: alternative Sources of the history of education in Brazil". Starting from a perspective that concepts and categories need to be understood as historically constructed products, the article examines, within the capitalist social relations, the question of the school of work and the centrality of labour. Résumé Ce texte sintetize quelques dimensions qu 'ont été discutées dans Ia recherche sur là relation travail-éducation: "Sources alternatives de l 'histoire de l 'éducation au Brésil. A partir de là perspective que considere que pour bien comprendre le concepts et categories il faut les comprendre comme produits qu 'ont été construits historiquement, l 'article analyse, dans l 'interieur des relations Sociales capitalistes, là question de l 'école du travail et de là place central du travail. Resumen Este texto sintetiza algunas de Ias dimensiones discutidas en là investigación "Educación y Trabajo: fuentes alternativas de historia de Ia educación en Brasil". Partiendo de là perspectiva de que comprender los conceptos y Ias categorias implica entenderlos como productos historicamente construídos, el artículo analiza, en el interior de las relaciones Sociales capitalistas, Ia cuestión de là escuela del trabajo y de là centralidad del trabajo.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1162
10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1180
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1162
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.74i178.1180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1162/901
10.24109/2176-6681.rbep.74i178.901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 178 (1993)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 178 (1993)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 178 (1993)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.74i178
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700262813696