Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414 |
Resumo: | “Retratos de uma história que se constrói na sala de aula”, é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão de curso - “Curso de História”, via disciplina: “Prática de Ensino”, ministrada pela professora Eronides Câmara Donato, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus - II, no semestre 98.1, sob a coordenação do professor-orientador, José Benjamim Montenegro (DHG). Esse trabalho é também, fruto de sementes plantadas e cultivadas com esforço e dedicação, regada com a contribuição dos professores e colegas, no quotidiano de sala de aula, ambos, ao meu lado, se fizeram presentes incentivando a construção de novos saberes nessa área de conhecimento, que é a História, a qual escolhi para fazer parte da minha história. À cada momento de encontro com a possibilidade de um novo saber, uma relação de estranhamento, de tensão, mas sobretudo de confiança, de esperança na ância de conquistar novos frutos do conhecimento, em especial, no campo histórico. As experiências adquiridas ao longo dessa trajetória na academia, foram várias e exerceram influências importantes, marcando a minha vida como estudante e como pessoa. Os resultados dessas experiências, pelo menos em parte, estão contidas neste relatório de final de curso, que ora pretendo apresentar. A intenção é explicitar os resultados que foram possíveis realizar, cuja construção contou com o apoio e contribuição de pessoas que se dispuseram a contribuir com papéis importantes para esse exercício, como professores, familiares, amigos, funcionários dos vários seguimentos da Universidade, que nos serviram nas ocasiões necessárias e os demais, que de uma forma, ou de outra, depositaram sua parcela de participação. Trabalhamos duas temáticas paralelas às atividades práticas de sala de aula, uma sobre a metodologia como possibilidade de promover a dinamização do estudo da história e da melhoria na qualidade do ensino; e a outra, o planejamento de ensino como uma atividade indispensável ao ensino e à aprendizagem, no campo de construção do conhecimento histórico. Acompanhando as temáticas, o capítulo seguinte diz respeito às experiências de sala de aula referentes ao estágio de conclusão do curso, realizado na Escola Estadual de 1Q e 2- Graus Ademar Veloso da Silveira |
id |
UFCG_7424225662caa4a096c81de67927f463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35414 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula.Portraits of a History that is created in the classroom.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBHistória.Educação.“Retratos de uma história que se constrói na sala de aula”, é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão de curso - “Curso de História”, via disciplina: “Prática de Ensino”, ministrada pela professora Eronides Câmara Donato, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus - II, no semestre 98.1, sob a coordenação do professor-orientador, José Benjamim Montenegro (DHG). Esse trabalho é também, fruto de sementes plantadas e cultivadas com esforço e dedicação, regada com a contribuição dos professores e colegas, no quotidiano de sala de aula, ambos, ao meu lado, se fizeram presentes incentivando a construção de novos saberes nessa área de conhecimento, que é a História, a qual escolhi para fazer parte da minha história. À cada momento de encontro com a possibilidade de um novo saber, uma relação de estranhamento, de tensão, mas sobretudo de confiança, de esperança na ância de conquistar novos frutos do conhecimento, em especial, no campo histórico. As experiências adquiridas ao longo dessa trajetória na academia, foram várias e exerceram influências importantes, marcando a minha vida como estudante e como pessoa. Os resultados dessas experiências, pelo menos em parte, estão contidas neste relatório de final de curso, que ora pretendo apresentar. A intenção é explicitar os resultados que foram possíveis realizar, cuja construção contou com o apoio e contribuição de pessoas que se dispuseram a contribuir com papéis importantes para esse exercício, como professores, familiares, amigos, funcionários dos vários seguimentos da Universidade, que nos serviram nas ocasiões necessárias e os demais, que de uma forma, ou de outra, depositaram sua parcela de participação. Trabalhamos duas temáticas paralelas às atividades práticas de sala de aula, uma sobre a metodologia como possibilidade de promover a dinamização do estudo da história e da melhoria na qualidade do ensino; e a outra, o planejamento de ensino como uma atividade indispensável ao ensino e à aprendizagem, no campo de construção do conhecimento histórico. Acompanhando as temáticas, o capítulo seguinte diz respeito às experiências de sala de aula referentes ao estágio de conclusão do curso, realizado na Escola Estadual de 1Q e 2- Graus Ademar Veloso da SilveiraUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMONTENEGRO, José Benjamim.MONTENEGRO, J. B.http://lattes.cnpq.br/7329516641843599BURITI, Elizeuda de Souza.19982024-04-10T18:50:00Z2024-04-102024-04-10T18:50:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414BURITI, Elizeuda de Souza. Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. 1998. 143f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-10T18:50:28Zoai:localhost:riufcg/35414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-10T18:50:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. Portraits of a History that is created in the classroom. |
title |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. |
spellingShingle |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. BURITI, Elizeuda de Souza. Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
title_short |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. |
title_full |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. |
title_fullStr |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. |
title_sort |
Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. |
author |
BURITI, Elizeuda de Souza. |
author_facet |
BURITI, Elizeuda de Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MONTENEGRO, José Benjamim. MONTENEGRO, J. B. http://lattes.cnpq.br/7329516641843599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BURITI, Elizeuda de Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
topic |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
description |
“Retratos de uma história que se constrói na sala de aula”, é resultado do trabalho realizado como atividade de conclusão de curso - “Curso de História”, via disciplina: “Prática de Ensino”, ministrada pela professora Eronides Câmara Donato, do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal da Paraíba - Campus - II, no semestre 98.1, sob a coordenação do professor-orientador, José Benjamim Montenegro (DHG). Esse trabalho é também, fruto de sementes plantadas e cultivadas com esforço e dedicação, regada com a contribuição dos professores e colegas, no quotidiano de sala de aula, ambos, ao meu lado, se fizeram presentes incentivando a construção de novos saberes nessa área de conhecimento, que é a História, a qual escolhi para fazer parte da minha história. À cada momento de encontro com a possibilidade de um novo saber, uma relação de estranhamento, de tensão, mas sobretudo de confiança, de esperança na ância de conquistar novos frutos do conhecimento, em especial, no campo histórico. As experiências adquiridas ao longo dessa trajetória na academia, foram várias e exerceram influências importantes, marcando a minha vida como estudante e como pessoa. Os resultados dessas experiências, pelo menos em parte, estão contidas neste relatório de final de curso, que ora pretendo apresentar. A intenção é explicitar os resultados que foram possíveis realizar, cuja construção contou com o apoio e contribuição de pessoas que se dispuseram a contribuir com papéis importantes para esse exercício, como professores, familiares, amigos, funcionários dos vários seguimentos da Universidade, que nos serviram nas ocasiões necessárias e os demais, que de uma forma, ou de outra, depositaram sua parcela de participação. Trabalhamos duas temáticas paralelas às atividades práticas de sala de aula, uma sobre a metodologia como possibilidade de promover a dinamização do estudo da história e da melhoria na qualidade do ensino; e a outra, o planejamento de ensino como uma atividade indispensável ao ensino e à aprendizagem, no campo de construção do conhecimento histórico. Acompanhando as temáticas, o capítulo seguinte diz respeito às experiências de sala de aula referentes ao estágio de conclusão do curso, realizado na Escola Estadual de 1Q e 2- Graus Ademar Veloso da Silveira |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 2024-04-10T18:50:00Z 2024-04-10 2024-04-10T18:50:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414 BURITI, Elizeuda de Souza. Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. 1998. 143f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414 |
identifier_str_mv |
BURITI, Elizeuda de Souza. Retratos de uma História que se constroi na sala de aula. 1998. 143f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619764711424 |