Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szymanski, Heloisa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gioielli, Margarida, Pompéia, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3713
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa intervenção e cujo objetivo era observar mudanças na prática pedagógica ao longo da implantação de uma proposta de ensino por projetos, com professores de duas escolas públicas da periferia de São Paulo, durante dois anos e meio. A formação enfatizou a prática voltada para uma situação de ensino em que se valorizava a articulação entre teoria e prática e a participação da família.Os dados apontam para resultados positivos quanto à aprendizagem dos alunos, ao desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, à participação da família e à elaboração do plano político pedagógico da escola, apenas naquela em que se contou com apoio institucional da direção. Palavras chave: ensino ativo; aprendizagem significativa; educação continuada; Proposta Pedagógica Labor; mudança e prática pedagógica ABSTRACT This paper presents a research that intended to detect changes in teaching practices during the the development of a proposal of teaching by projects in two schools in the suburbs of São Paulo, for two years and a half. The investigation followed up a teacher’s education proposal that aimed a pedagogical practice based on learning situations in which it was valued a close relationship between theory and practice and the participation of the family. The results pointed to positive gains in student’s learning, in personal and profissional development of teachers, in family and community participation and an impact in the political and pedagogical plan of the school. These results as a whole, although, refer only to one of the schools, in which the director had an active participation in the project Key words: active teaching; significative learning; teacher’s education; Labor Pedagogical Proposal;teaching practice and change.
id INEP-2_ad101b10b801562f869c93791a4f3dc5
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3713
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola PúblicaEste artigo apresenta uma pesquisa intervenção e cujo objetivo era observar mudanças na prática pedagógica ao longo da implantação de uma proposta de ensino por projetos, com professores de duas escolas públicas da periferia de São Paulo, durante dois anos e meio. A formação enfatizou a prática voltada para uma situação de ensino em que se valorizava a articulação entre teoria e prática e a participação da família.Os dados apontam para resultados positivos quanto à aprendizagem dos alunos, ao desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, à participação da família e à elaboração do plano político pedagógico da escola, apenas naquela em que se contou com apoio institucional da direção. Palavras chave: ensino ativo; aprendizagem significativa; educação continuada; Proposta Pedagógica Labor; mudança e prática pedagógica ABSTRACT This paper presents a research that intended to detect changes in teaching practices during the the development of a proposal of teaching by projects in two schools in the suburbs of São Paulo, for two years and a half. The investigation followed up a teacher’s education proposal that aimed a pedagogical practice based on learning situations in which it was valued a close relationship between theory and practice and the participation of the family. The results pointed to positive gains in student’s learning, in personal and profissional development of teachers, in family and community participation and an impact in the political and pedagogical plan of the school. These results as a whole, although, refer only to one of the schools, in which the director had an active participation in the project Key words: active teaching; significative learning; teacher’s education; Labor Pedagogical Proposal;teaching practice and change.INEP2009-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/371310.24109/2176-6681.rbep.89i223.691Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 223 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 223 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 223 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i223reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3713/345010.24109/2176-6681.rbep.89i223.3450Szymanski, HeloisaGioielli, MargaridaPompéia, Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:32:14Zoai:ojs3.inep:article/3713Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:32:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
title Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
spellingShingle Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
Szymanski, Heloisa
title_short Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
title_full Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
title_fullStr Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
title_full_unstemmed Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
title_sort Trajetórias de mudança na prática pedagógica: A proposta Labor na Escola Pública
author Szymanski, Heloisa
author_facet Szymanski, Heloisa
Gioielli, Margarida
Pompéia, Sílvia
author_role author
author2 Gioielli, Margarida
Pompéia, Sílvia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Szymanski, Heloisa
Gioielli, Margarida
Pompéia, Sílvia
description Este artigo apresenta uma pesquisa intervenção e cujo objetivo era observar mudanças na prática pedagógica ao longo da implantação de uma proposta de ensino por projetos, com professores de duas escolas públicas da periferia de São Paulo, durante dois anos e meio. A formação enfatizou a prática voltada para uma situação de ensino em que se valorizava a articulação entre teoria e prática e a participação da família.Os dados apontam para resultados positivos quanto à aprendizagem dos alunos, ao desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, à participação da família e à elaboração do plano político pedagógico da escola, apenas naquela em que se contou com apoio institucional da direção. Palavras chave: ensino ativo; aprendizagem significativa; educação continuada; Proposta Pedagógica Labor; mudança e prática pedagógica ABSTRACT This paper presents a research that intended to detect changes in teaching practices during the the development of a proposal of teaching by projects in two schools in the suburbs of São Paulo, for two years and a half. The investigation followed up a teacher’s education proposal that aimed a pedagogical practice based on learning situations in which it was valued a close relationship between theory and practice and the participation of the family. The results pointed to positive gains in student’s learning, in personal and profissional development of teachers, in family and community participation and an impact in the political and pedagogical plan of the school. These results as a whole, although, refer only to one of the schools, in which the director had an active participation in the project Key words: active teaching; significative learning; teacher’s education; Labor Pedagogical Proposal;teaching practice and change.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3713
10.24109/2176-6681.rbep.89i223.691
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3713
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i223.691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3713/3450
10.24109/2176-6681.rbep.89i223.3450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 223 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 223 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 223 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i223
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703564779520