Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Clarice
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1329
Resumo: Celebrar a trajetória de Anísio Teixeira é trazer para o centro das nossas reflexões momentos decisivos da nossa história da educação. Ele fez parte de uma geração de intelectuais urbanos a quem coube, sobretudo, na passagem do século 19 para o século 20, grande responsabilidade pela discussão do tema da modernidade e dos projetos políticos que lhe diziam respeito, a partir de certa visão de sociedade brasileira e de povo brasileiro. Ao trabalhar nos maiores e mais importantes centros urbanos do País, liderando as famosas reformas de instrução pública, nos anos 20 e 30, esses intelectuais criaram não só a possibilidade de estruturar um campo de identificação dos educadores mas, sobretudo, interferiram na ordenação simbólica das cidades, armando novas representações do urbano e do seu papel profissional dentro dele. Compreender o móvel dessa ação é, em parte, meu objetivo neste texto. Para tanto, tomo como caso a trajetória de Anísio Teixeira, o maior representante da tradição pedagógica democrática em nosso País. Palavras-chave: Anísio Teixeira; biografia. Abstract If still alive, Anísio Teixeira would complete one hundred years old. Celebrating his trajectory is to bring to the center of our reflections decisive moments of education history. He was part of an urban intellectual generation that, mainly lasted from the passage of 19 to the 20 century, took the responsibility of discussing the modernity of political projects from the point of view of the Brazilian society and public. Working in the major urban centers in Brazil, leading the famous public instructions reforms in the 1920's and 30's, these intellectual created not only the possibility of structuring the educators identification, but above all, they interfere in the symbolic ordination of cities, creating new urban representations and new roles for the professionals. Comprehend the mobile of this action is in part the objective of this text. For this reason, it is consider the trajectory of Anísio Teixeira, the main representative of the Pedagogical democracy tradition of our country. Keywords: Anísio Teixeira; biography.
id INEP-2_b31d18f22a4911a8313b87c72193927a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1329
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)Celebrar a trajetória de Anísio Teixeira é trazer para o centro das nossas reflexões momentos decisivos da nossa história da educação. Ele fez parte de uma geração de intelectuais urbanos a quem coube, sobretudo, na passagem do século 19 para o século 20, grande responsabilidade pela discussão do tema da modernidade e dos projetos políticos que lhe diziam respeito, a partir de certa visão de sociedade brasileira e de povo brasileiro. Ao trabalhar nos maiores e mais importantes centros urbanos do País, liderando as famosas reformas de instrução pública, nos anos 20 e 30, esses intelectuais criaram não só a possibilidade de estruturar um campo de identificação dos educadores mas, sobretudo, interferiram na ordenação simbólica das cidades, armando novas representações do urbano e do seu papel profissional dentro dele. Compreender o móvel dessa ação é, em parte, meu objetivo neste texto. Para tanto, tomo como caso a trajetória de Anísio Teixeira, o maior representante da tradição pedagógica democrática em nosso País. Palavras-chave: Anísio Teixeira; biografia. Abstract If still alive, Anísio Teixeira would complete one hundred years old. Celebrating his trajectory is to bring to the center of our reflections decisive moments of education history. He was part of an urban intellectual generation that, mainly lasted from the passage of 19 to the 20 century, took the responsibility of discussing the modernity of political projects from the point of view of the Brazilian society and public. Working in the major urban centers in Brazil, leading the famous public instructions reforms in the 1920's and 30's, these intellectual created not only the possibility of structuring the educators identification, but above all, they interfere in the symbolic ordination of cities, creating new urban representations and new roles for the professionals. Comprehend the mobile of this action is in part the objective of this text. For this reason, it is consider the trajectory of Anísio Teixeira, the main representative of the Pedagogical democracy tradition of our country. Keywords: Anísio Teixeira; biography.INEP2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/132910.24109/2176-6681.rbep.81i197.972Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 197 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 197 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 197 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i197reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1329/106810.24109/2176-6681.rbep.81i197.1068Nunes, Clariceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:04:41Zoai:ojs3.inep:article/1329Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:04:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
title Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
spellingShingle Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
Nunes, Clarice
title_short Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
title_full Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
title_fullStr Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
title_full_unstemmed Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
title_sort Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
author Nunes, Clarice
author_facet Nunes, Clarice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Clarice
description Celebrar a trajetória de Anísio Teixeira é trazer para o centro das nossas reflexões momentos decisivos da nossa história da educação. Ele fez parte de uma geração de intelectuais urbanos a quem coube, sobretudo, na passagem do século 19 para o século 20, grande responsabilidade pela discussão do tema da modernidade e dos projetos políticos que lhe diziam respeito, a partir de certa visão de sociedade brasileira e de povo brasileiro. Ao trabalhar nos maiores e mais importantes centros urbanos do País, liderando as famosas reformas de instrução pública, nos anos 20 e 30, esses intelectuais criaram não só a possibilidade de estruturar um campo de identificação dos educadores mas, sobretudo, interferiram na ordenação simbólica das cidades, armando novas representações do urbano e do seu papel profissional dentro dele. Compreender o móvel dessa ação é, em parte, meu objetivo neste texto. Para tanto, tomo como caso a trajetória de Anísio Teixeira, o maior representante da tradição pedagógica democrática em nosso País. Palavras-chave: Anísio Teixeira; biografia. Abstract If still alive, Anísio Teixeira would complete one hundred years old. Celebrating his trajectory is to bring to the center of our reflections decisive moments of education history. He was part of an urban intellectual generation that, mainly lasted from the passage of 19 to the 20 century, took the responsibility of discussing the modernity of political projects from the point of view of the Brazilian society and public. Working in the major urban centers in Brazil, leading the famous public instructions reforms in the 1920's and 30's, these intellectual created not only the possibility of structuring the educators identification, but above all, they interfere in the symbolic ordination of cities, creating new urban representations and new roles for the professionals. Comprehend the mobile of this action is in part the objective of this text. For this reason, it is consider the trajectory of Anísio Teixeira, the main representative of the Pedagogical democracy tradition of our country. Keywords: Anísio Teixeira; biography.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1329
10.24109/2176-6681.rbep.81i197.972
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1329
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i197.972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1329/1068
10.24109/2176-6681.rbep.81i197.1068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 197 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 197 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 197 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i197
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700757741568