Trajetória intelectual e identidade do educador: Anísio Teixeira (1900-1971)
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1329 |
Resumo: | Celebrar a trajetória de Anísio Teixeira é trazer para o centro das nossas reflexões momentos decisivos da nossa história da educação. Ele fez parte de uma geração de intelectuais urbanos a quem coube, sobretudo, na passagem do século 19 para o século 20, grande responsabilidade pela discussão do tema da modernidade e dos projetos políticos que lhe diziam respeito, a partir de certa visão de sociedade brasileira e de povo brasileiro. Ao trabalhar nos maiores e mais importantes centros urbanos do País, liderando as famosas reformas de instrução pública, nos anos 20 e 30, esses intelectuais criaram não só a possibilidade de estruturar um campo de identificação dos educadores mas, sobretudo, interferiram na ordenação simbólica das cidades, armando novas representações do urbano e do seu papel profissional dentro dele. Compreender o móvel dessa ação é, em parte, meu objetivo neste texto. Para tanto, tomo como caso a trajetória de Anísio Teixeira, o maior representante da tradição pedagógica democrática em nosso País. Palavras-chave: Anísio Teixeira; biografia. Abstract If still alive, Anísio Teixeira would complete one hundred years old. Celebrating his trajectory is to bring to the center of our reflections decisive moments of education history. He was part of an urban intellectual generation that, mainly lasted from the passage of 19 to the 20 century, took the responsibility of discussing the modernity of political projects from the point of view of the Brazilian society and public. Working in the major urban centers in Brazil, leading the famous public instructions reforms in the 1920's and 30's, these intellectual created not only the possibility of structuring the educators identification, but above all, they interfere in the symbolic ordination of cities, creating new urban representations and new roles for the professionals. Comprehend the mobile of this action is in part the objective of this text. For this reason, it is consider the trajectory of Anísio Teixeira, the main representative of the Pedagogical democracy tradition of our country. Keywords: Anísio Teixeira; biography. |
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