Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3721 |
Resumo: | Reflete criticamente acerca do uso da quantificação em pesquisas em ciências humanas, chamando a atenção para alguns riscos que permeiam tal atividade, como também para determinadas situações em que tais métodos podem ser caracterizados como amplificadores culturais úteis e justificados. Nesse sentido, analisa aspectos inerentes à atividade de quantificação, como a interconexão estreita com a categorização e a modelização fundada em determinada visão teórica. Busca ainda explorar aspectos conceituais centrais à quantificação, como a redução de informação em prol da detecção de tendências gerais e estruturas, as opções de tal redução em função das escalas de medida mobilizadas, a distinção entre a descrição e a inferência, bem como entre o fortuito e o sistemático. Procura demonstrar, em relação a este último aspecto, que a quantificação possibilita apenas uma aproximação probabilística, o que limita seu poder à detecção da verossimilhança, e não da verdade. Palavras-chave: análise de dados; mensuração; quantificação. Abstract This paper is aimed to critically discuss quantification as a methodological initiative in human sciences, focusing on important risks inherent to this activity, but also stressing its utility as a social tool and cultural amplifier in the context of specific situations. In this context, basic aspects concerning quantification are analyzed, particularly those referring to its connections with theoretically guided activities like modeling and categorization. Additionally, some important issues in the activity of quantification itself are described and analyzed: the search for general structures and tendencies in a set of data, measurement scales, distinction between description and inference, and finally, the interest of distinguishing random from systematic sources of variation. In the context of this last distinction, argument is provided concerning the limitation of quantitative methods in detecting verisimilitude, instead of truth. Keywords: data analysis; measuring; quantitative data-analysis. |
id |
INEP-2_bc2af488cd68d38beea0c42a8e016999 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3721 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisadorReflete criticamente acerca do uso da quantificação em pesquisas em ciências humanas, chamando a atenção para alguns riscos que permeiam tal atividade, como também para determinadas situações em que tais métodos podem ser caracterizados como amplificadores culturais úteis e justificados. Nesse sentido, analisa aspectos inerentes à atividade de quantificação, como a interconexão estreita com a categorização e a modelização fundada em determinada visão teórica. Busca ainda explorar aspectos conceituais centrais à quantificação, como a redução de informação em prol da detecção de tendências gerais e estruturas, as opções de tal redução em função das escalas de medida mobilizadas, a distinção entre a descrição e a inferência, bem como entre o fortuito e o sistemático. Procura demonstrar, em relação a este último aspecto, que a quantificação possibilita apenas uma aproximação probabilística, o que limita seu poder à detecção da verossimilhança, e não da verdade. Palavras-chave: análise de dados; mensuração; quantificação. Abstract This paper is aimed to critically discuss quantification as a methodological initiative in human sciences, focusing on important risks inherent to this activity, but also stressing its utility as a social tool and cultural amplifier in the context of specific situations. In this context, basic aspects concerning quantification are analyzed, particularly those referring to its connections with theoretically guided activities like modeling and categorization. Additionally, some important issues in the activity of quantification itself are described and analyzed: the search for general structures and tendencies in a set of data, measurement scales, distinction between description and inference, and finally, the interest of distinguishing random from systematic sources of variation. In the context of this last distinction, argument is provided concerning the limitation of quantitative methods in detecting verisimilitude, instead of truth. Keywords: data analysis; measuring; quantitative data-analysis.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/372110.24109/2176-6681.rbep.81i198.937Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3721/345710.24109/2176-6681.rbep.81i198.3457Falcão, Jorge TarcísioRégnier, Jean-Claudeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3721Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador |
title |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador |
spellingShingle |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador Falcão, Jorge Tarcísio |
title_short |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador |
title_full |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador |
title_fullStr |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador |
title_full_unstemmed |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador |
title_sort |
Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador |
author |
Falcão, Jorge Tarcísio |
author_facet |
Falcão, Jorge Tarcísio Régnier, Jean-Claude |
author_role |
author |
author2 |
Régnier, Jean-Claude |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Jorge Tarcísio Régnier, Jean-Claude |
description |
Reflete criticamente acerca do uso da quantificação em pesquisas em ciências humanas, chamando a atenção para alguns riscos que permeiam tal atividade, como também para determinadas situações em que tais métodos podem ser caracterizados como amplificadores culturais úteis e justificados. Nesse sentido, analisa aspectos inerentes à atividade de quantificação, como a interconexão estreita com a categorização e a modelização fundada em determinada visão teórica. Busca ainda explorar aspectos conceituais centrais à quantificação, como a redução de informação em prol da detecção de tendências gerais e estruturas, as opções de tal redução em função das escalas de medida mobilizadas, a distinção entre a descrição e a inferência, bem como entre o fortuito e o sistemático. Procura demonstrar, em relação a este último aspecto, que a quantificação possibilita apenas uma aproximação probabilística, o que limita seu poder à detecção da verossimilhança, e não da verdade. Palavras-chave: análise de dados; mensuração; quantificação. Abstract This paper is aimed to critically discuss quantification as a methodological initiative in human sciences, focusing on important risks inherent to this activity, but also stressing its utility as a social tool and cultural amplifier in the context of specific situations. In this context, basic aspects concerning quantification are analyzed, particularly those referring to its connections with theoretically guided activities like modeling and categorization. Additionally, some important issues in the activity of quantification itself are described and analyzed: the search for general structures and tendencies in a set of data, measurement scales, distinction between description and inference, and finally, the interest of distinguishing random from systematic sources of variation. In the context of this last distinction, argument is provided concerning the limitation of quantitative methods in detecting verisimilitude, instead of truth. Keywords: data analysis; measuring; quantitative data-analysis. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3721 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.937 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3721 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3721/3457 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.81i198 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703576313856 |