Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157 |
Resumo: | Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. |
id |
SE&PQ-1_f242a7c1f76f215e109122b0327229bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/157 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciênciasResumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQSchneider, Eduarda MariaFujii, Rosangela Araujo XavierCorazza, Maria Júlia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 569-5842525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157/100Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:51Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências |
title |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências |
spellingShingle |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências Schneider, Eduarda Maria |
title_short |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências |
title_full |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências |
title_fullStr |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências |
title_sort |
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências |
author |
Schneider, Eduarda Maria |
author_facet |
Schneider, Eduarda Maria Fujii, Rosangela Araujo Xavier Corazza, Maria Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Fujii, Rosangela Araujo Xavier Corazza, Maria Júlia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Eduarda Maria Fujii, Rosangela Araujo Xavier Corazza, Maria Júlia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. |
description |
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157/100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 569-584 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824321335394304 |