Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Eduarda Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fujii, Rosangela Araujo Xavier, Corazza, Maria Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157
Resumo: Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. 
id SE&PQ-1_f242a7c1f76f215e109122b0327229bc
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/157
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
spelling Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciênciasResumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQSchneider, Eduarda MariaFujii, Rosangela Araujo XavierCorazza, Maria Júlia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 569-5842525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157/100Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:51Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
title Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
spellingShingle Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
Schneider, Eduarda Maria
title_short Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
title_full Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
title_fullStr Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
title_full_unstemmed Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
title_sort Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências
author Schneider, Eduarda Maria
author_facet Schneider, Eduarda Maria
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
author_role author
author2 Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Eduarda Maria
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. 
description Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as abordagens de pesquisa que vêm sendo utilizadas nas publicações do ensino de ciências, bem como os instrumentos de constituição de dados e as metodologias de análise, de modo a evidenciar se os pesquisadores estão articulando a pesquisa quantitativa e qualitativa para a compreensão dos fenômenos da área. O desenvolvimento metodológico seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa mediante a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em 2015-2016 em quatro periódicos, resultando um total de 240 artigos. Os dados foram discutidos a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que apenas 10,4% dos artigos analisados articularam aspectos quali-quantitativos. Conclui-se que são necessários maiores estudos e divulgação a respeito da importância da complementação da pesquisa quantitativa para a qualitativa e vice-versa.Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem metodológica; Metodologia de pesquisa. Quali-quantitative research: contributions to research in science teachingAbstract: The article aims to analyze the research approaches that are being used in the publications of science education, as well as the instruments of data collection and the methodologies of analysis, in order to highlight if the researchers are articulating the quantitative and qualitative research for the understanding of the phenomena of the area. The methodological development followed the assumptions of the qualitative approach through the bibliographical research of articles published in 2015-2016 in four journals, resulting a total of 240 articles. The data were discussed from the assumptions of content analysis. The results showed that only 10.4% of the analyzed articles articulated qualitative and quantitative aspects. Concluding, therefore, that further studies and dissemination are needed regarding the importance of complementing quantitative research to qualitative research and vice versa.Keywords: Science teaching; Methodological Approach; Research Methodology. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157
url https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157/100
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa; v. 5, n. 9 (2017): Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências: enfoque na construção e análise dos dados; 569-584
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron:SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1659824321335394304