Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cibele
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes, Francisco, Knobel, Marcelo, Silva, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553
Resumo: Apresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa.
id INEP-2_c06bc6688e744f18051d8c9f094bbdee
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3553
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superiorApresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa.INEP2013-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/355310.24109/2176-6681.rbep.93i235.412Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i235reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553/328810.24109/2176-6681.rbep.93i235.3288Andrade, CibeleGomes, FranciscoKnobel, MarceloSilva, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:24:06Zoai:ojs3.inep:article/3553Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:24:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
title Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
spellingShingle Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
Andrade, Cibele
title_short Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
title_full Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
title_fullStr Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
title_full_unstemmed Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
title_sort Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
author Andrade, Cibele
author_facet Andrade, Cibele
Gomes, Francisco
Knobel, Marcelo
Silva, Ana Maria
author_role author
author2 Gomes, Francisco
Knobel, Marcelo
Silva, Ana Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cibele
Gomes, Francisco
Knobel, Marcelo
Silva, Ana Maria
description Apresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.412
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553/3288
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.3288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.93i235
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703117037568