Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553 |
Resumo: | Apresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa. |
id |
INEP-2_c06bc6688e744f18051d8c9f094bbdee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3553 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superiorApresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa.INEP2013-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/355310.24109/2176-6681.rbep.93i235.412Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i235reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553/328810.24109/2176-6681.rbep.93i235.3288Andrade, CibeleGomes, FranciscoKnobel, MarceloSilva, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:24:06Zoai:ojs3.inep:article/3553Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:24:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior |
title |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior |
spellingShingle |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior Andrade, Cibele |
title_short |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior |
title_full |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior |
title_fullStr |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior |
title_full_unstemmed |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior |
title_sort |
Programa de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior |
author |
Andrade, Cibele |
author_facet |
Andrade, Cibele Gomes, Francisco Knobel, Marcelo Silva, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Francisco Knobel, Marcelo Silva, Ana Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Cibele Gomes, Francisco Knobel, Marcelo Silva, Ana Maria |
description |
Apresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.412 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.93i235.412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3553/3288 10.24109/2176-6681.rbep.93i235.3288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 235 (2012) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 235 (2012) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 235 (2012) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.93i235 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703117037568 |