As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1492
Resumo: A assunção de partida deste trabalho é a de que, com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), emerge uma discursividade que rompe com o paradigma sociocultural fundante dos sistemas educativos modernos. Um novo discurso sobre a educação está a ser construído, o campo educativo e seus atores estão a ser reconfigurados – trata-se de um novo regime de verdade para o campo educativo. Os discursos explorados partilham da idéia de que existe uma mudança em curso nas sociedades contemporâneas, sendo essa transformação discursivamente mediada pelas TIC. A velha escola é retratada como uma entidade social enfraquecida naturalmente, enfadonha e ultrapassada. O professor, descrito nestes discursos, é um indivíduo que quando despertado pelas TIC (e seus efeitos) desenvolverá uma identidade inovadora capaz de orientar processos de aprendizagens sob demanda, na lógica própria da sociedade do conhecimento. Palavras-chave: educação; tecnologias; professor; identidade. Abstract The basic assumption of this work is that with the Information and Communication Technologies (ICT) emerges a kind of discourse that breaks with the established socio-cultural paradigm of the modern educational systems. A new discourse about education is to be constructed, the educative field and its actors are to be reconfigured, and it is a new regimen of truth for the educative field. The discourses we have explored in this work share the idea that there is a change in the contemporary societies and this change is due to the ICT preponderant role. The “old” school is shown as a naturally weakened, boring and exhausted social entity. The teacher, described in these discourses is an individual that when wakened up to the ICT (and its effects) will develop an innovative identity capable of guiding learning processes under demand, in the logic of the knowledge society. Keywords: education; technologies; teacher; identity.
id INEP-2_c3ad85cc6670f13204dcc3ef1c92efff
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1492
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professoresA assunção de partida deste trabalho é a de que, com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), emerge uma discursividade que rompe com o paradigma sociocultural fundante dos sistemas educativos modernos. Um novo discurso sobre a educação está a ser construído, o campo educativo e seus atores estão a ser reconfigurados – trata-se de um novo regime de verdade para o campo educativo. Os discursos explorados partilham da idéia de que existe uma mudança em curso nas sociedades contemporâneas, sendo essa transformação discursivamente mediada pelas TIC. A velha escola é retratada como uma entidade social enfraquecida naturalmente, enfadonha e ultrapassada. O professor, descrito nestes discursos, é um indivíduo que quando despertado pelas TIC (e seus efeitos) desenvolverá uma identidade inovadora capaz de orientar processos de aprendizagens sob demanda, na lógica própria da sociedade do conhecimento. Palavras-chave: educação; tecnologias; professor; identidade. Abstract The basic assumption of this work is that with the Information and Communication Technologies (ICT) emerges a kind of discourse that breaks with the established socio-cultural paradigm of the modern educational systems. A new discourse about education is to be constructed, the educative field and its actors are to be reconfigured, and it is a new regimen of truth for the educative field. The discourses we have explored in this work share the idea that there is a change in the contemporary societies and this change is due to the ICT preponderant role. The “old” school is shown as a naturally weakened, boring and exhausted social entity. The teacher, described in these discourses is an individual that when wakened up to the ICT (and its effects) will develop an innovative identity capable of guiding learning processes under demand, in the logic of the knowledge society. Keywords: education; technologies; teacher; identity.INEP2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/149210.24109/2176-6681.rbep.89i221.723Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i221reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1492/123110.24109/2176-6681.rbep.89i221.1231Almeida, Maria Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:06:38Zoai:ojs3.inep:article/1492Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:06:38Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
title As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
spellingShingle As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
Almeida, Maria Cristina
title_short As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
title_full As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
title_fullStr As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
title_full_unstemmed As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
title_sort As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional dos professores
author Almeida, Maria Cristina
author_facet Almeida, Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Cristina
description A assunção de partida deste trabalho é a de que, com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), emerge uma discursividade que rompe com o paradigma sociocultural fundante dos sistemas educativos modernos. Um novo discurso sobre a educação está a ser construído, o campo educativo e seus atores estão a ser reconfigurados – trata-se de um novo regime de verdade para o campo educativo. Os discursos explorados partilham da idéia de que existe uma mudança em curso nas sociedades contemporâneas, sendo essa transformação discursivamente mediada pelas TIC. A velha escola é retratada como uma entidade social enfraquecida naturalmente, enfadonha e ultrapassada. O professor, descrito nestes discursos, é um indivíduo que quando despertado pelas TIC (e seus efeitos) desenvolverá uma identidade inovadora capaz de orientar processos de aprendizagens sob demanda, na lógica própria da sociedade do conhecimento. Palavras-chave: educação; tecnologias; professor; identidade. Abstract The basic assumption of this work is that with the Information and Communication Technologies (ICT) emerges a kind of discourse that breaks with the established socio-cultural paradigm of the modern educational systems. A new discourse about education is to be constructed, the educative field and its actors are to be reconfigured, and it is a new regimen of truth for the educative field. The discourses we have explored in this work share the idea that there is a change in the contemporary societies and this change is due to the ICT preponderant role. The “old” school is shown as a naturally weakened, boring and exhausted social entity. The teacher, described in these discourses is an individual that when wakened up to the ICT (and its effects) will develop an innovative identity capable of guiding learning processes under demand, in the logic of the knowledge society. Keywords: education; technologies; teacher; identity.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1492
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.723
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1492
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i221.723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1492/1231
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.1231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i221
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701521104896