Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3493 |
Resumo: | Tem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação – Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes. |
id |
INEP-2_c4f2509b7fca86dd5c7cc3dbf4fed236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3493 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do SulTem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação – Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes. INEP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/349310.24109/2176-6681.rbep.95i239.3004Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i239reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3493/322810.24109/2176-6681.rbep.95i239.3228Fritsch, RosangelaVitelli, RicardoRocha, Cleoniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:21:16Zoai:ojs3.inep:article/3493Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:21:16Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul |
title |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul Fritsch, Rosangela |
title_short |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul |
title_full |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul |
author |
Fritsch, Rosangela |
author_facet |
Fritsch, Rosangela Vitelli, Ricardo Rocha, Cleonice |
author_role |
author |
author2 |
Vitelli, Ricardo Rocha, Cleonice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Rosangela Vitelli, Ricardo Rocha, Cleonice |
description |
Tem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação – Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3493 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3004 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3493 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3493/3228 10.24109/2176-6681.rbep.95i239.3228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 239 (2014) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 239 (2014) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 239 (2014) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.95i239 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702799319040 |