Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Spinillo, Alina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240
Resumo: A habilidade para escrever histórias foi comparada em crianças de baixa renda e de classe média alta, alunos de escolas pública e particular, respectivamente. As produções escritas foram classificadas em categorias baseadas na Gramática de História. Observou-se uma progressão na habilidade narrativa das crianças após a alfabetização, e que os anos escolares freqüentados após a alfabetização contribuem para este desenvolvimento. Entretanto, os ganhos observados entre as crianças de classe média-alta foram mais expressivos do que entre as de baixa renda. Tal diferença foi interpretada em função de fatores sociolingüísticos quanto ao contato e interação que crianças de classes sociais distintas têm com a linguagem dos textos no ambiente familiar. Palavras-Chave: escrita de histórias; crianças; escola pública; escola particular. Abstract The ability to write stories was compared in two different groups of children with different social backgrounds. All the children were literate, and in each group they varied according to the years of schooling they had attended. The written productions were analysed according to the domain of story scheme, based on Story Grammars. It was found that the ability to write stories develops even after the acquisition of written skills and that the years of schooling is an important factor in this progression. Differences were observed between the two groups: middle class children benefited more from the years of schooling than low class children whose written productions showed a low level of narrative structure. This difference was interpreted in terms of different social experiences with texts at home. Keywords: written stories; children; social class.
id INEP-2_cd368e36fc0e70d4aa14a4e36f6000aa
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1240
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particularesA habilidade para escrever histórias foi comparada em crianças de baixa renda e de classe média alta, alunos de escolas pública e particular, respectivamente. As produções escritas foram classificadas em categorias baseadas na Gramática de História. Observou-se uma progressão na habilidade narrativa das crianças após a alfabetização, e que os anos escolares freqüentados após a alfabetização contribuem para este desenvolvimento. Entretanto, os ganhos observados entre as crianças de classe média-alta foram mais expressivos do que entre as de baixa renda. Tal diferença foi interpretada em função de fatores sociolingüísticos quanto ao contato e interação que crianças de classes sociais distintas têm com a linguagem dos textos no ambiente familiar. Palavras-Chave: escrita de histórias; crianças; escola pública; escola particular. Abstract The ability to write stories was compared in two different groups of children with different social backgrounds. All the children were literate, and in each group they varied according to the years of schooling they had attended. The written productions were analysed according to the domain of story scheme, based on Story Grammars. It was found that the ability to write stories develops even after the acquisition of written skills and that the years of schooling is an important factor in this progression. Differences were observed between the two groups: middle class children benefited more from the years of schooling than low class children whose written productions showed a low level of narrative structure. This difference was interpreted in terms of different social experiences with texts at home. Keywords: written stories; children; social class.INEP1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/124010.24109/2176-6681.rbep.79i193.1015Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i193reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240/97910.24109/2176-6681.rbep.79i193.979Silva, MariaSpinillo, Alinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:50:03Zoai:ojs3.inep:article/1240Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:50:03Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
title Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
spellingShingle Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
Silva, Maria
title_short Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
title_full Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
title_fullStr Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
title_full_unstemmed Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
title_sort Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
author Silva, Maria
author_facet Silva, Maria
Spinillo, Alina
author_role author
author2 Spinillo, Alina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria
Spinillo, Alina
description A habilidade para escrever histórias foi comparada em crianças de baixa renda e de classe média alta, alunos de escolas pública e particular, respectivamente. As produções escritas foram classificadas em categorias baseadas na Gramática de História. Observou-se uma progressão na habilidade narrativa das crianças após a alfabetização, e que os anos escolares freqüentados após a alfabetização contribuem para este desenvolvimento. Entretanto, os ganhos observados entre as crianças de classe média-alta foram mais expressivos do que entre as de baixa renda. Tal diferença foi interpretada em função de fatores sociolingüísticos quanto ao contato e interação que crianças de classes sociais distintas têm com a linguagem dos textos no ambiente familiar. Palavras-Chave: escrita de histórias; crianças; escola pública; escola particular. Abstract The ability to write stories was compared in two different groups of children with different social backgrounds. All the children were literate, and in each group they varied according to the years of schooling they had attended. The written productions were analysed according to the domain of story scheme, based on Story Grammars. It was found that the ability to write stories develops even after the acquisition of written skills and that the years of schooling is an important factor in this progression. Differences were observed between the two groups: middle class children benefited more from the years of schooling than low class children whose written productions showed a low level of narrative structure. This difference was interpreted in terms of different social experiences with texts at home. Keywords: written stories; children; social class.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240
10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1015
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240/979
10.24109/2176-6681.rbep.79i193.979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.79i193
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700654981120