O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1215 |
Resumo: | Discute a importância da mediação das interações sociais e da prática pedagógica sobre as estratégias de leitura e escrita. Na primeira parte do trabalho, serão apresentadas reflexões acerca do papel, da prática pedagógica no desenvolvimento da produção de textos. Na segunda parte, discute-se o papel das interações sociais e da contextualização do ensino no desenvolvimento das estratégias de leitura. Tais reflexões são realizadas a partir de análises de estudos de vários autores, donde se conclui que as interações sociais, e, mais especificamente, a prática pedagógica, influenciam o desenvolvimento e o uso de diferentes estratégias cognitivas e metacognitivas na leitura e escrita. Abstract This article aims to discuss the importance of mediation of social interactions and pedagogical practices about reading and writing strategies. Firstly, it presents some reflections about children's development on the acquisition alphabetic system and text production capacity. Secondly, the role of social interactions and teaching contextualization in the development of reading strategies is discussed. On the basis of the literature on this topic, it is concluded that social interactions and, more specifically, pedagogical practices influence the development and the use of different cognitive and metacognitive strategies in reading and writing acquisition. Résumé Ce texte cherche à discuter l'importance de la médiation des interactions sociales et de la pratique pédagogique sur les stratégies de lecture et d'écriture. Dans la première partie du travail seront présentées des réflexions au sujet du rôle de la pratique pédagogique dans le développement de la production de textes. Dans la deuxième partie, le rôle des interactions sociales et de la contextualisation de l'enseignement dans le développement des stratégies de lecture est discuté. De telles reflexions sont réalisées à partir d'analyses d'études de divers auteurs, d'où l'on conclut que les interactions sociales et, plus spécifiquement, la pratique pédagogique, influencent le développement et l'utilisation de différentes stratégies cognitives et metacognitives dans la lecture et l'écriture. Resumen El texto discute la importancia de la mediación de las interacciones sociales y de la práctica educativa para las estrategias de lectura y de escritura. En el primer apartado del trabajo se presentan reflexiones sobre el papel de la práctica educativa en el desarrollo de la producción de textos. En el siguiente, se discute el papel de las interacciones sociales y de la contextualización de la enseñanza en el desarrollo de las estrategias de lectura. Dichos planteamientos son formulados a base de análisis de estudios de varios autores, a partir de lo que se concluye que las interacciones sociales y, más especificamente, la práctica educativa, influyen sobre el desarrollo y el uso de estrategias cognitivas y metacognitivas en la lectura y en la escritura. |
id |
INEP-2_cd3bac5ebc61eb90f7f7f1173ea60be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1215 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esentaDiscute a importância da mediação das interações sociais e da prática pedagógica sobre as estratégias de leitura e escrita. Na primeira parte do trabalho, serão apresentadas reflexões acerca do papel, da prática pedagógica no desenvolvimento da produção de textos. Na segunda parte, discute-se o papel das interações sociais e da contextualização do ensino no desenvolvimento das estratégias de leitura. Tais reflexões são realizadas a partir de análises de estudos de vários autores, donde se conclui que as interações sociais, e, mais especificamente, a prática pedagógica, influenciam o desenvolvimento e o uso de diferentes estratégias cognitivas e metacognitivas na leitura e escrita. Abstract This article aims to discuss the importance of mediation of social interactions and pedagogical practices about reading and writing strategies. Firstly, it presents some reflections about children's development on the acquisition alphabetic system and text production capacity. Secondly, the role of social interactions and teaching contextualization in the development of reading strategies is discussed. On the basis of the literature on this topic, it is concluded that social interactions and, more specifically, pedagogical practices influence the development and the use of different cognitive and metacognitive strategies in reading and writing acquisition. Résumé Ce texte cherche à discuter l'importance de la médiation des interactions sociales et de la pratique pédagogique sur les stratégies de lecture et d'écriture. Dans la première partie du travail seront présentées des réflexions au sujet du rôle de la pratique pédagogique dans le développement de la production de textes. Dans la deuxième partie, le rôle des interactions sociales et de la contextualisation de l'enseignement dans le développement des stratégies de lecture est discuté. De telles reflexions sont réalisées à partir d'analyses d'études de divers auteurs, d'où l'on conclut que les interactions sociales et, plus spécifiquement, la pratique pédagogique, influencent le développement et l'utilisation de différentes stratégies cognitives et metacognitives dans la lecture et l'écriture. Resumen El texto discute la importancia de la mediación de las interacciones sociales y de la práctica educativa para las estrategias de lectura y de escritura. En el primer apartado del trabajo se presentan reflexiones sobre el papel de la práctica educativa en el desarrollo de la producción de textos. En el siguiente, se discute el papel de las interacciones sociales y de la contextualización de la enseñanza en el desarrollo de las estrategias de lectura. Dichos planteamientos son formulados a base de análisis de estudios de varios autores, a partir de lo que se concluye que las interacciones sociales y, más especificamente, la práctica educativa, influyen sobre el desarrollo y el uso de estrategias cognitivas y metacognitivas en la lectura y en la escritura.INEP1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/121510.24109/2176-6681.rbep.77i187.1075Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 77 n. 187 (1996)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 77 Núm. 187 (1996)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 77 No 187 (1996)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.77i187reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1215/95410.24109/2176-6681.rbep.77i187.954Roazzi, AntonioLeal, Telmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:17:33Zoai:ojs3.inep:article/1215Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:17:33Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta |
title |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta |
spellingShingle |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta Roazzi, Antonio |
title_short |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta |
title_full |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta |
title_fullStr |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta |
title_full_unstemmed |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta |
title_sort |
O papel mediador das interações sociais e da prática pedagógica na aquisição da leitura e da esenta |
author |
Roazzi, Antonio |
author_facet |
Roazzi, Antonio Leal, Telma |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Telma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roazzi, Antonio Leal, Telma |
description |
Discute a importância da mediação das interações sociais e da prática pedagógica sobre as estratégias de leitura e escrita. Na primeira parte do trabalho, serão apresentadas reflexões acerca do papel, da prática pedagógica no desenvolvimento da produção de textos. Na segunda parte, discute-se o papel das interações sociais e da contextualização do ensino no desenvolvimento das estratégias de leitura. Tais reflexões são realizadas a partir de análises de estudos de vários autores, donde se conclui que as interações sociais, e, mais especificamente, a prática pedagógica, influenciam o desenvolvimento e o uso de diferentes estratégias cognitivas e metacognitivas na leitura e escrita. Abstract This article aims to discuss the importance of mediation of social interactions and pedagogical practices about reading and writing strategies. Firstly, it presents some reflections about children's development on the acquisition alphabetic system and text production capacity. Secondly, the role of social interactions and teaching contextualization in the development of reading strategies is discussed. On the basis of the literature on this topic, it is concluded that social interactions and, more specifically, pedagogical practices influence the development and the use of different cognitive and metacognitive strategies in reading and writing acquisition. Résumé Ce texte cherche à discuter l'importance de la médiation des interactions sociales et de la pratique pédagogique sur les stratégies de lecture et d'écriture. Dans la première partie du travail seront présentées des réflexions au sujet du rôle de la pratique pédagogique dans le développement de la production de textes. Dans la deuxième partie, le rôle des interactions sociales et de la contextualisation de l'enseignement dans le développement des stratégies de lecture est discuté. De telles reflexions sont réalisées à partir d'analyses d'études de divers auteurs, d'où l'on conclut que les interactions sociales et, plus spécifiquement, la pratique pédagogique, influencent le développement et l'utilisation de différentes stratégies cognitives et metacognitives dans la lecture et l'écriture. Resumen El texto discute la importancia de la mediación de las interacciones sociales y de la práctica educativa para las estrategias de lectura y de escritura. En el primer apartado del trabajo se presentan reflexiones sobre el papel de la práctica educativa en el desarrollo de la producción de textos. En el siguiente, se discute el papel de las interacciones sociales y de la contextualización de la enseñanza en el desarrollo de las estrategias de lectura. Dichos planteamientos son formulados a base de análisis de estudios de varios autores, a partir de lo que se concluye que las interacciones sociales y, más especificamente, la práctica educativa, influyen sobre el desarrollo y el uso de estrategias cognitivas y metacognitivas en la lectura y en la escritura. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1215 10.24109/2176-6681.rbep.77i187.1075 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1215 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.77i187.1075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1215/954 10.24109/2176-6681.rbep.77i187.954 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 77 n. 187 (1996) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 77 Núm. 187 (1996) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 77 No 187 (1996) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.77i187 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700369768448 |