Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agonács, Nikoletta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, João Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4353
Resumo: Os Cursos On-line Abertos e Massivos, conhecidos como Mooc (Massive Open Online Course), são ambientes de aprendizagem únicos em virtude da grande dimensão e do alcance global de participantes. A criação de ambientes de aprendizagem para grandes públicos é extremamente complexa e levanta muitas  questões de desenho devido à diversidade da origem, da competência e das experiências prévias dos participantes. A teoria de aprendizagem emergente, a heutagogia, deve ser considerada quando se trata do desenho pedagógico de um Mooc. No entanto, o potencial dessa teoria no desenho desses cursos ainda não foi examinado profundamente. Este artigo tem como objetivo mapear a literatura dos dois campos de investigação envolvidos, nomeadamente na área dos Mooc e da heutagogia,  a fim de proporcionar uma compreensão extensa e profunda sobre o potencial da teoria heutagógica para o desenho de um Mooc. Os resultados desta análise indicam que existe um hiato entre o ambiente de aprendizagem do Mooc, que requer uma elevada autonomia por parte dos participantes, e as características do público-alvo que se revela despreparado para participar desse tipo de curso, aumentando a necessidade de entender melhor os aprendentes em termos de sua prontidão para aprender no ambiente Mooc.
id INEP-2_ce425ca438c935fad66b305739bf2155
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/4353
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicosOs Cursos On-line Abertos e Massivos (Mooc) como ambientes heutagógicosMassive Open Online Courses (Mooc) as heutagogical environmentsvirtual learning environmentteaching methodlearning theories.ambiente virtualmetodología de enseñanzateorías de aprendizaje.ambiente virtual de aprendizagemmetodologia do ensinoteorias de aprendizagem.Os Cursos On-line Abertos e Massivos, conhecidos como Mooc (Massive Open Online Course), são ambientes de aprendizagem únicos em virtude da grande dimensão e do alcance global de participantes. A criação de ambientes de aprendizagem para grandes públicos é extremamente complexa e levanta muitas  questões de desenho devido à diversidade da origem, da competência e das experiências prévias dos participantes. A teoria de aprendizagem emergente, a heutagogia, deve ser considerada quando se trata do desenho pedagógico de um Mooc. No entanto, o potencial dessa teoria no desenho desses cursos ainda não foi examinado profundamente. Este artigo tem como objetivo mapear a literatura dos dois campos de investigação envolvidos, nomeadamente na área dos Mooc e da heutagogia,  a fim de proporcionar uma compreensão extensa e profunda sobre o potencial da teoria heutagógica para o desenho de um Mooc. Os resultados desta análise indicam que existe um hiato entre o ambiente de aprendizagem do Mooc, que requer uma elevada autonomia por parte dos participantes, e as características do público-alvo que se revela despreparado para participar desse tipo de curso, aumentando a necessidade de entender melhor os aprendentes em termos de sua prontidão para aprender no ambiente Mooc.Massive Open Online Courses (Mooc) are unique learning environments due to their sheer size and global reach. Creating learning environments for masses is extremely complex and raises many course design questions because of participants’ diverse backgrounds, skills, and experiences. The emerging learning theory, heutagogy, in Mooc design has not yet been thoroughly investigated. This scoping literature review aimed to map the literature of the research fields of Moocs and heutagogy to have a deeper understanding of the potential of the theory for Mooc design. The results indicate that there is a gap between the high-autonomy requiring Mooc learning environment and the unprepared Mooc audience, which increases the necessity to better understand learners in terms of their readiness to learn in a Mooc.Los cursos abiertos masivos en línea (Mooc) son ambientes de aprendizaje únicos debido a su gran dimensión y alcance global de participantes. Crear ambientes de aprendizaje para las masas es extremadamente complejo y plantea muchas preguntas de diseño debido a los diversos orígenes, habilidades y experiencias previas de los participantes. El potencial de la teoría del aprendizaje emergente, la heutagogía, en el diseño de un Mooc aún no se ha investigado exhaustivamente. El objetivo de esta revisión de la literatura de alcance fue mapear la literatura de los campos de investigación de los Moocs y la heutagogía para tener una comprensión más profunda del potencial de la teoría heutagógica para el diseño de un Mooc. Los resultados indican que existe un hiato entre el ambiente de aprendizaje del Mooc, que requiere alta autonomía de parte de los participantes, y las características del público objetivo que no está preparado para participar en este tipo de cursos, aumentando así la necesidad de comprender mejor a los alumnos en términos de su disposición para aprender en un Mooc.INEP2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/435310.24109/2176-6681.rbep.101i257.4329Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 257 (2020)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 257 (2020)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 257 (2020)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.101i257reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4353/371610.24109/2176-6681.rbep.101i257.3716Agonács, NikolettaMatos, João Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T21:01:15Zoai:ojs3.inep:article/4353Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-22T21:01:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
Os Cursos On-line Abertos e Massivos (Mooc) como ambientes heutagógicos
Massive Open Online Courses (Mooc) as heutagogical environments
title Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
spellingShingle Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
Agonács, Nikoletta
virtual learning environment
teaching method
learning theories.
ambiente virtual
metodología de enseñanza
teorías de aprendizaje.
ambiente virtual de aprendizagem
metodologia do ensino
teorias de aprendizagem.
title_short Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
title_full Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
title_fullStr Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
title_full_unstemmed Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
title_sort Los Cursos Abiertos Masivos en Línea (Mooc) como ambientes heutagógicos
author Agonács, Nikoletta
author_facet Agonács, Nikoletta
Matos, João Filipe
author_role author
author2 Matos, João Filipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agonács, Nikoletta
Matos, João Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv virtual learning environment
teaching method
learning theories.
ambiente virtual
metodología de enseñanza
teorías de aprendizaje.
ambiente virtual de aprendizagem
metodologia do ensino
teorias de aprendizagem.
topic virtual learning environment
teaching method
learning theories.
ambiente virtual
metodología de enseñanza
teorías de aprendizaje.
ambiente virtual de aprendizagem
metodologia do ensino
teorias de aprendizagem.
description Os Cursos On-line Abertos e Massivos, conhecidos como Mooc (Massive Open Online Course), são ambientes de aprendizagem únicos em virtude da grande dimensão e do alcance global de participantes. A criação de ambientes de aprendizagem para grandes públicos é extremamente complexa e levanta muitas  questões de desenho devido à diversidade da origem, da competência e das experiências prévias dos participantes. A teoria de aprendizagem emergente, a heutagogia, deve ser considerada quando se trata do desenho pedagógico de um Mooc. No entanto, o potencial dessa teoria no desenho desses cursos ainda não foi examinado profundamente. Este artigo tem como objetivo mapear a literatura dos dois campos de investigação envolvidos, nomeadamente na área dos Mooc e da heutagogia,  a fim de proporcionar uma compreensão extensa e profunda sobre o potencial da teoria heutagógica para o desenho de um Mooc. Os resultados desta análise indicam que existe um hiato entre o ambiente de aprendizagem do Mooc, que requer uma elevada autonomia por parte dos participantes, e as características do público-alvo que se revela despreparado para participar desse tipo de curso, aumentando a necessidade de entender melhor os aprendentes em termos de sua prontidão para aprender no ambiente Mooc.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4353
10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4329
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4353
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4353/3716
10.24109/2176-6681.rbep.101i257.3716
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 257 (2020)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 257 (2020)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 257 (2020)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.101i257
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704116330497