Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Cláudio
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Paiva, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1254
Resumo: Faz um breve exame de dois dos mais importantes modelos de profissionalização da América Latina: o do Senai, no Brasil, e o do Chile Joven, no Chile. Sugerimos como hipótese que, em ambos os programas, existe um trade-off entre a busca de focalização e a da eficácia na inserção no mercado de trabalho. Dados empíricos provenientes de um programa de profissionalização independente (realizado em Belo Horizonte e financiado pelo Unicef) dão suporte a esta hipótese. Examina, ainda, algumas possibilidades de superação do dilema e apresenta, de maneira breve, a forma como o Chile e o Brasil têm lidado com a questão: via criação de programas específicos voltados para clientelas específicas (Chile), ou procurando universalizar a educação básica e corrigir o fluxo escolar (Brasil). Palavras-chave: educação profissional; focalização; mercado de trabalho; inserção profissional. Abstract This paper makes a brief exam of two of the most important Latin American models of vocational training: Senai, in Brazil, and Chile Joven, in Chile. By investigating this models, we suggest there is a trade-off between the program focus and the efficacy in labor market insertion. The use of empirical data from an independent training program gives support to this hypothesis. The article also examines some possibilities that can be used to overcome this trade-off, and it also presents the way Chile and Brazil are dealing with the matter: via the creation of specific programs directed to specific clients (Chile); or through the generalization of basic education and correction of the scholastic flow. Key-words: vocational training; focus; professional insertion.
id INEP-2_ced4fd276f20ee8431dab0a633cbdc6c
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1254
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovensFaz um breve exame de dois dos mais importantes modelos de profissionalização da América Latina: o do Senai, no Brasil, e o do Chile Joven, no Chile. Sugerimos como hipótese que, em ambos os programas, existe um trade-off entre a busca de focalização e a da eficácia na inserção no mercado de trabalho. Dados empíricos provenientes de um programa de profissionalização independente (realizado em Belo Horizonte e financiado pelo Unicef) dão suporte a esta hipótese. Examina, ainda, algumas possibilidades de superação do dilema e apresenta, de maneira breve, a forma como o Chile e o Brasil têm lidado com a questão: via criação de programas específicos voltados para clientelas específicas (Chile), ou procurando universalizar a educação básica e corrigir o fluxo escolar (Brasil). Palavras-chave: educação profissional; focalização; mercado de trabalho; inserção profissional. Abstract This paper makes a brief exam of two of the most important Latin American models of vocational training: Senai, in Brazil, and Chile Joven, in Chile. By investigating this models, we suggest there is a trade-off between the program focus and the efficacy in labor market insertion. The use of empirical data from an independent training program gives support to this hypothesis. The article also examines some possibilities that can be used to overcome this trade-off, and it also presents the way Chile and Brazil are dealing with the matter: via the creation of specific programs directed to specific clients (Chile); or through the generalization of basic education and correction of the scholastic flow. Key-words: vocational training; focus; professional insertion.INEP1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/125410.24109/2176-6681.rbep.80i194.1003Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i194reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1254/99310.24109/2176-6681.rbep.80i194.993Nogueira, CláudioPaiva, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:48:51Zoai:ojs3.inep:article/1254Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:48:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
title Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
spellingShingle Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
Nogueira, Cláudio
title_short Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
title_full Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
title_fullStr Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
title_full_unstemmed Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
title_sort Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens
author Nogueira, Cláudio
author_facet Nogueira, Cláudio
Paiva, Luís
author_role author
author2 Paiva, Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Cláudio
Paiva, Luís
description Faz um breve exame de dois dos mais importantes modelos de profissionalização da América Latina: o do Senai, no Brasil, e o do Chile Joven, no Chile. Sugerimos como hipótese que, em ambos os programas, existe um trade-off entre a busca de focalização e a da eficácia na inserção no mercado de trabalho. Dados empíricos provenientes de um programa de profissionalização independente (realizado em Belo Horizonte e financiado pelo Unicef) dão suporte a esta hipótese. Examina, ainda, algumas possibilidades de superação do dilema e apresenta, de maneira breve, a forma como o Chile e o Brasil têm lidado com a questão: via criação de programas específicos voltados para clientelas específicas (Chile), ou procurando universalizar a educação básica e corrigir o fluxo escolar (Brasil). Palavras-chave: educação profissional; focalização; mercado de trabalho; inserção profissional. Abstract This paper makes a brief exam of two of the most important Latin American models of vocational training: Senai, in Brazil, and Chile Joven, in Chile. By investigating this models, we suggest there is a trade-off between the program focus and the efficacy in labor market insertion. The use of empirical data from an independent training program gives support to this hypothesis. The article also examines some possibilities that can be used to overcome this trade-off, and it also presents the way Chile and Brazil are dealing with the matter: via the creation of specific programs directed to specific clients (Chile); or through the generalization of basic education and correction of the scholastic flow. Key-words: vocational training; focus; professional insertion.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1254
10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1003
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1254
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i194.1003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1254/993
10.24109/2176-6681.rbep.80i194.993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 194 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 194 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 194 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i194
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700678049792