A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448 |
Resumo: | A continuidade entre experiência e conhecimento, ação e reflexão, indivíduo e sociedade são os fundamentos da concepção de educação na filosofia deweyana que trazem sentido para este nosso questionamento da prática pedagógica e suas relações com a arte. Analisar a educação como reconstrução contínua da experiência e pensar nos pressupostos do hábito inteligente e cooperativo de julgamento nos faz compreender melhor a função democratizante que a perspectiva deweyana traz às propostas educativas. A reflexão sobre as qualidades educativas da experiência estética nos possibilita ainda, no viés desta filosofia, compreender as necessidades e condições essenciais sobre as quais devem ser desenvolvidas essas propostas. Palavras-chave: experiência estética; educação democrática; reconstrução da experiência; participação social. Abstract Continuity between experience and knowledge, action and reflection, individual and society are the key elements of the education conception according to Dewey’s philosophy, which brings meaning to our questioning on pedagogical practices and their relationships with art. Analyzing education as the continuous reconstruction of experience and thinking on the premises of intelligent and cooperative habit for judging lead to a better understanding of the democratizing role, which are brought to educational proposals by Dewey’s perspective. Reflection on the educational qualities of esthetic experience allows, as an additional consequence of this philosophy, the understanding of the needs and essential conditions for the proper development of such proposals. Keywords: esthetic experience; democratic education; experience reconstruction; social participation. |
id |
INEP-2_d65207a57f4df3d2ed11356e32c16233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1448 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionaisA continuidade entre experiência e conhecimento, ação e reflexão, indivíduo e sociedade são os fundamentos da concepção de educação na filosofia deweyana que trazem sentido para este nosso questionamento da prática pedagógica e suas relações com a arte. Analisar a educação como reconstrução contínua da experiência e pensar nos pressupostos do hábito inteligente e cooperativo de julgamento nos faz compreender melhor a função democratizante que a perspectiva deweyana traz às propostas educativas. A reflexão sobre as qualidades educativas da experiência estética nos possibilita ainda, no viés desta filosofia, compreender as necessidades e condições essenciais sobre as quais devem ser desenvolvidas essas propostas. Palavras-chave: experiência estética; educação democrática; reconstrução da experiência; participação social. Abstract Continuity between experience and knowledge, action and reflection, individual and society are the key elements of the education conception according to Dewey’s philosophy, which brings meaning to our questioning on pedagogical practices and their relationships with art. Analyzing education as the continuous reconstruction of experience and thinking on the premises of intelligent and cooperative habit for judging lead to a better understanding of the democratizing role, which are brought to educational proposals by Dewey’s perspective. Reflection on the educational qualities of esthetic experience allows, as an additional consequence of this philosophy, the understanding of the needs and essential conditions for the proper development of such proposals. Keywords: esthetic experience; democratic education; experience reconstruction; social participation.INEP2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/144810.24109/2176-6681.rbep.87i217.810Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i217reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448/118710.24109/2176-6681.rbep.87i217.1187Silva, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:11:45Zoai:ojs3.inep:article/1448Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:11:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais |
title |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais |
spellingShingle |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais Silva, Cecília |
title_short |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais |
title_full |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais |
title_fullStr |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais |
title_full_unstemmed |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais |
title_sort |
A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais |
author |
Silva, Cecília |
author_facet |
Silva, Cecília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cecília |
description |
A continuidade entre experiência e conhecimento, ação e reflexão, indivíduo e sociedade são os fundamentos da concepção de educação na filosofia deweyana que trazem sentido para este nosso questionamento da prática pedagógica e suas relações com a arte. Analisar a educação como reconstrução contínua da experiência e pensar nos pressupostos do hábito inteligente e cooperativo de julgamento nos faz compreender melhor a função democratizante que a perspectiva deweyana traz às propostas educativas. A reflexão sobre as qualidades educativas da experiência estética nos possibilita ainda, no viés desta filosofia, compreender as necessidades e condições essenciais sobre as quais devem ser desenvolvidas essas propostas. Palavras-chave: experiência estética; educação democrática; reconstrução da experiência; participação social. Abstract Continuity between experience and knowledge, action and reflection, individual and society are the key elements of the education conception according to Dewey’s philosophy, which brings meaning to our questioning on pedagogical practices and their relationships with art. Analyzing education as the continuous reconstruction of experience and thinking on the premises of intelligent and cooperative habit for judging lead to a better understanding of the democratizing role, which are brought to educational proposals by Dewey’s perspective. Reflection on the educational qualities of esthetic experience allows, as an additional consequence of this philosophy, the understanding of the needs and essential conditions for the proper development of such proposals. Keywords: esthetic experience; democratic education; experience reconstruction; social participation. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448 10.24109/2176-6681.rbep.87i217.810 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.87i217.810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448/1187 10.24109/2176-6681.rbep.87i217.1187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.87i217 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701193949184 |