A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cecília
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448
Resumo: A continuidade entre experiência e conhecimento, ação e reflexão, indivíduo e sociedade são os fundamentos da concepção de educação na filosofia deweyana que trazem sentido para este nosso questionamento da prática pedagógica e suas relações com a arte. Analisar a educação como reconstrução contínua da experiência e pensar nos pressupostos do hábito inteligente e cooperativo de julgamento nos faz compreender melhor a função democratizante que a perspectiva deweyana traz às propostas educativas. A reflexão sobre as qualidades educativas da experiência estética nos possibilita ainda, no viés desta filosofia, compreender as necessidades e condições essenciais sobre as quais devem ser desenvolvidas essas propostas. Palavras-chave: experiência estética; educação democrática; reconstrução da experiência; participação social. Abstract Continuity between experience and knowledge, action and reflection, individual and society are the key elements of the education conception according to Dewey’s philosophy, which brings meaning to our questioning on pedagogical practices and their relationships with art. Analyzing education as the continuous reconstruction of experience and thinking on the premises of intelligent and cooperative habit for judging lead to a better understanding of the democratizing role, which are brought to educational proposals by Dewey’s perspective. Reflection on the educational qualities of esthetic experience allows, as an additional consequence of this philosophy, the understanding of the needs and essential conditions for the proper development of such proposals. Keywords: esthetic experience; democratic education; experience reconstruction; social participation.
id INEP-2_d65207a57f4df3d2ed11356e32c16233
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1448
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionaisA continuidade entre experiência e conhecimento, ação e reflexão, indivíduo e sociedade são os fundamentos da concepção de educação na filosofia deweyana que trazem sentido para este nosso questionamento da prática pedagógica e suas relações com a arte. Analisar a educação como reconstrução contínua da experiência e pensar nos pressupostos do hábito inteligente e cooperativo de julgamento nos faz compreender melhor a função democratizante que a perspectiva deweyana traz às propostas educativas. A reflexão sobre as qualidades educativas da experiência estética nos possibilita ainda, no viés desta filosofia, compreender as necessidades e condições essenciais sobre as quais devem ser desenvolvidas essas propostas. Palavras-chave: experiência estética; educação democrática; reconstrução da experiência; participação social. Abstract Continuity between experience and knowledge, action and reflection, individual and society are the key elements of the education conception according to Dewey’s philosophy, which brings meaning to our questioning on pedagogical practices and their relationships with art. Analyzing education as the continuous reconstruction of experience and thinking on the premises of intelligent and cooperative habit for judging lead to a better understanding of the democratizing role, which are brought to educational proposals by Dewey’s perspective. Reflection on the educational qualities of esthetic experience allows, as an additional consequence of this philosophy, the understanding of the needs and essential conditions for the proper development of such proposals. Keywords: esthetic experience; democratic education; experience reconstruction; social participation.INEP2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/144810.24109/2176-6681.rbep.87i217.810Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i217reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448/118710.24109/2176-6681.rbep.87i217.1187Silva, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:11:45Zoai:ojs3.inep:article/1448Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:11:45Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
title A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
spellingShingle A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
Silva, Cecília
title_short A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
title_full A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
title_fullStr A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
title_full_unstemmed A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
title_sort A dimensão estética e democrática da experiência: uma contribuição da filosofia deweyana para novas propostas educacionais
author Silva, Cecília
author_facet Silva, Cecília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cecília
description A continuidade entre experiência e conhecimento, ação e reflexão, indivíduo e sociedade são os fundamentos da concepção de educação na filosofia deweyana que trazem sentido para este nosso questionamento da prática pedagógica e suas relações com a arte. Analisar a educação como reconstrução contínua da experiência e pensar nos pressupostos do hábito inteligente e cooperativo de julgamento nos faz compreender melhor a função democratizante que a perspectiva deweyana traz às propostas educativas. A reflexão sobre as qualidades educativas da experiência estética nos possibilita ainda, no viés desta filosofia, compreender as necessidades e condições essenciais sobre as quais devem ser desenvolvidas essas propostas. Palavras-chave: experiência estética; educação democrática; reconstrução da experiência; participação social. Abstract Continuity between experience and knowledge, action and reflection, individual and society are the key elements of the education conception according to Dewey’s philosophy, which brings meaning to our questioning on pedagogical practices and their relationships with art. Analyzing education as the continuous reconstruction of experience and thinking on the premises of intelligent and cooperative habit for judging lead to a better understanding of the democratizing role, which are brought to educational proposals by Dewey’s perspective. Reflection on the educational qualities of esthetic experience allows, as an additional consequence of this philosophy, the understanding of the needs and essential conditions for the proper development of such proposals. Keywords: esthetic experience; democratic education; experience reconstruction; social participation.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448
10.24109/2176-6681.rbep.87i217.810
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i217.810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1448/1187
10.24109/2176-6681.rbep.87i217.1187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 217 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 217 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 217 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i217
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701193949184