Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3431 |
Resumo: | A linguagem simples e envolvente dos versos de cordéis pode propiciar maior interação entre saber acadêmico e saber popular. Nesse sentido, o presente estudo apresenta resultados de uma experiência de produção de literatura de cordel por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal localizados na região do semiárido da Paraíba, com o objetivo de discutir os problemas e danos que o fogo indiscriminado pode causar, mostrando algumas técnicas fundamentais e recomendações básicas para a realização da queima controlada. A maneira direta de mostrar os benefícios e malefícios das queimadas para o ambiente em forma de cordel é, potencialmente, um importante veículo para os estudantes e o próprio homem do campo assimilarem os conhecimentos e construírem o saber. Concluiu-se que a literatura de cordel, tal como a produzida na experiência relatada, pode se constituir em um interessante material didático na área de educação ambiental, a ser utilizado em escolas de ciências agrárias e, de modo mais amplo, junto a populações rurais, com o intuito de contribuir para a melhoria da aprendizagem, de forma dinâmica e criativa. |
id |
INEP-2_debd5f1e4228c6cf50a4344f20673033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3431 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolasA linguagem simples e envolvente dos versos de cordéis pode propiciar maior interação entre saber acadêmico e saber popular. Nesse sentido, o presente estudo apresenta resultados de uma experiência de produção de literatura de cordel por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal localizados na região do semiárido da Paraíba, com o objetivo de discutir os problemas e danos que o fogo indiscriminado pode causar, mostrando algumas técnicas fundamentais e recomendações básicas para a realização da queima controlada. A maneira direta de mostrar os benefícios e malefícios das queimadas para o ambiente em forma de cordel é, potencialmente, um importante veículo para os estudantes e o próprio homem do campo assimilarem os conhecimentos e construírem o saber. Concluiu-se que a literatura de cordel, tal como a produzida na experiência relatada, pode se constituir em um interessante material didático na área de educação ambiental, a ser utilizado em escolas de ciências agrárias e, de modo mais amplo, junto a populações rurais, com o intuito de contribuir para a melhoria da aprendizagem, de forma dinâmica e criativa. INEP2016-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/343110.24109/2176-6681.rbep.97i245.3431Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.97i245reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3431/316610.24109/2176-6681.rbep.97i245.3166Souto, Patríciade Sousa, AntonioSouto, Jacobinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:12:35Zoai:ojs3.inep:article/3431Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:12:35Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas |
title |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas |
spellingShingle |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas Souto, Patrícia |
title_short |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas |
title_full |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas |
title_fullStr |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas |
title_full_unstemmed |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas |
title_sort |
Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas |
author |
Souto, Patrícia |
author_facet |
Souto, Patrícia de Sousa, Antonio Souto, Jacob |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Antonio Souto, Jacob |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Patrícia de Sousa, Antonio Souto, Jacob |
description |
A linguagem simples e envolvente dos versos de cordéis pode propiciar maior interação entre saber acadêmico e saber popular. Nesse sentido, o presente estudo apresenta resultados de uma experiência de produção de literatura de cordel por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal localizados na região do semiárido da Paraíba, com o objetivo de discutir os problemas e danos que o fogo indiscriminado pode causar, mostrando algumas técnicas fundamentais e recomendações básicas para a realização da queima controlada. A maneira direta de mostrar os benefícios e malefícios das queimadas para o ambiente em forma de cordel é, potencialmente, um importante veículo para os estudantes e o próprio homem do campo assimilarem os conhecimentos e construírem o saber. Concluiu-se que a literatura de cordel, tal como a produzida na experiência relatada, pode se constituir em um interessante material didático na área de educação ambiental, a ser utilizado em escolas de ciências agrárias e, de modo mais amplo, junto a populações rurais, com o intuito de contribuir para a melhoria da aprendizagem, de forma dinâmica e criativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3431 10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3431 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3431 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3431/3166 10.24109/2176-6681.rbep.97i245.3166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 97 n. 245 (2016) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 97 Núm. 245 (2016) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 97 No 245 (2016) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.97i245 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702719627264 |