A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10729 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse de professores e alunos de escolas de ensino fundamental, assim também como de pesquisadores sobre a literatura de cordel, uma expressão cultural que aborda temas relacionados ao cotidiano popular, em sua maioria na região Nordeste, local onde essa manifestação cultural ganhou destaque ao longo dos anos, mas que também retrata a cultura do Brasil em versos. Fatos que marcaram nossa história, representados por artistas populares de forma acessível que proporcionam ao leitor, seja ele pesquisador, aluno ou apenas um interessado em adquirir conhecimento, uma nova possibilidade de entender o real na visão de gente do povo. O cordel traz para o universo do aluno uma nova forma de ver a história, se distanciando um pouco do livro didático, no intuito de garantir uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa, através da construção do saber, baseado nos costumes e vivências de seu dia-a-dia. Ele desperta também o interesse pela leitura e desenvolve o senso crítico dos alunos. O aluno é capaz de produzir o saber a partir da construção de cordéis, voltados para temas sociais que marcaram uma época ou até mesmo temas como a convivência social na própria comunidade, passando a ser um construtor da história e não um mero reprodutor de conhecimentos já tidos como verdades absolutas. O cordel é visto como um conteúdo de aprendizagem e de extrema importância para todas as disciplinas, podendo ser usado nas várias instâncias do ensino, no intuito de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento crítico do aluno e ampliar o saber, visando à interdisciplinaridade. |
id |
UFCG_d3961ba17a6cbbc50a8ca74781d89f47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10729 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes.Cordel literature and popular imagination: thematic diversification and the miscegenation of culture and knowledge.Ensino de HistóriaCordelInterdisciplinaridadeHistory TeachingInterdisciplinarityHistória.Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse de professores e alunos de escolas de ensino fundamental, assim também como de pesquisadores sobre a literatura de cordel, uma expressão cultural que aborda temas relacionados ao cotidiano popular, em sua maioria na região Nordeste, local onde essa manifestação cultural ganhou destaque ao longo dos anos, mas que também retrata a cultura do Brasil em versos. Fatos que marcaram nossa história, representados por artistas populares de forma acessível que proporcionam ao leitor, seja ele pesquisador, aluno ou apenas um interessado em adquirir conhecimento, uma nova possibilidade de entender o real na visão de gente do povo. O cordel traz para o universo do aluno uma nova forma de ver a história, se distanciando um pouco do livro didático, no intuito de garantir uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa, através da construção do saber, baseado nos costumes e vivências de seu dia-a-dia. Ele desperta também o interesse pela leitura e desenvolve o senso crítico dos alunos. O aluno é capaz de produzir o saber a partir da construção de cordéis, voltados para temas sociais que marcaram uma época ou até mesmo temas como a convivência social na própria comunidade, passando a ser um construtor da história e não um mero reprodutor de conhecimentos já tidos como verdades absolutas. O cordel é visto como um conteúdo de aprendizagem e de extrema importância para todas as disciplinas, podendo ser usado nas várias instâncias do ensino, no intuito de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento crítico do aluno e ampliar o saber, visando à interdisciplinaridade.This work aims to awaken the interest of teachers and students from elementary schools, so as researchers on the pamphlet literature, a cultural expression that addresses issues related to everyday folk, mostly in the Northeast, where this cultural manifestation gained prominence over the years, but also portrays the culture of Brazil in verse. Events that marked our history, represented by popular artists in an accessible way that provides the reader, whether researcher, student or just interested in acquiring knowledge, a new possibility to understand the real vision of the common people. Cordel brings the universe of students a new way to see the history, moving away somewhat from the textbook in order to ensure a more effective and enjoyable learning through knowledge construction based on customs and experiences of their day to -day. It also arouses interest in reading and develops critical thinking of students. The student is able to produce knowledge from the construction of twine, focused on social issues that marked an era or even subjects like social life in the community, becoming a builder of history and not a mere reproducer of knowledge already taken as absolute truths. This literature is seen as a learning content and of utmost importance to all disciplines and can be used in multiple instances of teaching, in order to ensure the learning and development of critical and expand student knowledge, aiming at interdisciplinarity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBANDEIRA, Francinaldo de Souza.BANDEIRA, F. S.http://lattes.cnpq.br/5984068615104016SOUSA , Silvana Vieira de.PONTES, Carlos Gildemar.LOPES, Viviane Pereira.20132020-01-07T11:08:41Z2020-01-072020-01-07T11:08:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10729LOPES, Vivianne Pereira. A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-02T12:05:42Zoai:localhost:riufcg/10729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-02T12:05:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. Cordel literature and popular imagination: thematic diversification and the miscegenation of culture and knowledge. |
title |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. |
spellingShingle |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. LOPES, Viviane Pereira. Ensino de História Cordel Interdisciplinaridade History Teaching Interdisciplinarity História. |
title_short |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. |
title_full |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. |
title_fullStr |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. |
title_full_unstemmed |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. |
title_sort |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. |
author |
LOPES, Viviane Pereira. |
author_facet |
LOPES, Viviane Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BANDEIRA, Francinaldo de Souza. BANDEIRA, F. S. http://lattes.cnpq.br/5984068615104016 SOUSA , Silvana Vieira de. PONTES, Carlos Gildemar. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Viviane Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Cordel Interdisciplinaridade History Teaching Interdisciplinarity História. |
topic |
Ensino de História Cordel Interdisciplinaridade History Teaching Interdisciplinarity História. |
description |
Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse de professores e alunos de escolas de ensino fundamental, assim também como de pesquisadores sobre a literatura de cordel, uma expressão cultural que aborda temas relacionados ao cotidiano popular, em sua maioria na região Nordeste, local onde essa manifestação cultural ganhou destaque ao longo dos anos, mas que também retrata a cultura do Brasil em versos. Fatos que marcaram nossa história, representados por artistas populares de forma acessível que proporcionam ao leitor, seja ele pesquisador, aluno ou apenas um interessado em adquirir conhecimento, uma nova possibilidade de entender o real na visão de gente do povo. O cordel traz para o universo do aluno uma nova forma de ver a história, se distanciando um pouco do livro didático, no intuito de garantir uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa, através da construção do saber, baseado nos costumes e vivências de seu dia-a-dia. Ele desperta também o interesse pela leitura e desenvolve o senso crítico dos alunos. O aluno é capaz de produzir o saber a partir da construção de cordéis, voltados para temas sociais que marcaram uma época ou até mesmo temas como a convivência social na própria comunidade, passando a ser um construtor da história e não um mero reprodutor de conhecimentos já tidos como verdades absolutas. O cordel é visto como um conteúdo de aprendizagem e de extrema importância para todas as disciplinas, podendo ser usado nas várias instâncias do ensino, no intuito de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento crítico do aluno e ampliar o saber, visando à interdisciplinaridade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-01-07T11:08:41Z 2020-01-07 2020-01-07T11:08:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10729 LOPES, Vivianne Pereira. A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10729 |
identifier_str_mv |
LOPES, Vivianne Pereira. A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744426926342144 |