Reflections on the organizational identity of Brazilian universities in their mission statements
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5529 |
Resumo: | Este artigo investigou se as características institucionais das universidades brasileiras estão refletidas em suas declarações de missão. Com suporte em técnicas de linguística de corpus, foram identificados os termos mais frequentes e suas coocorrências, assim como foram realizadas pesquisas de palavras-chaves em contexto, usando a ferramenta Voyant Tools. Os resultados revelaram diferenças entre universidades públicas e privadas, com as primeiras enfatizando compromisso com a cidadania e o desenvolvimento social e sustentável, e as últimas conferindo maior destaque à formação profissional. Em média, a declaração de missão das universidades privadas é menor, mas possui maior diversidade lexical. Nas universidades públicas, há menos referência a valores corporativos, como o empreendedorismo. Esses resultados corroboram os de estudos realizados em outros países. Nas declarações de missão das universidades brasileiras, entretanto, há menos menções à internacionalização e à pesquisa, em comparação às estrangeiras. |
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Reflections on the organizational identity of Brazilian universities in their mission statementsReflejos de la identidad organizacional de las universidades brasileñas en sus declaraciones de misiónReflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missãomission statement; organizational identity; corpus linguistics; university’s missiondeclaración de misión; identidad organizacional; lingüística de corpus; misión universitariadeclaração de missão; identidade organizacional; linguística de corpus; missão da universidadeAvaliação institucionalEste artigo investigou se as características institucionais das universidades brasileiras estão refletidas em suas declarações de missão. Com suporte em técnicas de linguística de corpus, foram identificados os termos mais frequentes e suas coocorrências, assim como foram realizadas pesquisas de palavras-chaves em contexto, usando a ferramenta Voyant Tools. Os resultados revelaram diferenças entre universidades públicas e privadas, com as primeiras enfatizando compromisso com a cidadania e o desenvolvimento social e sustentável, e as últimas conferindo maior destaque à formação profissional. Em média, a declaração de missão das universidades privadas é menor, mas possui maior diversidade lexical. Nas universidades públicas, há menos referência a valores corporativos, como o empreendedorismo. Esses resultados corroboram os de estudos realizados em outros países. Nas declarações de missão das universidades brasileiras, entretanto, há menos menções à internacionalização e à pesquisa, em comparação às estrangeiras.This study investigated whether institutional characteristics of Brazilian universities are reflected in their mission statements. Based on corpus linguistics techniques, the most frequent terms and their co-occurrences were identified, and keyword in context searches were conducted using Voyant Tools. Results have revealed differences between public and private universities, with the former emphasizing their commitment to citizenship and social and sustainable development, and the latter placing a greater emphasis on professional training. On average, private universities have shorter mission statements but higher lexical diversity. Public universities make fewer references to corporate values such as entrepreneurship. Such findings corroborate studies carried out in other countries. However, when comparing to foreign universities, Brazilian university mission statements mention internationalization and research less frequently.Este artículo investigó si las características institucionales de las universidades brasileñas se reflejan en sus declaraciones de misión. Utilizando técnicas de lingüística de corpus, se identificaron los términos más frecuentes, sus simultaneidades, y se realizaron búsquedas de palabras clave en contexto, utilizando la herramienta Voyant Tools. Los resultados revelaron diferencias entre universidades públicas y privadas, siendo las primeras las que enfatizan el compromiso con la ciudadanía y el desarrollo social y sostenible, mientras que las últimas hacen mayor énfasis en la formación profesional. En promedio, la declaración de misión de las universidades privadas es más breve, pero tiene una mayor diversidad léxica. En las universidades públicas, hay menos referencias a los valores corporativos como el espíritu empresarial. Estos resultados confirman los de estudios realizados en otros países. En las declaraciones de misión de las universidades brasileñas, sin embargo, hay menos menciones a la internacionalización y la investigación, en comparación con las universidades extranjeras.INEP2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/552910.24109/2176-6681.rbep.104.5529Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5529Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5529Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e55292176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5529/4331Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins Lima, Marcos AntonioRodrigues Dias Simões, LinconLindomar de Lima Silva, Francisco2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5529Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
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