O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1178 |
Resumo: | Analisa o modo como pais e filhos de famílias de camadas médias avaliam a educação superior, considerando as mudanças recentes na sociedade brasileira, que afetaram a condição sócio-econômica dessas famílias e o mercado de trabalho, bem como as alterações ocorridas no sistema educacional. Tomando como referência dados de duas pesquisas, o trabalho examina comparativamente como famílias de gerações diferentes, uma das quais nas décadas de 60 e 70, outra nos anos 90, organizaram suas representações acerca da educação, do mercado de trabalho e da sociedade. Abstract This paper presents an analysis of how middle class parents, and their Children, evaluate higher education, taking into account, from one side, recent changes that occurred within Brazilian society, which have affected both these families socio-economic conditions, as well as job opportunities, and, from the other side, changes in the school system. Two families, belonging to two different generations (respectively, to the 60's-70's, and to the 90's) were studied through separate researchs. Data were compared, stressing how they have organized their representations about schooling, work and society. Résumé Dans cet article, on analyse la façon dont des pères et desfils de families de classes moyennes évaluent l'education, en prenant en considération aussi bien les changements récents arrives à la société brésilienne, et qui ont affligé la condition socio-économique de ces families et le marche du travail, que les transformations arrivées dans le système éducationnel. En se fondant sur les données trouvées par deux autres recherches dans ce travail, on examine, par comparaison, comment des families de générations différentes — dont l 'une appartient aux années 60-70 et l´autre, aux années 90 — ont organisé leurs représentations concernant l'education, le marché du travail et Ia société. Resumen Este artículo analisa de que manera padres y hijos de famílias de clases medias evaluaron Ia educación superior, considerándose las modificaciones recientes en la sociedad brasileña, que afectaron la condición socioeconómica de esas famílias y el mercado de trabajo, asi como las alteraciones ocurridas en el sistema educacional. Tomándose como referencia datos de dos pesquisas, el trabajo examina comparativamente como famílias de generaciones diferentes, una de las cuales en Ias décadas de 60 y 70, otra en los años 90, elaboraron sus representaciones acerca de la educación, del mercado de trabajo y de la sociedad. |
id |
INEP-2_f735a15d63fe3c1513ead9f80012c1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1178 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médiasAnalisa o modo como pais e filhos de famílias de camadas médias avaliam a educação superior, considerando as mudanças recentes na sociedade brasileira, que afetaram a condição sócio-econômica dessas famílias e o mercado de trabalho, bem como as alterações ocorridas no sistema educacional. Tomando como referência dados de duas pesquisas, o trabalho examina comparativamente como famílias de gerações diferentes, uma das quais nas décadas de 60 e 70, outra nos anos 90, organizaram suas representações acerca da educação, do mercado de trabalho e da sociedade. Abstract This paper presents an analysis of how middle class parents, and their Children, evaluate higher education, taking into account, from one side, recent changes that occurred within Brazilian society, which have affected both these families socio-economic conditions, as well as job opportunities, and, from the other side, changes in the school system. Two families, belonging to two different generations (respectively, to the 60's-70's, and to the 90's) were studied through separate researchs. Data were compared, stressing how they have organized their representations about schooling, work and society. Résumé Dans cet article, on analyse la façon dont des pères et desfils de families de classes moyennes évaluent l'education, en prenant en considération aussi bien les changements récents arrives à la société brésilienne, et qui ont affligé la condition socio-économique de ces families et le marche du travail, que les transformations arrivées dans le système éducationnel. En se fondant sur les données trouvées par deux autres recherches dans ce travail, on examine, par comparaison, comment des families de générations différentes — dont l 'une appartient aux années 60-70 et l´autre, aux années 90 — ont organisé leurs représentations concernant l'education, le marché du travail et Ia société. Resumen Este artículo analisa de que manera padres y hijos de famílias de clases medias evaluaron Ia educación superior, considerándose las modificaciones recientes en la sociedad brasileña, que afectaron la condición socioeconómica de esas famílias y el mercado de trabajo, asi como las alteraciones ocurridas en el sistema educacional. Tomándose como referencia datos de dos pesquisas, el trabajo examina comparativamente como famílias de generaciones diferentes, una de las cuales en Ias décadas de 60 y 70, otra en los años 90, elaboraron sus representaciones acerca de la educación, del mercado de trabajo y de la sociedad.INEP1995-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/117810.24109/2176-6681.rbep.76i184.1100Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 76 n. 184 (1995)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 76 Núm. 184 (1995)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 76 No 184 (1995)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.76i184reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1178/91710.24109/2176-6681.rbep.76i184.917Romanelli, Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:17:19Zoai:ojs3.inep:article/1178Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:17:19Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias |
title |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias |
spellingShingle |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias Romanelli, Geraldo |
title_short |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias |
title_full |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias |
title_fullStr |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias |
title_full_unstemmed |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias |
title_sort |
O Significado da educação superior para duas gerações de famílias de camadas médias |
author |
Romanelli, Geraldo |
author_facet |
Romanelli, Geraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romanelli, Geraldo |
description |
Analisa o modo como pais e filhos de famílias de camadas médias avaliam a educação superior, considerando as mudanças recentes na sociedade brasileira, que afetaram a condição sócio-econômica dessas famílias e o mercado de trabalho, bem como as alterações ocorridas no sistema educacional. Tomando como referência dados de duas pesquisas, o trabalho examina comparativamente como famílias de gerações diferentes, uma das quais nas décadas de 60 e 70, outra nos anos 90, organizaram suas representações acerca da educação, do mercado de trabalho e da sociedade. Abstract This paper presents an analysis of how middle class parents, and their Children, evaluate higher education, taking into account, from one side, recent changes that occurred within Brazilian society, which have affected both these families socio-economic conditions, as well as job opportunities, and, from the other side, changes in the school system. Two families, belonging to two different generations (respectively, to the 60's-70's, and to the 90's) were studied through separate researchs. Data were compared, stressing how they have organized their representations about schooling, work and society. Résumé Dans cet article, on analyse la façon dont des pères et desfils de families de classes moyennes évaluent l'education, en prenant en considération aussi bien les changements récents arrives à la société brésilienne, et qui ont affligé la condition socio-économique de ces families et le marche du travail, que les transformations arrivées dans le système éducationnel. En se fondant sur les données trouvées par deux autres recherches dans ce travail, on examine, par comparaison, comment des families de générations différentes — dont l 'une appartient aux années 60-70 et l´autre, aux années 90 — ont organisé leurs représentations concernant l'education, le marché du travail et Ia société. Resumen Este artículo analisa de que manera padres y hijos de famílias de clases medias evaluaron Ia educación superior, considerándose las modificaciones recientes en la sociedad brasileña, que afectaron la condición socioeconómica de esas famílias y el mercado de trabajo, asi como las alteraciones ocurridas en el sistema educacional. Tomándose como referencia datos de dos pesquisas, el trabajo examina comparativamente como famílias de generaciones diferentes, una de las cuales en Ias décadas de 60 y 70, otra en los años 90, elaboraron sus representaciones acerca de la educación, del mercado de trabajo y de la sociedad. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1178 10.24109/2176-6681.rbep.76i184.1100 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1178 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.76i184.1100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1178/917 10.24109/2176-6681.rbep.76i184.917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 76 n. 184 (1995) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 76 Núm. 184 (1995) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 76 No 184 (1995) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.76i184 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700290076672 |