Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darcila Barros Maia, Samia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Farias de Souza, Cleverton José, Freudenheim, Andrea Michele, Fernandes Ferreira, Lúcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690
Resumo: O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental – anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados.
id INEP-2_fbb9bb69b8e8c52f09df898594355a8b
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/5690
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspectiveTrastorno del Desarrollo de la Coordinación: el rendimiento escolar de los adolescentes desde la perspectiva del profesorTranstorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docenteteacher perception; motor skill disorders; inclusive educationpercepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusivapercepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusivaO transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental – anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados.Developmental Coordination Disorder (DCD) represents a significant impairment in motor coordination, which impacts negatively school life activities. Ignorance about this disorder might contribute to student dropout and exclusion in the school environment. Using characterization and adopting a qualitative approach, this work aims at understanding teacher’s perceptions of adolescents with probable Developmental Coordination Disorder (pDCD). Data collection techniques included narrative interviews, which were examined through textual discourse analysis. Eleven teachers from the final years of elementary school (who teach Portuguese, Mathematics and Physical Education) and eight adolescents (four identified with pDCD and four without such condition) participated. The investigation was carried out in four public schools in the city of Manaus, Amazonas. Findings indicate that teachers perceive behaviors, actions and attitudes related to pDCD, but do not effectively intervene or assist adolescents because they are unaware of the phenomenon and its associated factors.El Trastorno del Desarrollo de la Coordinación (TDC) representa una alteración grave de la coordinación motora, que afecta negativamente a las actividades de la vida escolar. El desconocimiento de este trastorno puede contribuir para el abandono y a la exclusión del alumno en el ambiente escolar. Utilizando un enfoque cualitativo, este estudio busca conocer las percepciones de los profesores sobre los adolescentes con probable Trastorno del Desarrollo de la Coordinación (pTDC). Como técnica de recolección, se fueron utilizadas entrevistas narrativas y se analizaran mediante análisis del discurso textual. Los participantes fueron 11 profesores de la enseñanza primaria – últimos años que trabajaban las disciplinas de Lengua Portuguesa, Matemáticas y Educación Física, y 8 adolescentes (4 identificados con pTDC y 4 libres de esta condición). La investigación se llevó a cabo en cuatro escuelas estatales de la ciudad de Manaus (Brasil). Los resultados indican que los profesores perciben comportamientos, acciones y actitudes relacionadas con el pTDC, pero no intervienen ni ayudan eficazmente a los adolescentes porque desconocen el fenómeno y sus factores asociados.INEP2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/569010.24109/2176-6681.rbep.104.5690Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5690Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5690Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e56902176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690/4332Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarcila Barros Maia, SamiaFarias de Souza, Cleverton JoséFreudenheim, Andrea MicheleFernandes Ferreira, Lúcio2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5690Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
Trastorno del Desarrollo de la Coordinación: el rendimiento escolar de los adolescentes desde la perspectiva del profesor
Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docente
title Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
spellingShingle Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
Darcila Barros Maia, Samia
teacher perception; motor skill disorders; inclusive education
percepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusiva
percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva
title_short Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
title_full Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
title_fullStr Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
title_full_unstemmed Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
title_sort Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
author Darcila Barros Maia, Samia
author_facet Darcila Barros Maia, Samia
Farias de Souza, Cleverton José
Freudenheim, Andrea Michele
Fernandes Ferreira, Lúcio
author_role author
author2 Farias de Souza, Cleverton José
Freudenheim, Andrea Michele
Fernandes Ferreira, Lúcio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darcila Barros Maia, Samia
Farias de Souza, Cleverton José
Freudenheim, Andrea Michele
Fernandes Ferreira, Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv teacher perception; motor skill disorders; inclusive education
percepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusiva
percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva
topic teacher perception; motor skill disorders; inclusive education
percepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusiva
percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva
description O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental – anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690
10.24109/2176-6681.rbep.104.5690
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.104.5690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690/4332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5690
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5690
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e5690
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.104
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704766447616