Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690 |
Resumo: | O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental – anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados. |
id |
INEP-2_fbb9bb69b8e8c52f09df898594355a8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/5690 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspectiveTrastorno del Desarrollo de la Coordinación: el rendimiento escolar de los adolescentes desde la perspectiva del profesorTranstorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docenteteacher perception; motor skill disorders; inclusive educationpercepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusivapercepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusivaO transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental – anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados.Developmental Coordination Disorder (DCD) represents a significant impairment in motor coordination, which impacts negatively school life activities. Ignorance about this disorder might contribute to student dropout and exclusion in the school environment. Using characterization and adopting a qualitative approach, this work aims at understanding teacher’s perceptions of adolescents with probable Developmental Coordination Disorder (pDCD). Data collection techniques included narrative interviews, which were examined through textual discourse analysis. Eleven teachers from the final years of elementary school (who teach Portuguese, Mathematics and Physical Education) and eight adolescents (four identified with pDCD and four without such condition) participated. The investigation was carried out in four public schools in the city of Manaus, Amazonas. Findings indicate that teachers perceive behaviors, actions and attitudes related to pDCD, but do not effectively intervene or assist adolescents because they are unaware of the phenomenon and its associated factors.El Trastorno del Desarrollo de la Coordinación (TDC) representa una alteración grave de la coordinación motora, que afecta negativamente a las actividades de la vida escolar. El desconocimiento de este trastorno puede contribuir para el abandono y a la exclusión del alumno en el ambiente escolar. Utilizando un enfoque cualitativo, este estudio busca conocer las percepciones de los profesores sobre los adolescentes con probable Trastorno del Desarrollo de la Coordinación (pTDC). Como técnica de recolección, se fueron utilizadas entrevistas narrativas y se analizaran mediante análisis del discurso textual. Los participantes fueron 11 profesores de la enseñanza primaria – últimos años que trabajaban las disciplinas de Lengua Portuguesa, Matemáticas y Educación Física, y 8 adolescentes (4 identificados con pTDC y 4 libres de esta condición). La investigación se llevó a cabo en cuatro escuelas estatales de la ciudad de Manaus (Brasil). Los resultados indican que los profesores perciben comportamientos, acciones y actitudes relacionadas con el pTDC, pero no intervienen ni ayudan eficazmente a los adolescentes porque desconocen el fenómeno y sus factores asociados.INEP2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/569010.24109/2176-6681.rbep.104.5690Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5690Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5690Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e56902176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.104reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690/4332Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDarcila Barros Maia, SamiaFarias de Souza, Cleverton JoséFreudenheim, Andrea MicheleFernandes Ferreira, Lúcio2024-02-27T12:27:21Zoai:ojs3.inep:article/5690Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T12:27:21Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective Trastorno del Desarrollo de la Coordinación: el rendimiento escolar de los adolescentes desde la perspectiva del profesor Transtorno do desenvolvimento da coordenação: o desempenho escolar de adolescentes sob a percepção docente |
title |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective |
spellingShingle |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective Darcila Barros Maia, Samia teacher perception; motor skill disorders; inclusive education percepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusiva percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva |
title_short |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective |
title_full |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective |
title_fullStr |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective |
title_full_unstemmed |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective |
title_sort |
Developmental Coordination Disorder: adolescents’ school performance from teachers’ perspective |
author |
Darcila Barros Maia, Samia |
author_facet |
Darcila Barros Maia, Samia Farias de Souza, Cleverton José Freudenheim, Andrea Michele Fernandes Ferreira, Lúcio |
author_role |
author |
author2 |
Farias de Souza, Cleverton José Freudenheim, Andrea Michele Fernandes Ferreira, Lúcio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darcila Barros Maia, Samia Farias de Souza, Cleverton José Freudenheim, Andrea Michele Fernandes Ferreira, Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teacher perception; motor skill disorders; inclusive education percepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusiva percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva |
topic |
teacher perception; motor skill disorders; inclusive education percepción docente; trastornos de la motricidad; educación inclusiva percepção docente; transtornos da habilidade motora; educação inclusiva |
description |
O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) representa sério comprometimento na coordenação motora, que afeta negativamente as atividades de vida escolar. O desconhecimento sobre esse transtorno pode contribuir para o abandono e a exclusão do aluno no ambiente escolar. Por meio de caracterização com abordagem qualitativa, este estudo busca conhecer as percepções de professores sobre adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC). Como técnica de coleta, utilizamos a entrevista narrativa e a examinamos por meio da análise textual do discurso. Participaram 11 professores do ensino fundamental – anos finais, atuantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física, e oito adolescentes (quatro identificados com pTDC e quatro livres dessa condição). A investigação foi realizada em quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Os achados indicam que os professores percebem comportamentos, ações e atitudes relacionadas ao pTDC, mas não intervêm ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690 10.24109/2176-6681.rbep.104.5690 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.104.5690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5690/4332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 104 (2023); e5690 Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 104 (2023); e5690 Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 104 (2023); e5690 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.104 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951704766447616 |