Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Samia Darcila Barros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0032683197971095, https://orcid.org/0000-0003-0863-1432
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8004
Resumo: Os impactos negativos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nas Atividades de Vida Escolar (AVE) de estudantes são inegáveis, o Amazonas chama a atenção com seus índices alarmantes de alta prevalência deste transtorno em crianças e adolescentes. À luz da Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico a invisibilidade desse transtorno nos chama a atenção para o possível negligenciamento e exclusão destes alunos nas escolas públicas estaduais da cidade de Manaus-AM. Destarte, nosso objetivo foi conhecer a percepção docente quanto ao desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC), amparados nos marcos legais da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEPEI). Participaram 11 docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, entrevistados a respeito de seus alunos (4 adolescentes identificados com pTDC e 4 adolescentes livres dessa condição). Utilizamos, como instrumento a Entrevista Narrativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de um Metatexto dividido nas seguintes categorias: Percepção inicial do docente sobre o aluno; A quê/quem o docente atribui as características do aluno; e Atitudes tomadas pelos docentes. Concluímos que os docentes percebem comportamentos, ações e atitudes que estão relacionados ao TDC, porém, não intervêm nem orientam ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados. Outras percepções foram trazidas à tona o que sugere a necessidade do investimento em pesquisas, no âmbito escolar e contemplando a realidade amazônica, envolvendo a criança e o adolescente com TDC, tais como a percepção da família; como obter orientações e auxílio para lidar com tal condição.
id UFAM_af139290763936f63d884515838e6813
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8004
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da CoordenaçãoEducação inclusiva - Manaus (AM)Capacidade motoraApraxia - Manaus (AM)Educação Especial - Manaus (AM)CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEducaçãoPercepção DocenteTranstornos da Habilidade MotoraEducação InclusivaContexto AmazônicoOs impactos negativos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nas Atividades de Vida Escolar (AVE) de estudantes são inegáveis, o Amazonas chama a atenção com seus índices alarmantes de alta prevalência deste transtorno em crianças e adolescentes. À luz da Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico a invisibilidade desse transtorno nos chama a atenção para o possível negligenciamento e exclusão destes alunos nas escolas públicas estaduais da cidade de Manaus-AM. Destarte, nosso objetivo foi conhecer a percepção docente quanto ao desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC), amparados nos marcos legais da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEPEI). Participaram 11 docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, entrevistados a respeito de seus alunos (4 adolescentes identificados com pTDC e 4 adolescentes livres dessa condição). Utilizamos, como instrumento a Entrevista Narrativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de um Metatexto dividido nas seguintes categorias: Percepção inicial do docente sobre o aluno; A quê/quem o docente atribui as características do aluno; e Atitudes tomadas pelos docentes. Concluímos que os docentes percebem comportamentos, ações e atitudes que estão relacionados ao TDC, porém, não intervêm nem orientam ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados. Outras percepções foram trazidas à tona o que sugere a necessidade do investimento em pesquisas, no âmbito escolar e contemplando a realidade amazônica, envolvendo a criança e o adolescente com TDC, tais como a percepção da família; como obter orientações e auxílio para lidar com tal condição.The negative impacts of Developmental Disorder of Coordination (DCD) on school life activities (SLA) of students are undeniable, Amazonas draws attention with its alarming rates of high prevalence of this disorder in children and adolescents. In the light of Special Education and Inclusion in the Amazonian Context, the invisibility of this disorder calls our attention to the possible neglect and exclusion of these students in state public schools in the city of Manaus-AM. Thus, our objective was to get to know the teaching perception regarding the school performance of adolescents with probable Developmental Disorder of Coordination (pDCD), supported by the legal frameworks of the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (NPSEPIE). Eleven teachers from the Portuguese Language, Mathematics and Physical Education disciplines working in Elementary School II participated, interviewed about their students (4 adolescents identified with pDCD and 4 adolescents free from this condition). As a tool, we used the Narrative Interview and the data were analyzed using the Textual Discourse Analysis (TDA) of a Metatext divided into the following categories: Initial perception of the teacher about the student; To whom / whom does the teacher attribute the student's characteristics; and Attitudes taken by teachers. We conclude that teachers perceive behaviors, actions and attitudes that are related to DCD, however, they do not intervene or effectively guide or assist adolescents because they are unaware of the phenomenon and the factors associated with it. Other perceptions were brought up which suggests the need for investment in research, in the school context and contemplating the Amazonian reality, involving children and adolescents with DCD, such as the perception of the family; how to obtain guidance and assistance in dealing with such a condition.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFerreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Magalhães, Lívia Castrohttp://lattes.cnpq.br/1152950813115141Pacheco, Maria Lúcia Tinocohttp://lattes.cnpq.br/8566103887875970Maia, Samia Darcila Barroshttp://lattes.cnpq.br/0032683197971095https://orcid.org/0000-0003-0863-14322020-11-16T20:13:56Z2020-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Samia Darcila Barros. Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8004porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-11-17T05:04:09Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-11-17T05:04:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
spellingShingle Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Maia, Samia Darcila Barros
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Capacidade motora
Apraxia - Manaus (AM)
Educação Especial - Manaus (AM)
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação
Percepção Docente
Transtornos da Habilidade Motora
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
title_short Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_fullStr Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full_unstemmed Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_sort Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
author Maia, Samia Darcila Barros
author_facet Maia, Samia Darcila Barros
http://lattes.cnpq.br/0032683197971095
https://orcid.org/0000-0003-0863-1432
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0032683197971095
https://orcid.org/0000-0003-0863-1432
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lúcio Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7202287374544773
Magalhães, Lívia Castro
http://lattes.cnpq.br/1152950813115141
Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
http://lattes.cnpq.br/8566103887875970
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Samia Darcila Barros
http://lattes.cnpq.br/0032683197971095
https://orcid.org/0000-0003-0863-1432
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva - Manaus (AM)
Capacidade motora
Apraxia - Manaus (AM)
Educação Especial - Manaus (AM)
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação
Percepção Docente
Transtornos da Habilidade Motora
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
topic Educação inclusiva - Manaus (AM)
Capacidade motora
Apraxia - Manaus (AM)
Educação Especial - Manaus (AM)
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação
Percepção Docente
Transtornos da Habilidade Motora
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
description Os impactos negativos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nas Atividades de Vida Escolar (AVE) de estudantes são inegáveis, o Amazonas chama a atenção com seus índices alarmantes de alta prevalência deste transtorno em crianças e adolescentes. À luz da Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico a invisibilidade desse transtorno nos chama a atenção para o possível negligenciamento e exclusão destes alunos nas escolas públicas estaduais da cidade de Manaus-AM. Destarte, nosso objetivo foi conhecer a percepção docente quanto ao desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC), amparados nos marcos legais da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEPEI). Participaram 11 docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, entrevistados a respeito de seus alunos (4 adolescentes identificados com pTDC e 4 adolescentes livres dessa condição). Utilizamos, como instrumento a Entrevista Narrativa e os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de um Metatexto dividido nas seguintes categorias: Percepção inicial do docente sobre o aluno; A quê/quem o docente atribui as características do aluno; e Atitudes tomadas pelos docentes. Concluímos que os docentes percebem comportamentos, ações e atitudes que estão relacionados ao TDC, porém, não intervêm nem orientam ou auxiliam os adolescentes de forma efetiva por desconhecerem o fenômeno e os fatores a ele associados. Outras percepções foram trazidas à tona o que sugere a necessidade do investimento em pesquisas, no âmbito escolar e contemplando a realidade amazônica, envolvendo a criança e o adolescente com TDC, tais como a percepção da família; como obter orientações e auxílio para lidar com tal condição.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16T20:13:56Z
2020-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Samia Darcila Barros. Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8004
identifier_str_mv MAIA, Samia Darcila Barros. Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732041576546304