Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Clark Orey, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3295
Resumo: Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas — êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) — a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.
id INEP-2_fc12b93cf5c203bcb1b3e5e6e1a85223
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3295
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicasEtnomatemática y la subversión responsable de su acción pedagógica: una investigación apoyada en tres enfoques antropológicosEthnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action: an investigation based on three anthropological approachesethnomathematicspedagogical actionresponsible subversion.acción pedagógicaetnomatemáticasubversión responsable.ação pedagógicaetnomatemáticasubversão responsável.Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas — êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) — a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.Este artículo teórico tiene como principal objetivo reflexionar sobre los diversos puntos de vista abordados en nuestra investigación en curso sobre la etnomatemática y sus conexiones con la subversión responsable de su acción pedagógica. Discutimos ideas, procedimientos y prácticas matemáticas relacionadas con abordajes antropológicos –émica (local/desde adentro) y ética (global/desde afuera) con el objetivo de comprender el abordaje dialógico (émica-ética/glocal) que es esencial para el desarrollo de investigaciones en etnomatemática. Los investigadores identificaron que, por décadas, este aspecto ha sido teorizado en investigaciones antropológicas, contando con los enfoques émico, ético y dialógico como fuente de un mayor entendimiento de las ideas, de los procedimientos y de las prácticas matemáticas desarrolladas en contextos diversos. Nuestro análisis revela una necesidad de cooperación entre las acciones pedagógicas innovadoras y el currículo matemático existente para que las ideas, procedimientos y prácticas matemáticas sean comprendidos. Esperamos que este artículo contribuya a un entendimiento holístico de las ideas, procedimientos y prácticas matemáticas desarrolladas por miembros de grupos culturales distintos.This theoretical article primarily reflects upon the many points of view from an ongoing research in ethnomathematics and its connections to the responsible subversion of its pedagogical action. Furthermore, there is a discussion on mathematical ideas, procedures, and practices related to the anthropological approaches — emics (local/insiders) and etics (global/outsiders) — in order to understand the dialogic approach (emic-etic/glocal) needed for the development of an ethnomathematics research. The researchers have observed that this aspect has been theorized in anthropological research for decades, having the emic, etic, and dialogic approaches as the means to provide a deeper understanding of the mathematical ideas, procedures, and practices developed in diverse contexts. Our analysis reveals that innovative pedagogical actions need to cope with existing mathematics curricula, in order that mathematical ideas, procedures, and practices can be understood. This article aims at contributing to a holistic understanding of the mathematical ideas, procedures, and practices developed by members of distinct cultural groups. INEP2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/329510.24109/2176-6681.rbep.100i254.3939Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i254reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPenghttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3295/303010.24109/2176-6681.rbep.100i254.3030Rosa, MiltonClark Orey, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-29T19:55:41Zoai:ojs3.inep:article/3295Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-29T19:55:41Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
Etnomatemática y la subversión responsable de su acción pedagógica: una investigación apoyada en tres enfoques antropológicos
Ethnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action: an investigation based on three anthropological approaches
title Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
spellingShingle Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
Rosa, Milton
ethnomathematics
pedagogical action
responsible subversion.
acción pedagógica
etnomatemática
subversión responsable.
ação pedagógica
etnomatemática
subversão responsável.
title_short Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
title_full Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
title_fullStr Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
title_full_unstemmed Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
title_sort Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas
author Rosa, Milton
author_facet Rosa, Milton
Clark Orey, Daniel
author_role author
author2 Clark Orey, Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milton
Clark Orey, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv ethnomathematics
pedagogical action
responsible subversion.
acción pedagógica
etnomatemática
subversión responsable.
ação pedagógica
etnomatemática
subversão responsável.
topic ethnomathematics
pedagogical action
responsible subversion.
acción pedagógica
etnomatemática
subversión responsable.
ação pedagógica
etnomatemática
subversão responsável.
description Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas — êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) — a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3295
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3939
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3295
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3939
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3295/3030
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.100i254
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701975138304