Técnicas de sensoriamento remoto e SIG aplicadas ao planejamento de uma rodovia: estudo de caso - Trecho Oeste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE |
Texto Completo: | http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.20.11.20.01 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma metodologia de aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas, num processo de investigação conforme realizado na fase de reconhecimento do projeto de construção de uma rodovia. A área de estudo está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, onde será implantado o Trecho Oeste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. Esta área foi qualificada segundo sua aptidão para a implantação de uma rodovia, onde foram avaliadas duas alternativas para o traçado desta seção do Rodoanel. Foram utilizados dados temáticos de geologia, geomorfologia, declividades, áreas sob proteção ambiental e zonas industriais. As informações de uso e cobertura da terra obtidas por classificação supervisionada de uma imagem TM-Landsat, bandas 1, 4 e 7. Os temas de interesse foram integrados por operações matemáticas e associações lógicas, produzindo um mapa-síntese de aptidão física, incluindo cinco classes (muito alta, alta, moderada, baixa e muito baixa), onde foram discriminadas as áreas sem restrições ao uso e as áreas destinadas à preservação ambiental ou zonas industriais. Neste mapa foi obtida a extensão das alternativas de traçado que interceptam cada classe. Este estudo foi realizado em cooperação com o Desenvolvimento Rodoviário S.A. (DERSA), que forneceu apoio técnico e operacional. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTécnicas de sensoriamento remoto e SIG aplicadas ao planejamento de uma rodovia: estudo de caso - Trecho Oeste do Rodoanel Metropolitano de São PauloRemote sensing and GIS applied to highway planning, case study: Western Section of São Paulo Metropolitan Rodoanel1998-09-08Hermann Johann Heinrich KuxJuércio Tavares de MattosTeresa Gallotti FlorenzanoMaria de Lourdes Neves KurkdjianJosé Geraldo QueridoLuciano Rodrigues PenidoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Programa de Pós-Graduação do INPE em Sensoriamento RemotoINPEBRsensoriamento remotosistemas de informação geográficaSIGplanejamento urbanorodoviaprocessamento digital de imagensmapeador temático (Landsat)investigaçãoEste estudo apresenta uma metodologia de aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas, num processo de investigação conforme realizado na fase de reconhecimento do projeto de construção de uma rodovia. A área de estudo está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, onde será implantado o Trecho Oeste do Rodoanel Metropolitano de São Paulo. Esta área foi qualificada segundo sua aptidão para a implantação de uma rodovia, onde foram avaliadas duas alternativas para o traçado desta seção do Rodoanel. Foram utilizados dados temáticos de geologia, geomorfologia, declividades, áreas sob proteção ambiental e zonas industriais. As informações de uso e cobertura da terra obtidas por classificação supervisionada de uma imagem TM-Landsat, bandas 1, 4 e 7. Os temas de interesse foram integrados por operações matemáticas e associações lógicas, produzindo um mapa-síntese de aptidão física, incluindo cinco classes (muito alta, alta, moderada, baixa e muito baixa), onde foram discriminadas as áreas sem restrições ao uso e as áreas destinadas à preservação ambiental ou zonas industriais. Neste mapa foi obtida a extensão das alternativas de traçado que interceptam cada classe. Este estudo foi realizado em cooperação com o Desenvolvimento Rodoviário S.A. (DERSA), que forneceu apoio técnico e operacional.This study presents a methodology on the use of both remote sensing and Geographical Information Systems techniques, in an investigation process performed during the survey phase of a road construction project. The test site is located within the São Paulo Metropolitan Region, and corresponds to the western section of the "São Paulo Metropolitan Rodoanel". This area was qualified according to its aptness to locate this highway, where two altematives for the trace of this section of the Rodoanel were evaluated. Thematic data on geology, geomorphology, slopes, areas under environmental protection and industrial zones, as well as land use and land cover data were used. These informations allowed a supervised classification of a TM-Landsat image, channels 1, 4 and 7. The themes of interest were integrated by mathematical operations and logic associations, producing a map of physical aptness, including tive classes of aptness (very high, high, moderate, low and very low), which were discriminated as areas without restriction for use and as areas of environmental protection or industrial zones. In this map, the extent of the trace alternatives intercept each aptness class, was obtained. This study was performed in cooperation with São Paulo State Road Department ("Desenvolvimento Rodoviário S.A". - DERSA), which supplied technical and operational support.http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.20.11.20.01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:52:47Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.20.11.20.33-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:52:48.405Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false |
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This study presents a methodology on the use of both remote sensing and Geographical Information Systems techniques, in an investigation process performed during the survey phase of a road construction project. The test site is located within the São Paulo Metropolitan Region, and corresponds to the western section of the "São Paulo Metropolitan Rodoanel". This area was qualified according to its aptness to locate this highway, where two altematives for the trace of this section of the Rodoanel were evaluated. Thematic data on geology, geomorphology, slopes, areas under environmental protection and industrial zones, as well as land use and land cover data were used. These informations allowed a supervised classification of a TM-Landsat image, channels 1, 4 and 7. The themes of interest were integrated by mathematical operations and logic associations, producing a map of physical aptness, including tive classes of aptness (very high, high, moderate, low and very low), which were discriminated as areas without restriction for use and as areas of environmental protection or industrial zones. In this map, the extent of the trace alternatives intercept each aptness class, was obtained. This study was performed in cooperation with São Paulo State Road Department ("Desenvolvimento Rodoviário S.A". - DERSA), which supplied technical and operational support. |
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