Retornos financeiros da educação superior no estado de São Paulo: uma análise dos diferenciais de salários por educação, gênero e raça
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Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1352 |
Resumo: | A educação como fator importante na determinação da renda vem sendo abordada pela literatura econômica desde os anos 1960 pela Teoria do Capital Humano, sobretudo em razão do seu papel na redução da desigualdade de renda. O seguinte trabalho visa analisar o diferencial dos retornos financeiros da educação superior em relação aos retornos da educação de ensino médio no Estado de São Paulo em 2013 por meio da estimação de equações mincerianas. Visa também através da decomposição de Oaxaca-Blinder averiguar se há diferenças de retorno entre gênero e raça, dado que estudos referentes a diferenciais de renda apontam evidências de discriminação salarial entre esses quesitos. |
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Retornos financeiros da educação superior no estado de São Paulo: uma análise dos diferenciais de salários por educação, gênero e raçaretornos da educaçãoSaláriosDiferenciais de saláriosDiscriminação salarialEducation returnsWagesIncome differentialsWage discriminationA educação como fator importante na determinação da renda vem sendo abordada pela literatura econômica desde os anos 1960 pela Teoria do Capital Humano, sobretudo em razão do seu papel na redução da desigualdade de renda. O seguinte trabalho visa analisar o diferencial dos retornos financeiros da educação superior em relação aos retornos da educação de ensino médio no Estado de São Paulo em 2013 por meio da estimação de equações mincerianas. Visa também através da decomposição de Oaxaca-Blinder averiguar se há diferenças de retorno entre gênero e raça, dado que estudos referentes a diferenciais de renda apontam evidências de discriminação salarial entre esses quesitos.Education as an important factor in income determination has being addressed in economic literature since the 1960s by the Human Capital Theory, mainly because of its role in reducing income inequality. The present work aim to analyze, through the estimation of Mincer equations, the difference in financial returns of higher education and high school education, in the state of São Paulo in the year of 2013. In addition, aims through the decomposition of Oaxaca-Blinder determine whether there is return differences between gender and race, as studies on income differentials suggests evidences of wage discrimination between those variables.Madalozzo, Regina CarlaLeite, Lívia SouzaLeite, Lívia Souza2016-06-17T17:08:46Z2021-09-13T02:36:01Z20152016-06-17T17:08:46Z2021-09-13T02:36:01Z20152015bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion46 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1352São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:36:54Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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