Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo. |
id |
INSP_01ebf661193f9958f2e1954df6d43436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2777 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulobicycle-sharing; traffic; São Paulobicicletas compartilhadas; trânsito; São PauloO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo.The present work seeks to analyze the impact of the increase of shared bicycles in São Paulo city. This is a relevant topic in the literature because most of the major cities have been facing mobility crises and shared bicycles can be considered an alternative solution to address this issue. They are relevant to planning new public policies by the rulers and also is a change of habits for the population. Thus, using data from January 2016 to December 2018, a Differences-in-Differences model is estimated in which the installation of bicycle points in the city is considered as a treatment in the model and can be compared with the other regions considered as a control. Believing that bike points can be considered as a fixed effect in the model, the main result found is that the increased number of shared bicycle trips has a negative impact on traffic in the city of São Paulo.Moita, Rodrigo Menon SimõesMalerman, Thaís JarcoberMalerman, Thaís Jarcober2021-09-13T03:21:51Z2021-04-18T00:56:47Z2021-09-13T03:21:51Z20192021-04-18T00:56:47Z20192019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis49 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777São Paulo, SPTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:19:46Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:19:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo Malerman, Thaís Jarcober bicycle-sharing; traffic; São Paulo bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo |
title_short |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_full |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_sort |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
author |
Malerman, Thaís Jarcober |
author_facet |
Malerman, Thaís Jarcober |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malerman, Thaís Jarcober Malerman, Thaís Jarcober |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bicycle-sharing; traffic; São Paulo bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo |
topic |
bicycle-sharing; traffic; São Paulo bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019 2019 2021-09-13T03:21:51Z 2021-04-18T00:56:47Z 2021-09-13T03:21:51Z 2021-04-18T00:56:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo, SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986266015432704 |