Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo. |
id |
INSP_01ebf661193f9958f2e1954df6d43436 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2777 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Malerman, Thaís JarcoberCabral, SandroLucinda, Cláudio Ribeiro DeMoita, Rodrigo Menon SimõesSão Paulo, SP2021-09-13T03:21:51Z2021-04-18T00:56:47Z2021-09-13T03:21:51Z20192021-04-18T00:56:47Z20192019https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo.The present work seeks to analyze the impact of the increase of shared bicycles in São Paulo city. This is a relevant topic in the literature because most of the major cities have been facing mobility crises and shared bicycles can be considered an alternative solution to address this issue. They are relevant to planning new public policies by the rulers and also is a change of habits for the population. Thus, using data from January 2016 to December 2018, a Differences-in-Differences model is estimated in which the installation of bicycle points in the city is considered as a treatment in the model and can be compared with the other regions considered as a control. Believing that bike points can be considered as a fixed effect in the model, the main result found is that the increased number of shared bicycle trips has a negative impact on traffic in the city of São Paulo.49 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessbicycle-sharing; traffic; São Paulobicicletas compartilhadas; trânsito; São PauloImpacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdf.txtExtracted texttext/plain97334https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.txt2344a13085987d72b3de9e890aea1aeeMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdfapplication/pdf1231775https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf10d2c5e44fae6ac580f457ddc102c42fMD53THUMBNAILDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdf.jpgDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.jpg036db9ae931426801b04037d3319af43MD5411224/27772022-12-02 12:55:22.091oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:55:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo Malerman, Thaís Jarcober bicycle-sharing; traffic; São Paulo bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo |
title_short |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_full |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
title_sort |
Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo |
author |
Malerman, Thaís Jarcober |
author_facet |
Malerman, Thaís Jarcober |
author_role |
author |
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv |
Cabral, Sandro Lucinda, Cláudio Ribeiro De |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malerman, Thaís Jarcober |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
contributor_str_mv |
Moita, Rodrigo Menon Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bicycle-sharing; traffic; São Paulo bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo |
topic |
bicycle-sharing; traffic; São Paulo bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2021-09-13T03:21:51Z 2021-04-18T00:56:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-13T03:21:51Z 2021-04-18T00:56:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 p. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo, SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/2/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2344a13085987d72b3de9e890aea1aee 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 10d2c5e44fae6ac580f457ddc102c42f 036db9ae931426801b04037d3319af43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085959933067264 |