Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malerman, Thaís Jarcober
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo.
id INSP_01ebf661193f9958f2e1954df6d43436
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2777
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Malerman, Thaís JarcoberCabral, SandroLucinda, Cláudio Ribeiro DeMoita, Rodrigo Menon SimõesSão Paulo, SP2021-09-13T03:21:51Z2021-04-18T00:56:47Z2021-09-13T03:21:51Z20192021-04-18T00:56:47Z20192019https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo.The present work seeks to analyze the impact of the increase of shared bicycles in São Paulo city. This is a relevant topic in the literature because most of the major cities have been facing mobility crises and shared bicycles can be considered an alternative solution to address this issue. They are relevant to planning new public policies by the rulers and also is a change of habits for the population. Thus, using data from January 2016 to December 2018, a Differences-in-Differences model is estimated in which the installation of bicycle points in the city is considered as a treatment in the model and can be compared with the other regions considered as a control. Believing that bike points can be considered as a fixed effect in the model, the main result found is that the increased number of shared bicycle trips has a negative impact on traffic in the city of São Paulo.49 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessbicycle-sharing; traffic; São Paulobicicletas compartilhadas; trânsito; São PauloImpacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdf.txtExtracted texttext/plain97334https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.txt2344a13085987d72b3de9e890aea1aeeMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdfapplication/pdf1231775https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf10d2c5e44fae6ac580f457ddc102c42fMD53THUMBNAILDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdf.jpgDissertação - Thaís Jarcober Malerman.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.jpg036db9ae931426801b04037d3319af43MD5411224/27772022-12-02 12:55:22.091oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2777Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:55:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
title Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
spellingShingle Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
Malerman, Thaís Jarcober
bicycle-sharing; traffic; São Paulo
bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo
title_short Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
title_full Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
title_fullStr Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
title_sort Impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo
author Malerman, Thaís Jarcober
author_facet Malerman, Thaís Jarcober
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Cabral, Sandro
Lucinda, Cláudio Ribeiro De
dc.contributor.author.fl_str_mv Malerman, Thaís Jarcober
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moita, Rodrigo Menon Simões
contributor_str_mv Moita, Rodrigo Menon Simões
dc.subject.por.fl_str_mv bicycle-sharing; traffic; São Paulo
bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo
topic bicycle-sharing; traffic; São Paulo
bicicletas compartilhadas; trânsito; São Paulo
description O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do aumento de bicicletas compartilhadas no trânsito na cidade de São Paulo. Este é um tema relevante para a literatura pois a maioria das grandes metrópoles tem enfrentado crises de mobilidade urbana e as bicicletas compartilhadas podem ser consideradas uma modalidade alternativa para solucionar essa questão. Sendo relevantes para o planejamento de políticas públicas pelos governantes e uma mudança de novos hábitos para a população. Assim, utilizando-se dados de janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 é estimado um modelo de Diferenças-em-diferenças em que a instalação de pontos de bicicletas na cidade é considerada como variável de tratamento no modelo podendo ser comparada com as outras regiões consideradas como controle. Acreditando que os pontos de bicicleta podem ser considerados um efeito fixo para o modelo, o principal resultado encontrado, é que o aumento do número de viagens de bicicletas compartilhadas tem um impacto negativo no trânsito na cidade de São Paulo.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2021-09-13T03:21:51Z
2021-04-18T00:56:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-13T03:21:51Z
2021-04-18T00:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo, SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2777/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tha%c3%ads%20Jarcober%20Malerman.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2344a13085987d72b3de9e890aea1aee
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
10d2c5e44fae6ac580f457ddc102c42f
036db9ae931426801b04037d3319af43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085959933067264