Sistema público de bicicletas compartilhadas: a disputa do espaço urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabello, Renata Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-05112019-164700/
Resumo: O objetivo desta dissertação é colaborar com a avaliação da contribuição do sistema público de bicicletas compartilhadas como complemento da mobilidade urbana, com o intuito de mensurar seu papel e relevância na disseminação da bicicleta como meio de transporte e elemento presente no cotidiano da paisagem. Os sistemas públicos de bicicletas compartilhadas mostraram-se viáveis e importantes para a locomoção dentro da cidade, com o aperfeiçoamento da tecnologia, dos equipamentos e da gestão do serviço. A alta adesão da população ao uso de modais de compartilhamentos ativos reflete a demanda reprimida por diferentes formas de deslocamento além do automóvel. Os investimentos públicos que priorizaram o veículo para uso individual em muitas cidades não se justificam mais e devem ser redirecionados ao transporte público, aos modais ativos que complementam sua acessibilidade e à infraestrutura que viabiliza sua segurança. A intermodalidade é essencial nos grandes centros para expandir o acesso às estações de transporte de massa e, portanto, a inclusão social e o direto ao usufruto da cidade. Como exemplo, são mostrados os dados do sistema público de bicicleta compartilhada Bike Sampa, da cidade de São Paulo. No entanto, somente quando o poder público considerar os modais ativos como parte da mobilidade urbana e efetivar a redistribuição do espaço público urbano de modo mais equitativo entre os modais, a bicicleta terá maior abrangência no território e poderá alcançar número ainda maior de usuários diários. Qualquer mudança na distribuição do Resumo aproveitamento do espaço público traz de imediato resistências, por modificar alguns costumes e ideias consolidadas da população e de vários agentes públicos e privados. A experimentação concreta é reconhecida pelo urbanismo contemporâneo como a ferramenta que possibilita o contato com soluções diferentes, por quebrar resistências às propostas que pareciam impossíveis à vivência cotidiana.
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