Fatores que influenciam o desempenho acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Feitosa Da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/793
Resumo: A partir da análise do desempenho acadêmico de 1000 estudantes matriculados no primeiro semestre dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Fecap, na capital de São Paulo, este trabalho estuda se fatores individuais como: qualidade da escola, medida pela nota no ENEM, gênero, estado civil, idade ao concluir o ensino básico e desempenhar atividade remunerada enquanto estuda são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior. Por meio de um modelo probit buscou-se estimar, com base nas variáveis mencionadas, tal probabilidade e com os resultados verificou-se que, conjuntamente todas as variáveis são estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de determinado indivíduo fracassar. Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura disponível consultada e mostram que homens têm maior chance de fracassar do que as mulheres, que exercer atividade remunerada aumenta a chance de falhar no primeiro semestre do curso superior, que quanto menor a nota da escola no ENEM menor será a sua chance de Sucesso, adicionalmente todas estas variáveis são estatisticamente significantes isoladamente. A variável “estado civil” mostra que solteiros tem maior probabilidade de sucesso, apesar de não ter sido considerada isoladamente de forma estatisticamente significante. Estes fatores podem servir como indicador de atenção para dirigentes de IES atingidos por leis que determinam reserva de vagas nas IES para estudantes oriundos de escolas públicas.
id INSP_0aec81df97d4d630caa8f4f4dec58ae6
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/793
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Fatores que influenciam o desempenho acadêmicoEducaçãoEvasão escolarDesempenho acadêmicoEducationSchool DropoutAcademic PerformanceA partir da análise do desempenho acadêmico de 1000 estudantes matriculados no primeiro semestre dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Fecap, na capital de São Paulo, este trabalho estuda se fatores individuais como: qualidade da escola, medida pela nota no ENEM, gênero, estado civil, idade ao concluir o ensino básico e desempenhar atividade remunerada enquanto estuda são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior. Por meio de um modelo probit buscou-se estimar, com base nas variáveis mencionadas, tal probabilidade e com os resultados verificou-se que, conjuntamente todas as variáveis são estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de determinado indivíduo fracassar. Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura disponível consultada e mostram que homens têm maior chance de fracassar do que as mulheres, que exercer atividade remunerada aumenta a chance de falhar no primeiro semestre do curso superior, que quanto menor a nota da escola no ENEM menor será a sua chance de Sucesso, adicionalmente todas estas variáveis são estatisticamente significantes isoladamente. A variável “estado civil” mostra que solteiros tem maior probabilidade de sucesso, apesar de não ter sido considerada isoladamente de forma estatisticamente significante. Estes fatores podem servir como indicador de atenção para dirigentes de IES atingidos por leis que determinam reserva de vagas nas IES para estudantes oriundos de escolas públicas.Based on the analysis of the academic performance of 1000 registered students in the first semester of courses offered by the University Center Fecap in São Paulo capital, this study examines if individual factors such as school quality, measured by the ENEM grade, gender, marital status, age at completing basic education and paid work while studying are significant in predicting the probability of dropout or failure of the individual who joined higher education. Through a probit model we attempted to estimate based on the mentioned variables such probability and the results verified that all the variables together are statistically significant for explaining the probability of a particular individual Failure. The results are in agreement with the available and consulted literature and show that men are more likely to fail than women, that engaging in remunerated activity increases the chance of failing in the first semester of college, that the lower the grade school in ENEM is the lower your chance of success will be, besides all these variables are statistically significant isolated. The variable marital status shows that singles are more likely to succeed, although it was not statistically significant isolated. These factors may serve as an indicator of attention to leaders of HEI affected by laws that determine reserved places in HEIs for students from public schools.Faro, José HelenoSilva, Rodrigo Feitosa DaSilva, Rodrigo Feitosa Da2021-09-13T03:25:07Z2015-09-29T22:37:18Z2021-09-13T03:25:07Z2015-09-29T22:37:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis39 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/793São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:31:36Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:31:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
title Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
spellingShingle Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
Silva, Rodrigo Feitosa Da
Educação
Evasão escolar
Desempenho acadêmico
Education
School Dropout
Academic Performance
title_short Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
title_full Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
title_fullStr Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
title_full_unstemmed Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
title_sort Fatores que influenciam o desempenho acadêmico
author Silva, Rodrigo Feitosa Da
author_facet Silva, Rodrigo Feitosa Da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faro, José Heleno
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Feitosa Da
Silva, Rodrigo Feitosa Da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Evasão escolar
Desempenho acadêmico
Education
School Dropout
Academic Performance
topic Educação
Evasão escolar
Desempenho acadêmico
Education
School Dropout
Academic Performance
description A partir da análise do desempenho acadêmico de 1000 estudantes matriculados no primeiro semestre dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Fecap, na capital de São Paulo, este trabalho estuda se fatores individuais como: qualidade da escola, medida pela nota no ENEM, gênero, estado civil, idade ao concluir o ensino básico e desempenhar atividade remunerada enquanto estuda são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior. Por meio de um modelo probit buscou-se estimar, com base nas variáveis mencionadas, tal probabilidade e com os resultados verificou-se que, conjuntamente todas as variáveis são estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de determinado indivíduo fracassar. Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura disponível consultada e mostram que homens têm maior chance de fracassar do que as mulheres, que exercer atividade remunerada aumenta a chance de falhar no primeiro semestre do curso superior, que quanto menor a nota da escola no ENEM menor será a sua chance de Sucesso, adicionalmente todas estas variáveis são estatisticamente significantes isoladamente. A variável “estado civil” mostra que solteiros tem maior probabilidade de sucesso, apesar de não ter sido considerada isoladamente de forma estatisticamente significante. Estes fatores podem servir como indicador de atenção para dirigentes de IES atingidos por leis que determinam reserva de vagas nas IES para estudantes oriundos de escolas públicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-09-29T22:37:18Z
2015-09-29T22:37:18Z
2021-09-13T03:25:07Z
2021-09-13T03:25:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/793
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986267404795904