As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567 https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427 |
Resumo: | Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas. |
id |
INSP_17096bf6b9b3e51cfbce9840dde61f73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4567 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?CotasUniversidades públicasPolíticas públicasDesempenho escolarQuotasPublic universitiesPublic policyAcademic performanceEste artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.This article uses microdata from the National High School Exam (Enem) and the Higher Education Census to make simulations of the effects of quotas, and quantifies and qualifies their estimated effects on the access of students to federal universities, including the distribution of Enem scores as well as the cutoff and average scores for quota and non-quota students. The results show that the greater diversity (in terms of public school, poor and minority students) in federal universities caused by the introduction of the quota system has not led to the admission of students with significantly lower scores when compared to the scenario without quotas. This is due to the existence of potential quota students whose scores are in the highest score decile in sufficient numbers to fill the reserved places.Fundação Carlos Chagas (FCC)2022-10-29T16:32:06Z2022-10-29T16:32:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 652-684Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.44276928Estudos em Avaliação EducacionalBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessVilela, LaraTachibana, Thiago YudiKomatsu, BrunoVilela, LaraTachibana, Thiago YudiNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Brunoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-19T03:01:13Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-19T03:01:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? |
title |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? |
spellingShingle |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? Vilela, Lara Cotas Universidades públicas Políticas públicas Desempenho escolar Quotas Public universities Public policy Academic performance |
title_short |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? |
title_full |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? |
title_fullStr |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? |
title_full_unstemmed |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? |
title_sort |
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes? |
author |
Vilela, Lara |
author_facet |
Vilela, Lara Tachibana, Thiago Yudi Komatsu, Bruno NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author_role |
author |
author2 |
Tachibana, Thiago Yudi Komatsu, Bruno NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Lara Tachibana, Thiago Yudi Komatsu, Bruno Vilela, Lara Tachibana, Thiago Yudi NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO Komatsu, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotas Universidades públicas Políticas públicas Desempenho escolar Quotas Public universities Public policy Academic performance |
topic |
Cotas Universidades públicas Políticas públicas Desempenho escolar Quotas Public universities Public policy Academic performance |
description |
Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-10-29T16:32:06Z 2022-10-29T16:32:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567 https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427 69 28 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567 https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427 |
identifier_str_mv |
69 28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
p. 652-684 Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986267073445888 |