As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Lara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tachibana, Thiago Yudi, Komatsu, Bruno, NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567
https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427
Resumo: Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.
id INSP_17096bf6b9b3e51cfbce9840dde61f73
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4567
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?CotasUniversidades públicasPolíticas públicasDesempenho escolarQuotasPublic universitiesPublic policyAcademic performanceEste artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.This article uses microdata from the National High School Exam (Enem) and the Higher Education Census to make simulations of the effects of quotas, and quantifies and qualifies their estimated effects on the access of students to federal universities, including the distribution of Enem scores as well as the cutoff and average scores for quota and non-quota students. The results show that the greater diversity (in terms of public school, poor and minority students) in federal universities caused by the introduction of the quota system has not led to the admission of students with significantly lower scores when compared to the scenario without quotas. This is due to the existence of potential quota students whose scores are in the highest score decile in sufficient numbers to fill the reserved places.Fundação Carlos Chagas (FCC)2022-10-29T16:32:06Z2022-10-29T16:32:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 652-684Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.44276928Estudos em Avaliação EducacionalBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessVilela, LaraTachibana, Thiago YudiKomatsu, BrunoVilela, LaraTachibana, Thiago YudiNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Brunoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-19T03:01:13Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-19T03:01:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
title As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
spellingShingle As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
Vilela, Lara
Cotas
Universidades públicas
Políticas públicas
Desempenho escolar
Quotas
Public universities
Public policy
Academic performance
title_short As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
title_full As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
title_fullStr As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
title_full_unstemmed As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
title_sort As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?
author Vilela, Lara
author_facet Vilela, Lara
Tachibana, Thiago Yudi
Komatsu, Bruno
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author_role author
author2 Tachibana, Thiago Yudi
Komatsu, Bruno
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Lara
Tachibana, Thiago Yudi
Komatsu, Bruno
Vilela, Lara
Tachibana, Thiago Yudi
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Komatsu, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Cotas
Universidades públicas
Políticas públicas
Desempenho escolar
Quotas
Public universities
Public policy
Academic performance
topic Cotas
Universidades públicas
Políticas públicas
Desempenho escolar
Quotas
Public universities
Public policy
Academic performance
description Este artigo utiliza os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política de cotas para acesso às universidades federais sobre a distribuição de notas do Enem de cotistas e não cotistas, as notas de corte e as médias de notas dos ingressantes. Os resultados mostram que a maior diversidade (de categoria administrativa do ensino médio, de renda e de raça) nas universidades federais, introduzida pelas cotas, não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas cujas notas se encontravam acima do último decil (décimo) de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-10-29T16:32:06Z
2022-10-29T16:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567
https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427
69
28
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4567
https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4427
identifier_str_mv 69
28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 652-684
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas (FCC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas (FCC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986267073445888