Compartilhamento de conhecimento em um contexto organizacional de equipes de projetos: o impacto da intensidade relacional, apoio do gestor e das redes de relacionamento
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/723 |
Resumo: | O conhecimento tácito e o explícito, recursos intangíveis, podem ser estratégicos para as empresas, principalmente para aquelas cuja atividade tem por base o trabalho em projeto. Motivar os colaboradores a buscar e compartilhar o conhecimento é um desafio para empresas desta natureza. Em busca do entendimento dos fatores que influenciam o compartilhamento de conhecimento, este trabalho investiga em um contexto organizacional de equipes de projetos, o impacto causado pelo conteúdo dos relacionamentos entre indivíduos em termos de níveis percebidos de confiança, trabalho em equipe, ganância e auto-eficácia sobre esse compartilhamento; investiga também a influência do apoio da gestão à equipe, e por último da estrutura da rede de relacionamentos entre indivíduos em termos de tamanho, centralidade e homogeneidade. O entendimento do impacto destes fatores sobre o compartilhamento de conhecimento, permite às empresas direcionar suas ações na alocação dos recursos e a promoção estratégica de mecanismos que estimulem o compartilhamento e a fluidez do conhecimento dentro e entre equipes de projeto. Este entendimento constitui uma contribuição gerencial. Este fenômeno foi analisado em 20 projetos e respectivas equipes, em uma empresa multinacional de automação industrial no Brasil. Como resultado, verificou-se que o compartilhamento de conhecimento aumenta à medida que se intensifica a confiança entre os indivíduos e o senso de competência e confiança em si (auto-eficácia). A combinação da autoeficácia, confiança e do trabalho em equipe nos projetos atenuam a presença negativa da ganância nas equipes. O apoio da gestão também se mostrou fundamental para o compartilhamento de conhecimento. Adicionalmente, os indivíduos tendem a interagir mais com integrantes da equipe do projeto, do que com indivíduos externos aos mesmos. Enquanto que estudos anteriores já exploraram o impacto destes fatores sobre o compartilhamento de conhecimento, referem-se tradicionalmente ao âmbito da organização em geral, e não de equipes. Adicionalmente, quando estes fatores são abordados no escopo de equipes de projetos, dificilmente se observam estudos que integram a estrutura de rede de relacionamentos e o conteúdo dos mesmos. Contribui-se assim para o desenvolvimento do conhecimento existente na área de compartilhamento de conhecimento. |
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Giovanini, Jislaine Rosa SantanaClaro, Danny PimentelPereira, Gustavo Henrique De AraujoRamos, Carla Sofia DiasS�o Paulo2021-09-13T03:11:33Z2015-09-22T22:15:33Z2021-09-13T03:11:33Z2015-09-22T22:15:33Z20142014https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/723O conhecimento tácito e o explícito, recursos intangíveis, podem ser estratégicos para as empresas, principalmente para aquelas cuja atividade tem por base o trabalho em projeto. Motivar os colaboradores a buscar e compartilhar o conhecimento é um desafio para empresas desta natureza. Em busca do entendimento dos fatores que influenciam o compartilhamento de conhecimento, este trabalho investiga em um contexto organizacional de equipes de projetos, o impacto causado pelo conteúdo dos relacionamentos entre indivíduos em termos de níveis percebidos de confiança, trabalho em equipe, ganância e auto-eficácia sobre esse compartilhamento; investiga também a influência do apoio da gestão à equipe, e por último da estrutura da rede de relacionamentos entre indivíduos em termos de tamanho, centralidade e homogeneidade. O entendimento do impacto destes fatores sobre o compartilhamento de conhecimento, permite às empresas direcionar suas ações na alocação dos recursos e a promoção estratégica de mecanismos que estimulem o compartilhamento e a fluidez do conhecimento dentro e entre equipes de projeto. Este entendimento constitui uma contribuição gerencial. Este fenômeno foi analisado em 20 projetos e respectivas equipes, em uma empresa multinacional de automação industrial no Brasil. Como resultado, verificou-se que o compartilhamento de conhecimento aumenta à medida que se intensifica a confiança entre os indivíduos e o senso de competência e confiança em si (auto-eficácia). A combinação da autoeficácia, confiança e do trabalho em equipe nos projetos atenuam a presença negativa da ganância nas equipes. O apoio da gestão também se mostrou fundamental para o compartilhamento de conhecimento. Adicionalmente, os indivíduos tendem a interagir mais com integrantes da equipe do projeto, do que com indivíduos externos aos mesmos. Enquanto que estudos anteriores já exploraram o impacto destes fatores sobre o compartilhamento de conhecimento, referem-se tradicionalmente ao âmbito da organização em geral, e não de equipes. Adicionalmente, quando estes fatores são abordados no escopo de equipes de projetos, dificilmente se observam estudos que integram a estrutura de rede de relacionamentos e o conteúdo dos mesmos. Contribui-se assim para o desenvolvimento do conhecimento existente na área de compartilhamento de conhecimento.Tacit and explicit knowledge (intangible resources) can be strategic for corporations, mainly for project-oriented companies. These companies have the challenge to motivate employees to share their knowledge. In pursuit of understanding the elements that influence knowledge sharing amongst team members in project-oriented companies, this work investigates the impact of relationship content among individuals in terms of trust, teamwork, greed and selfefficacy. It also investigates the influence played by the management support and by the structure of the network of relationships among individuals in terms of network size, centrality and homogeneity. The understanding of the impact of these elements over knowledge sharing allows companies to drive resources allocation, as well as the strategic fostering of mechanisms that promote knowledge flow and sharing within and among project teams. This reflects a managerial contribution. This phenomenon was analyzed in 20 projects and its project members of an industrial automation multinational company in Brazil. As result, it was observed that the knowledge sharing is intensified with the increase of trust among individuals and the sense of competency and self-confidence. The combination of selfefficacy, trust and teamwork in project teams, attenuates the negative element of greed in the project teams. The management support was also found crucial for the knowledge sharing. In addition, individuals tend to interact more with project team members, than with individuals external to the projects. Former studies that have explored the impact of these elements over knowledge sharing traditionally refer to the organization in general, and not specifically to project teams. Additionally, when these elements are approached in terms of project team, studies that integrate relationship network structure and its content as we do in this research are quite rare. Therefore, this study contributes for the development of the knowledge sharing body of literature.76 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessCompartilhamento de conhecimentoConhecimento tácito e explícitoTrabalho em equipeRedes ego de relacionamentosIntensidade relacionalApoio da gestãoKnowledge sharingTacit and explicit knowledgeTeamworkEgo networkRelation intensityManagement supportCompartilhamento de conhecimento em um contexto organizacional de equipes de projetos: o impacto da intensidade relacional, apoio do gestor e das redes de relacionamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALJislaine Rosa Santana Giovanini_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf707187https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/723/1/Jislaine%20Rosa%20Santana%20Giovanini_Trabalho.pdf96760df96e71cf7093f9f3ce40425ca8MD51Jislaine Rosa Santana Giovanini-AutorizacaoAluno.pdfINDISPONÍVEL - 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