As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1138 |
Resumo: | É consensual dividir a estrutura do conhecimento organizacional em dois tipos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, sendo, o primeiro o mais valioso é também o mais difícil de adquirir, é portanto sobre ele que se vai basear este trabalho. O objetivo é perceber que ferramentas são utilizadas pelas estruturas organizacionais para captar o conhecimento tácito e transforma-lo em conhecimento explícito, compreender como as organizações escolhem as ferramentas adequadas às suas realidades, e, como o conhecimento tácito está embutido na mente dos funcionários, saber qual as ferramentas mais eficientes devem ser aplicadas, limitando assim a quantidade de informação perdida. De forma a alcançar o objetivo previsto, recorreu-se a um estudo de caso dentro duma empresa de distribuição postal: a Gigante Express usando entrevistas divididas em dois conjuntos: o primeiro conjunto diz respeito a uma entrevista personalizada aos funcionários da empresa e o segundo conjunto uma entrevista à gestão da empresa Gigante Express. O estudo de caso foi completado pelo uso do método da observação direta, o que permitiu cercar com mais afinco a realidade da empresa. Os resultados mostram que a necessidade de captar conhecimento tácito é comum a todo o tipo de organizações sejam elas de estrutura complexa ou de pequenas estruturas. Descobriu-se também que a empresa utiliza exclusivamente ferramentas práticas, no entanto uma ferramenta técnica de partilha da informação como é os mapas também é crítica de sucesso quando estes apenas servem no caso presente para registar ocorrências. Em conclusão a escolha das ferramentas adequadas para uma transmissão do conhecimento tácito eficiente deve ser feita tendo em conta a personalidade e sensibilidade de quem detém a informação e não ao contrário, ou seja uma escolha arbitrária da gestão de topo que pode ter como consequência perda de informação valiosa. |
id |
RCAP_c75ddb2e518b34ec5e23c107237f00b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante ExpressGestão do conhecimentoConhecimento tácitoFerramentas de captação de conhecimento tácitoConhecimento explícitoKnoledge managementTacit knowledgeTools of captation of tacit knowledgeExplicit knowledgeÉ consensual dividir a estrutura do conhecimento organizacional em dois tipos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, sendo, o primeiro o mais valioso é também o mais difícil de adquirir, é portanto sobre ele que se vai basear este trabalho. O objetivo é perceber que ferramentas são utilizadas pelas estruturas organizacionais para captar o conhecimento tácito e transforma-lo em conhecimento explícito, compreender como as organizações escolhem as ferramentas adequadas às suas realidades, e, como o conhecimento tácito está embutido na mente dos funcionários, saber qual as ferramentas mais eficientes devem ser aplicadas, limitando assim a quantidade de informação perdida. De forma a alcançar o objetivo previsto, recorreu-se a um estudo de caso dentro duma empresa de distribuição postal: a Gigante Express usando entrevistas divididas em dois conjuntos: o primeiro conjunto diz respeito a uma entrevista personalizada aos funcionários da empresa e o segundo conjunto uma entrevista à gestão da empresa Gigante Express. O estudo de caso foi completado pelo uso do método da observação direta, o que permitiu cercar com mais afinco a realidade da empresa. Os resultados mostram que a necessidade de captar conhecimento tácito é comum a todo o tipo de organizações sejam elas de estrutura complexa ou de pequenas estruturas. Descobriu-se também que a empresa utiliza exclusivamente ferramentas práticas, no entanto uma ferramenta técnica de partilha da informação como é os mapas também é crítica de sucesso quando estes apenas servem no caso presente para registar ocorrências. Em conclusão a escolha das ferramentas adequadas para uma transmissão do conhecimento tácito eficiente deve ser feita tendo em conta a personalidade e sensibilidade de quem detém a informação e não ao contrário, ou seja uma escolha arbitrária da gestão de topo que pode ter como consequência perda de informação valiosa.It consensual divide the struture of organizational knowledge into two types: the tacit and explicit knowledge, the first, being the most valuable is also the most difficult to acquire, is therefore about him that will be based on this work. The aim is to realize that tools are used by organizational structures to capture tacit knowledge and transform it into explicit knowledge, understanding how organizations choose the right tools to their realities, and as tacit knowledge is embedded in the minds of employees, namely which more efficient tools must be applied, thus limiting the amount of information lost. In order to achieve the objective set, we used a case study within a business postal distribution: the Gigante Express using interviews divided into two sets: the first set concerns a personalized interview company employees and the second set an interview with the company's management Gigante Express. The case study is completed by the observation method that allowed fencing harder reality of the company. The results show that the need to capture tacit knowledge is common to all types of organizations whether large or small as it was studied. It was also found that the company mainly uses only pratical tools, but a tecnical tool of share of information as the maps is also critical for success when it´s only serve to record occurrences in this presente case. In conclusion the choice of appropriate tools for efficient transmission of tacit knowledge should be made taking into account the personality and the sensibility of who owns the information and not the opposite, in other words, an arbitrary choice of top management can have like result a lost of valius information.2014-10-23T09:29:28Z2014-02-18T00:00:00Z2014-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1138TID:201126885porPassos, Roberto Carlos Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:12Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:50.323318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express |
title |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express |
spellingShingle |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express Passos, Roberto Carlos Vidal Gestão do conhecimento Conhecimento tácito Ferramentas de captação de conhecimento tácito Conhecimento explícito Knoledge management Tacit knowledge Tools of captation of tacit knowledge Explicit knowledge |
title_short |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express |
title_full |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express |
title_fullStr |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express |
title_full_unstemmed |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express |
title_sort |
As ferramentas de captação de conhecimento tácito nos serviços de distribuição postal: o caso da Gigante Express |
author |
Passos, Roberto Carlos Vidal |
author_facet |
Passos, Roberto Carlos Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Roberto Carlos Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Conhecimento tácito Ferramentas de captação de conhecimento tácito Conhecimento explícito Knoledge management Tacit knowledge Tools of captation of tacit knowledge Explicit knowledge |
topic |
Gestão do conhecimento Conhecimento tácito Ferramentas de captação de conhecimento tácito Conhecimento explícito Knoledge management Tacit knowledge Tools of captation of tacit knowledge Explicit knowledge |
description |
É consensual dividir a estrutura do conhecimento organizacional em dois tipos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, sendo, o primeiro o mais valioso é também o mais difícil de adquirir, é portanto sobre ele que se vai basear este trabalho. O objetivo é perceber que ferramentas são utilizadas pelas estruturas organizacionais para captar o conhecimento tácito e transforma-lo em conhecimento explícito, compreender como as organizações escolhem as ferramentas adequadas às suas realidades, e, como o conhecimento tácito está embutido na mente dos funcionários, saber qual as ferramentas mais eficientes devem ser aplicadas, limitando assim a quantidade de informação perdida. De forma a alcançar o objetivo previsto, recorreu-se a um estudo de caso dentro duma empresa de distribuição postal: a Gigante Express usando entrevistas divididas em dois conjuntos: o primeiro conjunto diz respeito a uma entrevista personalizada aos funcionários da empresa e o segundo conjunto uma entrevista à gestão da empresa Gigante Express. O estudo de caso foi completado pelo uso do método da observação direta, o que permitiu cercar com mais afinco a realidade da empresa. Os resultados mostram que a necessidade de captar conhecimento tácito é comum a todo o tipo de organizações sejam elas de estrutura complexa ou de pequenas estruturas. Descobriu-se também que a empresa utiliza exclusivamente ferramentas práticas, no entanto uma ferramenta técnica de partilha da informação como é os mapas também é crítica de sucesso quando estes apenas servem no caso presente para registar ocorrências. Em conclusão a escolha das ferramentas adequadas para uma transmissão do conhecimento tácito eficiente deve ser feita tendo em conta a personalidade e sensibilidade de quem detém a informação e não ao contrário, ou seja uma escolha arbitrária da gestão de topo que pode ter como consequência perda de informação valiosa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-23T09:29:28Z 2014-02-18T00:00:00Z 2014-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1138 TID:201126885 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1138 |
identifier_str_mv |
TID:201126885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131524177592320 |