Responsabilidade civil e seu impacto em acidentes fatais de trânsito envolvendo motocicletas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Giselle Gomes Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2068
Resumo: Nas últimas décadas têm aumentado os números de acidentes fatais envolvendo motocicletas. A cada ano o número de óbitos por acidentes de trânsito crescem em todo o país. O grau de gravidade destes acidentes entre os motociclistas são os mais severos possíveis, e a maioria das amputações realizadas nos hospitais das cidades brasileiras que atendem as ocorrências são de condutores de motos. As mortes envolvem uma parcela produtiva da sociedade, e a maioria das mortes ocorrem entre jovens que não possuem mais de trinta anos de idade. Fato preocupante para as autoridades, já que o Brasil está se tornando um país que vem envelhecendo. O problema do trânsito não é um caso isolado, o problema é macro e envolvem entes políticos, instituições governamentais, o poder público, o poder judiciário, a saúde pública, e principalmente a sociedade como um todo. O trabalho parte da priori que o fator educativo é a solução para este problema e que a mudança de valores pode imprimir no ser humano uma nova cultura e assim se torna imprescindível para melhorar resultados negativos. Este estudo tem como objetivo estudar políticas públicas que evitem acidentem e a possibilidade de utilizar a indenização como medida preventiva para futuros acidentes.
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Fato preocupante para as autoridades, já que o Brasil está se tornando um país que vem envelhecendo. O problema do trânsito não é um caso isolado, o problema é macro e envolvem entes políticos, instituições governamentais, o poder público, o poder judiciário, a saúde pública, e principalmente a sociedade como um todo. O trabalho parte da priori que o fator educativo é a solução para este problema e que a mudança de valores pode imprimir no ser humano uma nova cultura e assim se torna imprescindível para melhorar resultados negativos. Este estudo tem como objetivo estudar políticas públicas que evitem acidentem e a possibilidade de utilizar a indenização como medida preventiva para futuros acidentes.In the last decades, the numbers of fatal accidents involving motorcycles have increased. Each year the number of deaths from traffic accidents is growing across the country. The degree of severity of these accidents among motorcyclists is as severe as possible, and most of the amputations performed in the hospitals of the Brazilian cities that attend the occurrences are drivers of motorcycles. Deaths involve a productive portion of society, and most deaths occur among young people who are no more than thirty years of age. This is a worrying event for the authorities, as Brazil is becoming an aging country. The problem of traffic is not an isolated case, the problem is macro and involve political entities, government institutions, public power, the judiciary, public health, and especially society as a whole. The work starts from the priori that the educative factor is the solution to this problem and that the change of values can impress on the human being a new culture and thus it becomes essential to improve negative results. This study aims to study the public policy that are needed to avoid accidents, and to analyze the possibility of using restitution as a prevention method.45 f.Acidentes de Trânsito; Motocicletas; Mortalidade; Responsabilidade Civil; Restituição Punitiva; Políticas Públicas.Responsabilidade civil e seu impacto em acidentes fatais de trânsito envolvendo motocicletas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTGiselle Gomes Costa Gonçalves_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain79374https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2068/1/Giselle%20Gomes%20Costa%20Gon%c3%a7alves_Trabalho.pdf.txt25f20b1f7ced7b417c79a1a9bb3904d5MD51Giselle Gomes Costa Gonçalves_AutorizacaoAluno (2).pdf.txtExtracted texttext/plain22https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2068/2/Giselle%20Gomes%20Costa%20Gon%c3%a7alves_AutorizacaoAluno%20%282%29.pdf.txtcc4a1be4ad7e47ba4fe5327259a9f389MD52Giselle Gomes Costa Gonçalves_AutorizacaoAluno.pdf.txtExtracted texttext/plain22https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2068/3/Giselle%20Gomes%20Costa%20Gon%c3%a7alves_AutorizacaoAluno.pdf.txtcc4a1be4ad7e47ba4fe5327259a9f389MD53LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2068/4/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD54ORIGINALGiselle Gomes Costa Gonçalves_Trabalho.pdfapplication/pdf554056https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2068/5/Giselle%20Gomes%20Costa%20Gon%c3%a7alves_Trabalho.pdf8fbc1dce9f88ae62fa20fda34173f3c8MD55Giselle Gomes Costa Gonçalves_AutorizacaoAluno (2).pdfINDISPONÍVEL - 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